Aceite a dor para melhorar

Aceite a dor para melhorar

Às vezes, quando você está com dor, não fazer nada é a coisa mais difícil que eles podem pedir de nós. Estamos convencidos de que aceitar a dor é inútil se não houver intenção de encontrar uma solução. Por outro lado, nos comportamos como se a dor, em vez de ser ouvida, reconhecida e aceita, tivesse que ser escondida ou deixada de lado, porque emoções dolorosas e prejudiciais são inaceitáveis.

Esquecemos de considerar que em nós existem emoções privadas, cuja presença dificilmente faz barulho, mas que estão repletas de informações; ouvi-los permite-nos reconhecê-los e aprender a conhecer-nos melhor. Lembre-se disso não existem emoções boas ou ruins na verdade, cada um deles é necessário para aprender a aceitar nosso mundo e mostrar-se como somos.

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Aprender a aceitar a dor significa aceitá-la sem julgar e, em última instância, viver no presente. Tudo isso não é nada fácil, e sobre isso neste artigo vamos te ensinar a aceitar a dor e a usá-la atenção plena como uma ferramenta para viver no presente.

As circunstâncias pelas quais somos forçados a viver, por mais duras que sejam, têm o único propósito de testar nossas habilidades para lidar com elas.

Ouvir e aceitar a dor faz parte de nós

Escute e aceitar a dor, e as emoções em geral, não significa resignar-se à realidade. Renunciar ou desistir significa se deixar vencer pela ideia de que não há como se opor ao que está acontecendo. Ouvir e aceitar o que sentimos, por outro lado, nos ajuda a entender o que está acontecendo, a entender e assimilar como se fosse uma das muitas partes de nosso universo emocional.

Menina pensando com os olhos fechados

Isso nos tornará cientes do poder disponível para nossos pensamentos, emoções e nossos língua interno. Lembre-se de que tudo o que dizemos ou pensamos (sem necessariamente comunicar a alguém) pode nos causar mais danos do que o que realmente acontece . Esses danos podem se multiplicar quando nos forçamos a não ouvir a dor que sentimos.

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Você ficará surpreso com o quão bom é ouvir a dor. Na fase terapêutica, quando os pacientes são solicitados a ouvir suas emoções, muitas vezes são obtidos resultados importantes. Por exemplo, uma vez que um paciente desistiu de tentar evitar crises de ansiedade quando as sentiu chegando, ele percebeu como isso ânsia fruto da dor originada da morte da criança. Uma vez identificada a causa, as crises diminuíram de intensidade até desaparecer completamente.

A sabedoria por trás das emoções aparecerá no momento em que você as ouvir

O mesmo conceito que aplicamos à ansiedade nos serve para outras emoções negativas, como tristeza ou raiva. Deixá-los ao seu lado é difícil, mas é o primeiro passo para eles falarem e permitir que você ouça sua mensagem. Precisamente por isso damos-lhe uma ideia simples: deixe que as suas emoções dolorosas fiquem consigo, ouça a sua mensagem sem tentar apagá-la antecipadamente e, se se sentir desestabilizado por elas, procure um profissional.

Mindfulness como uma ferramenta para aceitar a dor

Uma das maneiras mais simples de começar a ouvir e aceitar nosso sofrimento é por meio da atenção plena. Lembre-se de que ouvir nossas emoções é mais fácil se observarmos nossa mente. Perceber o que pensamos a cada momento nos permite apreender detalhes de nossa vida emocional que, de outra forma, ignoraríamos.

Menina meditando

Este é o poder da observação: somos capazes de reparar as lágrimas em nossas experiências apenas quando as observamos cuidadosamente, usando nossas habilidades de escuta. Além disso, para tirar o máximo proveito dessa observação, devemos colocá-la em prática sem desanimar com as experiências que se destacam diante de nós. Para fazer isso, você pode seguir as seguintes técnicas:

  • o respiração como ponto de partida e de encontro: respirar é uma das maneiras mais simples de realizar o momento vivido. Focar nele é essencial para começar a praticar a atenção plena. Quando você perde o foco e retorna aos pensamentos dolorosos, praticar a respiração adequada o trará de volta ao momento presente.
  • Tudo piora antes de melhorar : quando começamos a ouvir o que sentimos, o que nos acontece, muitas vezes a dor aumenta. Mesmo assim, lembre-se de que essa deterioração não dura muito e, se você fizer tudo corretamente, levará pouco para melhorar novamente.
  • Examine seu corpo para realmente saber: nosso corpo ele contém uma grande quantidade de informações. Estar ciente de seus sentimentos e tensões permitirá que nos conheçamos melhor, libertando-nos de suas emoções.
  • Seja gentil consigo mesmo e com sua experiência: muitas vezes somos nossos próprios piores juízes. Ao julgar nossas experiências negativas, nós as condenamos e, assim, multiplicamos nossos sentimentos negativos. O que acontece não é positivo nem negativo, simplesmente acontece sem que o desejemos e não há como evitá-lo. Aceite esse julgamento e considere-o parte da experiência, porque dar a ele um significado negativo não o ajudará.

Agora você tem disponível uma série de armas para evitar evitar os pensamentos, sentimentos e emoções que o perturbam. Agora você pode viver sem alimentar a dor na tentativa de evitá-la. Você tem que aceitar a dor e aprender com ela, porque ela lhe dará as pistas que você precisa superar.

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Mindfulness é antes de tudo uma filosofia de vida, um recurso para desenvolver uma consciência plena do presente e do que ele oferece.