Lidar com a dor e superá-la nos torna mais fortes

A dor é uma das emoções de nossa existência. Desde o nascimento, estamos expostos à inconsistência da vida, muitas vezes sentimos frustração devido aos desejos não realizados. Saber como lidar com a dor e seguir em frente é vital para criar circunstâncias suportáveis .

padres de trauma infantil discutiendo

Primeiro, é essencial entender a diferença entre lidar com a dor , tristeza e melancolia. Fazer essa distinção é essencial, pois, coloquialmente, esses termos são usados ​​alternadamente quando não são sinônimos.

'A tristeza é um espectro de estados em que a dor psíquica é desencadeada pelo significado que uma situação assume na mente do sujeito.'

-Hugo Bleichmar-

Enfrentar a dor causa tristeza ou melancolia?

Sigmund Freud , pai da psicanálise, propõe uma distinção importante entre alguns conceitos. Freqüentemente, algumas expressões para a imaginação comum tornam-se sinônimos. Seu significado, entretanto, permanece diferente. É por isso que Freud escreveu Luto e melancolia . Nesta obra-prima dele tente estabelecer onde esses conceitos se destacam.

Saber como lidar com a dor é a chave para seguir em frente.

Mulher com a mão no vidro

Freud afirma que “Dor é a reação diante da perda de um ente querido ou de um conceito abstrato que o substitui, seja um ideal, liberdade, etc. Na raiz de influências semelhantes, a melancolia em vez da dor é observada em muitas pessoas ”.

Certamente Freud nos assegura que a dor é um sentimento que não tem razão de ser patológico. É sobre o quanto sofre o sujeito que perdeu o objeto amado. Enquanto o tristeza representa uma forma de lidar com a situação que responde aos parâmetros normais , a melancólico tem mais relações com o patológico.

lo que se siente después de la muerte

Ambos os estados compartilham a dor, a falta de interesse pelo mundo exterior e a falta de disposição para investir em um novo objeto de amor. Ambos os processos têm características semelhantes, exceto por uma nuance fundamental.

Na melancolia, surge uma perturbação do sentimento que representa a dor, acrescida de uma irritação para o ego. Este processo não acontece durante uma situação normal de dor. O resultado é um empobrecimento da integridade.

Derrotar os sintomas ou ocultá-los?

A vida emocional está diretamente ligada à psique humana. Por isso, tem impacto direto ou indireto no bem-estar físico ou biológico. Como uma regra geral, a sociedade atual , em particular o indivíduo em questão, subestima a importância de emoções .

Muitas pessoas sofrem de sintomas como insônia e depressão e o desejo comum é que eles desapareçam como num passe de mágica. Para isso recorremos a medicamentos na esperança de que sejam a solução para o problema. No entanto, é muito difícil que os sintomas desapareçam permanentemente se o trabalho psicanalítico não for realizado de forma integral.

A medicina, mais precisamente a psiquiatria, reforça a teoria comportamental estímulo-resposta. Isso é usado para superar qualquer tipo de sintomatologia. A ideia é que com atendimento adequado, qualquer paciente pode reintegrar as atividades de sua rotina diária dado que o sintoma, pelo menos por um período, desaparece ou diminui significativamente.

Mesmo assim, a cura em muitos casos é apenas um grande tapete cobrindo os sintomas e sua manifestação. Dessa forma, a causa final do quadro clínico do paciente permanece latente.

Portanto, quando você para de tomar os medicamentos, os sintomas reaparecem. Em outros casos, mesmo que o tratamento seja mantido, os sintomas podem assumir outras formas para se tornarem visíveis, comprometendo a qualidade de vida da pessoa.

incapacidad para tomar decisiones patológicas

Lidar com a dor nos ajuda a nos conhecer.

Lidar com a dor permite que você se conheça de uma maneira integral

Claramente, o sintoma é um elemento informativo de um problema, portanto, ao silenciá-lo, perdemos o controle do que está acontecendo no corpo. Consequentemente, será mais difícil intervir. Por esta razão, é muito importante receber uma avaliação clínica adequada antes de iniciar qualquer tipo de intervenção

A psicoterapia nos oferece a oportunidade de estabelecer novos parâmetros para ver o mundo de uma nova perspectiva. Um novo ponto de vista que você sugere menos dor e mais satisfação ou plenitude.

Todo o nosso sofrimento tem um importante grau de subjetividade portanto, é a pessoa que está sofrendo quem, em última análise, sabe realmente o que a está machucando. Por meio de suas palavras, o psicólogo poderá compreender o que o desejo não realizado representa como fonte de seu desconforto.

O material mais resistente que existe é o núcleo resiliente

O material mais forte que existe não é grafeno nem diamante, é a alma resiliente, um coração que costurou as feridas mais graves com um fio de ouro