Amor maduro: quando o primeiro amor não vem na ordem certa

Às vezes, o primeiro amor nem sempre vem na ordem certa . São relações que iniciamos em idade madura e que nos permitem descobrir pessoas mágicas e inesperadas em cujos braços gostamos de nos refugiar, porque têm o cheiro de casa e os seus beijos cheiram a açúcar e a fogo ao mesmo tempo. O amor maduro não tem idade, é digno, vital e enérgico.

Um fato comum a muitos relacionamentos significativos na idade madura é que um dos dois membros tinha a clara confiança de que as portas do amor se fecharam para ele / ela para sempre. Às vezes, coletamos falhas sentimentais tão desoladoras que sentimos que nosso coração, que agora se tornou de Pedra , caiu nas profundezas de um poço.

Amores maduros se encontram no final da tarde da vida. São pessoas livres, calmas de coração e pensativas, pois o sorriso e a vontade de voltar a amar dançam em seus rostos. Porque às vezes o primeiro grande amor nem sempre vem na ordem certa.

Uma coisa importante deve ser lembrada: nem todas as pessoas, pelo simples fato de ter atingido a idade de 50 ou 60 anos, são capazes de construir um amor maduro, consciente e feliz. Há muitos corações amargurados que nos infligiram dor , que não souberam realizar o caminho interior em que ser capaz de perdoar, em que fazer experiências passadas renovar caminhos a percorrer com entusiasmo.

Não são os anos ou as dores que geram maturidade, mas a atitude e sabedoria das emoções; nem todos, porém, possuem graduação ou doutorado nesse setor. Convidamos você a refletir sobre isso.

homem-beijando-uma-mulher-no-pescoço

Amor maduro: construindo presentes perfeitos

Quando chegarmos a uma idade em que as décadas traçaram mais histórias em nós do que poderíamos contar, às vezes nos vemos como aquelas frutas maduras levemente machucadas nas bordas . Nunca devemos esquecer que os frutos maduros têm um sabor muito mais doce e agradável do que os muito verdes, muito duros e um pouco amargos.

frases de amor incondicional para los niños

Nossas experiências não são um lastro; inversamente, nada deve ser resultado de sua decepções , de seus fracassos e menos ainda das feridas infligidas por outros. Somos a nossa atitude em relação ao que vivemos, nunca um mero resultado. Por esta razão, o amor maduro adiciona uma dose de sabedoria ao sentimento ser capaz de construir o que realmente importa: presentes felizes, presentes dignos e apaixonantes para se descobrirem.

Nenhum membro renuncia ao seu passado, eles simplesmente aceitam um ao outro , como aceitamos as peles nuas habitadas por algumas cicatrizes, algumas rugas deixadas pelo tempo naqueles rostos e corpos perfeitamente imperfeitos sobre os quais, certamente, décadas ou decepções não importam; apenas o prazer do 'aqui e agora'.

abraço de casal

Sábios artesãos do amor

Francesco Alberoni é um conhecido sociólogo especializado em relações afetivas que nos deu livros interessantes como 'Falling in love and love'. De acordo com Alberoni, o ser humano ainda não compreendeu quais são os mecanismos do amor autêntico e duradouro . Muitos se deixam levar pelo naufrágio químico que é o enamoramento, a paixão, a necessidade um do outro, mas poucos chegam a compreender que, antes de tudo, amar é saber construir.

O amor não tem idade, porque o coração não tem rugas, porque o amor, se é intenso e puro, é sempre jovem.

Os amores maduros já sabem em excesso o que significa estar apaixonado, portanto, nesta fase da vida, desejam um sentimento mais profundo e ao mesmo tempo delicado. Querem a intimidade, a cumplicidade de dois olhares que se significam sem palavras, querem ter espaços comuns onde respeitar a individualidade de cada um. Almejam um vínculo forte e nobre para trabalhar e investir todos os dias neste pacto implícito mas presente: o amor.

beijo-árvore-casal

Erich Fromm ele disse que amar é uma arte. Não é apenas um relacionamento agradável, aquele que sem dúvida nos leva a nos apaixonar, em que não há necessidade de fazer nada, apenas sentir, apenas se deixar levar, respirar, sonhar e se deixar cair nos meandros profundos do desejo.

Amar é uma arte porque exige esforço, é como dar forma a uma escultura ou a uma tela em que cada pincelada é imprescindível para dar perspectiva, corpo e beleza à obra. O amor maduro, aquele que vem quando já saímos da juventude, sabe traçar cada movimento com sutil perfeição, porque é um artesão perito das emoções, porque não precisa mais provar nada e sabe o que quer.

Pessoas autênticas constroem amores autênticos, completos e satisfatórios. Não importa, portanto, que o primeiro amor não tenha vindo na ordem certa. Afinal, a vida sempre tem um toque maravilhosamente caótico e não temos outro remédio senão nos deixar levar enquanto avançamos com entusiasmo e com o coração sempre ligado, sempre jovem.