As emoções também são alimentos e afetam o estômago

As emoções também são alimentos e afetam o estômago

As emoções, tanto agradáveis ​​quanto feias, funcionam como um alimento que o corpo deve digerir. Não é nenhuma surpresa então que baseado na emoção que sentimos, o estômago reage como se fosse uma comida deliciosa ou não .

Sentir um nó no estômago quando estamos com medo ou as famosas borboletas quando estamos apaixonados são apenas alguns exemplos dessa conexão entre a mente e o sistema digestivo. Mas é possível controlá-lo ou minimizar seus efeitos negativos?



A vida é um gerúndio e não um particípio: um faciendum e não um factum Ortega y Gasset

Por que as emoções e o sistema digestivo estão conectados?

O Dr. Mario Alonso Puig, médico especialista em cirurgia geral e sistema digestivo, explica que o impacto imediato de emoções no estômago depende do fato de que um dos mapas emocionais mais importantes do cérebro, a ínsula de Reil, coleta informações do trato digestivo .



mulher de olhos fechados

Além disso, a parte do sistema nervoso que lida com o sistema gastrointestinal e que reveste o estômago contém neurotransmissores como o cérebro. Surpreendentemente, a estrutura formada por uma rede de cem milhões de neurônios permite que este sistema se lembre e aprenda independentemente de cérebro , por esta razão também é conhecido como o 'segundo cérebro' .

Temos três 'cérebros'

Não temos um ou dois, até três cérebros foram identificados em nosso corpo. Além do já conhecido, o segundo e o terceiro são encontrados no trato digestivo e no coração, respectivamente. Na verdade, 90% da serotonina, o hormônio que regula o humor, é produzida no sistema digestivo.



Esses três cérebros estão conectados e trabalham juntos. O Dr. Puig nos assegura que, ao se tornar independente, os efeitos nocivos se manifestam no plano físico.

No caso do aparelho digestivo, a pessoa sofre de doenças como intestino irritável, espasmos, problemas digestivos ... Infelizmente, do ponto de vista médico, é difícil dar uma ajuda concreta. Contudo, para o aspecto emocional existem algumas soluções :

Elimine a ansiedade

Se a pessoa reduz a ansiedade ou vê a vida com mais esperança, com freqüência e naturalmente, o sistema digestivo é novamente sincronizado com o cérebro da cavidade craniana.



Sorria, mesmo que seja um sorriso falso!

Algo tão simples assim, ou nem tanto em algumas situações, como um sorriso, tem a capacidade de alterar o circuito da ansiedade, pois envia uma mensagem ao cérebro dizendo que está tudo bem.

porque sufres de vértigo

Embora a princípio possa parecer difícil, se em uma situação difícil for criado um sorriso, o cérebro é forçado a fazer algo para se adaptar à mensagem recebida.

O sorriso “autêntico” descoberto por Duchenne em 1862, isto é a sorriso involuntário ou espontâneo teria o mesmo efeito no cérebro que um sorriso falso . Como se você tivesse recebido boas notícias.

sorriso

Chega de emoções tóxicas

Entre 60 e 90% dos pedidos aos centros médicos estão relacionados às chamadas 'emoções tóxicas' (raiva, ansiedade, tristeza, raiva, vergonha, inveja, culpa, hostilidade, nojo ...) e à liberação de cortisol, o hormônio da medo.

Buscar o lado bom da vida envolve mudança física . A formação de um novo tecido cerebral que nos permite nos reinventarmos e, portanto, sermos capazes de focar nos aspectos positivos continuamente.

Apenas coma as emoções, escreva-as

O preço de comer continuamente emoções negativas pode ser o desenvolvimento de uma doença. Razão mais do que válida para fazer uma 'dieta' em relação à negatividade.

sim positivo

Uma técnica recomendada pelo Dr. Puig é o escreva emoções; na verdade, ao colocá-los no papel, eles passam pela área anterior esquerda ou pré-frontal, a base das emoções positivas .

Ao articular a emoção negativa por meio da linguagem, ela passa necessariamente pela área pré-frontal esquerda e diminui automaticamente sua força.

Se a emoção em questão for raiva, corra

Em caso de raiva, Mario Alonso Puig recomenda caminhar rapidamente , então a oxitocina e a beta-endorfina geradas pela atividade física são desconectadas da amígdala e do hipotálamo, a base das reações de raiva.

Com essas informações, fica claro que o melhor para nossa saúde e bem-estar é parar de comer emoções negativas. Desta forma, podemos evitar indigestão ou outras doenças mais graves no estômago ou intestinos.

Antes de comer uma decepção, lanchar com angústia ou jantar com raiva, lembre-se de que pegar uma caneta e colocar sentimentos negativos no papel é uma alternativa mais saudável .

É verdade que temos um segundo cérebro?

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