Auto-hipnose: programando seu inconsciente

Auto-hipnose: programando seu inconsciente

A auto-hipnose nos fornece uma ferramenta psicológica muito útil para estimular mudanças de comportamento. Ao mesmo tempo, pode nos ajudar a controlar o fluxo de pensamentos negativos, gerar um melhor humor e até mesmo focar em determinados objetivos. Uma estratégia que vale a pena conhecer e até usar no dia a dia.

Quando falamos sobre hipnose, é normal que surja imediatamente um sentimento a meio caminho entre o fascínio e o ceticismo. Temos à nossa disposição uma infinidade de livros e obras que falam de utilidade e os limites dessa técnica terapêutica. Portanto, à pergunta 'a hipnose realmente funciona?', Deve-se responder que, como em qualquer abordagem terapêutica, algumas pessoas não percebem nenhuma mudança, enquanto outras obtêm grandes benefícios.



'A mente consciente pode ser comparada a uma fonte que brinca com o sol e cai de volta na grande piscina subterrânea do inconsciente sobre a qual repousa.' -Sigmund Freud-

Se estamos interessados ​​no funcionamento da mente humana e seus mistérios, a hipnose nos fascinará. É particularmente eficaz no tratamento de dependências, sendo uma das ferramentas mais comuns para parar de fumar. Além disso, nos últimos anos, muitas pessoas têm usado a auto-hipnose com um propósito muito claro: planejar inconsciente gerar mudanças e caminhar em direção a uma meta, a uma meta.



Vamos ver mais dados a seguir.

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O que é auto-hipnose?

Quando viajamos de metrô, trem ou ônibus, fixamos nosso olhar em um ponto da janela e o nosso mente se perde. Não vamos a lugar nenhum, mas permanecemos firmes nos subterfúgios de nossa mente. Pouco depois, ao chegarmos à nossa parada, acordamos perplexos. É como se saíssemos de um estado de transe.

A hipnose tem muitas semelhanças com esse estado. Significa desconectar-se da realidade para descer ao porão da mente. E o que fazemos durante esses momentos pode ter um grande impacto em nossa vida. Podemos tomar decisões, esclarecer prioridades, focar nos desejos e até melhorar nosso humor. Nós nos hipnotizamos várias vezes ao dia sem perceber.



Por outro lado, um aspecto curioso que muitas vezes ignoramos é que muitas das coisas que fazemos conscientemente recebem o impulso de nosso inconsciente . Nossos gostos, a maneira como reagimos a certas circunstâncias, nossas inclinações, etc. são produtos desse substrato inconsciente onde experiências passadas, personalidades, instintos e automatismos se acumulam, orquestrando muito do que fazemos ao longo de nossos dias.

O objetivo da auto-hipnose, portanto, é ter maior controle de nosso universo inconsciente para programá-lo. Procuramos orientar o cenário inconsciente para que nos permita gerar mudanças de comportamento. Vamos ver como fazer.

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Técnicas para praticar a auto-hipnose

Para algumas pessoas, a melhor opção na hora de praticar a hipnose adequada será, sem dúvida, treinar com um bom profissional. Se você não tem tempo, acesso ou recursos financeiros para receber este treinamento emocionante, as seguintes estratégias podem ser úteis. Apenas seja consistente, tenha boa vontade e pratique os seguintes exercícios todos os dias.

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Visualização

Para praticar a auto-hipnose, podemos ter um estímulo de referência: a luz de uma lâmpada, uma parede, uma janela ou mesmo um cenário imaginário. Deve ser um refúgio mental ou um ponto visual a partir do qual transcender para dentro, em direção à nossa mente. Em primeiro lugar, vamos olhar para esse estímulo e relaxar. Vamos passar das sensações físicas às mentais, em direção ao relaxamento, calma, equilíbrio.

Depois de atingir o relaxamento profundo, repetiremos uma série de afirmações positivas. Iniciaremos um diálogo interno com o qual verbalizar o que queremos alcançar. Por exemplo: 'Vou deixar de ter medo de falar em público', 'Vou estressar menos', 'Vou encontrar um bom parceiro' ... etc.

Fixação

A auto-hipnose também pode ser alcançada olhando para um ponto acima de nossos olhos. Apenas foque nesse ponto para gerar lentamente um leve desfoque. Desta forma, vamos mergulhar naquele estado de transe relaxado com o qual nos concentraremos respiração .

Depois disso, começaremos a repetir resoluções positivas: Vou fazer, vou, vou conseguir, estou focado em ...

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Respiração

Outra estratégia simples para promover a auto-hipnose é controlar a respiração. Por este motivo, faremos o seguinte:

  • Procuraremos um lugar sossegado. Deve ser sempre um espaço que estimule a auto-hipnose. Nossa mente deve associar aquele sofá, aquele canto do terraço, a sala, etc. como um refúgio onde a mente pode relaxar para descer ao inconsciente.
  • Depois de escolher o local certo, começaremos a controlar a respiração por meio das seguintes etapas: inspirar, segurar, expirar, esvaziar.
  • O ideal seria repetir este ciclo entre 5 ou 6 vezes. Posteriormente, permaneceremos suspensos em um vazio relaxante, naquele nada repleto de possibilidades onde podemos falar com nosso inconsciente e programá-lo. Mais uma vez indicaremos nossos propósitos, nossos desejos (sempre de forma positiva).
Um homem que medita

Concluindo, é muito provável que essas técnicas nos lembrem de estratégias simples de relaxamento muito semelhantes à meditação. Um dos propósitos da auto-hipnose, em vez de gerar melhor atenção aqui e agora, é causar mudanças no comportamento , pensamentos e humores.

O propósito da auto-hipnose como ferramenta terapêutica é substituir afirmações negativas por outras mais positivas. Mais do que um exercício de relaxamento, é um treino e, como tal, devemos repetir esses exercícios de quatro a cinco vezes ao dia durante 5 minutos. Devemos ser consistentes e diligentes. Ninguém muda o estilo de seus pensamentos inconscientes de um dia para o outro; portanto, devemos ser persistentes e confiar no poder de nossa mente.

Eu alterar eles chegarão mais cedo do que pensamos.

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