Benefícios psicológicos da atividade física

Benefícios psicológicos da atividade física

A atividade física ajuda a nos manter saudáveis ​​e a prevenir várias doenças. Praticar esportes regularmente, entretanto, também é uma forma de despertar a mente, tomar decisões e alcançar o bem-estar emocional. Na verdade, os benefícios psicológicos da atividade física são numerosos.

Estamos acostumados a pensar que a mente e o corpo são duas realidades diferentes que nada têm a ver uma com a outra. Não é assim. Corpo e mente moldam um ao outro, eles trabalham juntos, não separadamente. Na verdade, seu bom funcionamento é importante para nossa saúde.

Os pesquisadores descobriram que, independentemente da idade ou condição física, a atividade física oferece efeitos maravilhosos em relação à capacidade de Aprendendo e bem-estar emocional . Muitos problemas emocionais podem ser melhor administrados e resolvidos com esportes e atividades físicas. Vejamos agora alguns benefícios psicológicos do exercício físico.



O movimento é o remédio que muda o estado físico, emocional e mental de cada pessoa.

el esta celoso de mi pasado

Carol Welch

Benefícios psicológicos da atividade física

1. Aumentar a auto-estima

Como é possível que a atividade física mude um aspecto tão interno como a autoestima? Simplesmente porque atividades para cuidar do corpo e ampliar os limites da resistência física aumentam a percepção positiva que a pessoa tem de si mesma.

Garota fazendo esportes

Depois do esporte, há um sentimento semelhante ao de sucesso, portanto, aumenta a opinião própria positiva. Além disso, o esporte melhora aspecto físico em um tempo relativamente curto. A pele fica revitalizada, o corpo tonificado e isso o torna mais atraente.

2. Ative a química da felicidade

Um dos efeitos da atividade física no cérebro é a produção de endorfinas, que são as substâncias químicas que atuam como neurotransmissores. Eles têm a função de reduzir a dor física, quase como drogas, e de gerar uma sensação de felicidade .

Por isso, o esporte é indicado para quem tem sintomas de depressão ou simplesmente está deprimido. Na verdade, 15-20 minutos de atividade física é uma grande ajuda quando estamos tristes.

3. Reduz o estresse e a ansiedade

A atividade física é excelente para diminuir a tensão muscular, o que afeta significativamente os níveis de estresse . Por um lado, ajuda a distrair, pois reduz os estados de alerta e o ânsia . Por outro lado, a natureza recreativa do esporte permite que você libere tensões emocionais.

Menino treinando na academia

Praticar esportes também contribui para a reabsorção de cortisol , também conhecido como o hormônio do estresse . Em caso de medo, ansiedade e angústia, a quantidade de cortisol no corpo é significativa. Durante o exercício físico, o corpo assimila e diminui o estresse.

4. Protege contra deficiência cognitiva

O esporte e a atividade física não afetam apenas positivamente o humor, mas também nossas habilidades cognitivas. Se nos exercitarmos regularmente, vários produtos químicos aumentam no cérebro que previnem a degeneração de alguns neurônios no hipocampo.

Em outras palavras, a atividade física ajuda a garantir o bom funcionamento do cérebro, apesar do passar dos anos . Pessoas com estilo de vida sedentário são mais vulneráveis ​​a doenças como o mal de Alzheimer na velhice.

5. Facilita a verificação de dependência

A atividade física é uma excelente solução para quem quer parar fumar . Além de ajudar a recuperar a capacidade pulmonar, ajuda a reduzir os efeitos colaterais da abstinência.

O esporte ajuda a abandonar os vícios e promove a desintoxicação de várias maneiras. Por um lado, aumenta a sensação de controle sobre o comportamento de alguém. Por outro lado, favorece a adoção de hábitos de vida saudáveis, reduzindo os sintomas de abstinência.

Garota fazendo alongamento

Esses são apenas alguns dos incríveis benefícios psicológicos da atividade física. Como você pode ver, você não precisa ser um atleta profissional. É melhor dedicar pelo menos 15-20 minutos por dia aos esportes. Se isso não for possível, experimente meia hora três dias por semana, com certeza você notará as melhorias.

A atividade física melhora a memória

A atividade física melhora a memória

Praticar atividade física regularmente melhora não só o corpo, mas também a memória