Canalizando energia com ioga: 5 posições

A ioga nos ajuda a canalizar energia e manter um grande autocontrole sobre nossa capacidade de nos concentrar no presente.

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Praticar ioga regularmente ajuda a canalizar energia e a ter mais controle sobre nossa capacidade de concentração , estar presente'.



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O Yoga nos ajuda a nos conectar melhor com o que está acontecendo ao nosso redor, a ver com clareza e, por fim, a tomar decisões que nos darão a sensação de ter tudo sob controle.

Por outro lado, uma das consequências mais associadas à sensação de desamparo é o estresse e, portanto, a adoção de uma posição de defesa ou fuga. Por sua vez, esse elemento pode causar diversas doenças, tanto físicas quanto mentais. Quando nos deparamos com grandes desafios, é vital manter nossos nervos e canalizar energia fazendo o nosso melhor.



É aqui que a ioga entra em ação, o que aumenta a intensidade da vibração para que o corpo e a mente possam descansar e digerir quando isso acontecer no mundo exterior. Uma das melhores maneiras de fazer isso é estimular o fluxo de energia por todo o corpo, distribuindo-a com sabedoria; isso é possível graças ao ioga conhecido como prana .

Quando o prana flui como deveria, é mais fácil para os fenômenos voluntários e involuntários do corpo funcionarem bem. Estimular um maior fluxo de energia através do corpo pode aumentar nossa capacidade de gerenciamento de estresse , melhorando o bem-estar geral.

A ioga nos ajuda a canalizar energia e manter um grande autocontrole sobre nossa capacidade de nos concentrar no presente.



Ioga para canalizar energia

Médico indiano, escritor e palestrante do especialista em espiritualidade indiano Deepak Chopra explica que as pessoas são feitas de quatro corpos : espiritual (ou energia), mental, emocional e físico, todos conectados uns aos outros.

Por ser um sistema, o que afeta um dos quatro corpos afeta indiretamente o resto. Se estamos emocionalmente abalados, é fácil transferir essa falta de energia também para o plano físico. Cuidar de um dos quatro corpos fortalece todo o sistema, dando excelentes resultados.

Existem várias maneiras de criar equilíbrio e canalizar energia. Lá Pesquisa isso mostra que pessoas fisicamente ativas, em média, mostram um humor mais positivo do que as inativas.

No entanto, manter níveis ótimos de energia ainda parece ser o principal desafio quando a agenda está cheia de compromissos e não há tempo para se dedicar à atividade física. Além disso, como podemos encontrar energia adicional sempre que precisarmos?

A ioga pode ser a resposta. Esta disciplina ganhou popularidade nos últimos anos e é a maneira ideal de entrar em forma , uma vez que não requer ferramentas e pode ser praticado em qualquer lugar e situação.

Canalize a energia com posições de ioga

Yoga é uma excelente ferramenta para canalizar energia e estimulá-la ; afeta positivamente todo o corpo, em todas as suas partes. Existem muitas posições de ioga que nos ajudam a canalizar e criar energia.

Os que vamos ver são baseados nos pés, firmemente ancorados no chão para criar um suporte sólido nos dê nutrição começando desde a terra , para crescer gradualmente em direção ao céu, abrindo o coração para permitir que a luz e a inspiração penetrem em nosso mundo interior.

Balasana (ou postura infantil)

Balasana é uma posição de descanso que restaura o equilíbrio e a harmonia do corpo e orienta a mente para um estado de abertura e receptividade. Além de 'massagear' os órgãos internos, a posição da balasana acalme a mente e o sistema nervoso central, alivia o estresse, fadiga e tensão.

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Melhore a sua respiração e promove a consciência do papel dos órgãos internos em relação à energia do corpo. Embora possa não ser uma postura fisicamente exigente, ela o ajudará a desenvolver a atitude necessária para uma prática mais avançada.

Posição da criança

Urdhva Hastasana (posição das mãos levantadas ou da saudação)

Urdhva Hastasana é uma postura que traz vários benefícios; por exemplo, acalma a fadiga e um leve estado de ansiedade. Essa posição é natural e muitos de nós a fazemos inconscientemente ao sair da cama; sem saber, eles movimentam energia após uma noite de sono.

Urdhva Hastana aumenta os níveis de energia. Ao realizar esta posição, você notará que partindo do centro vital do abdômen, a força aumenta e a energia sobe ao longo das costas, enquanto os pés permanecem unidos e firmemente presos ao solo, como se tivessem raízes.

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Ardha Dhanurasana (postura do arco)

É amplamente aceito que Ardha Dhanurasana abre o manipura chakra (plexo solar ou umbigo), que é o centro de energia e vitalidade do corpo. Ao ativar o manipura, podemos afastar o medo e insegurança , cultivar auto-estima, autoconfiança; seremos mais facilmente capazes de ter um propósito e estimular o fogo interior que nos leva a perseguir nossos objetivos.

Ardha Dhanurasana também abre os nadis (ou canais de energia), estimulando o fluxo de prana ao longo do corpo. Com o influxo de energia interna, a posição induz à autorrealização e à sensação de poder, desenvolvendo a atitude de 'deixar fluir' e estimulando a busca pelo eu interior.

Finalmente, Ardha Dhanurasana oferece os seguintes benefícios para a saúde mental:

  • Aumente seu foco.
  • Energiza a mente.
  • Melhore a força de vontade e a auto-estima.
  • Isso limpa a mente.
  • Alivia o estresse e a depressão.
Mulher fazendo ioga

Vrksasana (posição da árvore)

Vrksasana é uma posição de equilíbrio que mostra nosso estado mental , pois é necessário concentrar-se para manter a estabilidade quando a mente salta de um pensamento para outro.

Como acontece com as raízes de uma árvore - que são a base do tronco e dos galhos - em Vrksasana, nossos pés e pernas sustentam a parte superior do corpo. Eles nos permitem manter a postura ereta, com força e elegância, melhorando o equilíbrio, a concentração e limpando os pensamentos.

Este asana também ativa o chacra Muladhara. Essa estimulação promove confiança, aumenta o fluxo de energia, acalma a mente e faz com que você se sinta aterrado e interiormente estável.

Mulher em posição de cachorro

Urdhva Mukha Sawanasana (postura do cachorro para cima)

De acordo com a tradição, o Urdhva Mukha Sawasana estimula o chakra anahata, abrindo o corpo para a compaixão, amor e gratidão . Ao realizar uma flexão para frente, este asana abre e alonga o esterno, aumentando a sensação de força e confiança, energia positiva e inspiração.

Urdhva Mukha Sawanasana é considerada uma posição 'extrovertida' o que pode manter nossa tendência de desligar quando nos sentimos deprimidos ou oprimidos. Além disso, estimula o Glândula pineal , uma glândula endócrina que produz hormônios que controlam o sistema nervoso central; controla e regula os padrões de sono do corpo humano.

Posição do cachorro

Para desfrutar de todos os benefícios da ioga por meio das posturas que descrevemos, o melhor é praticar . A prática vai valer a pena mais habilidoso com o tempo , retornando esquecidos ou novos 'caminhos mentais' para canalizar energia.

Praticar ioga em casa: 5 dicas

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muitas pessoas se perguntam como praticar ioga em casa, pois não têm tempo nem flexibilidade para fazê-lo em outros espaços.


Bibliografia
  • Streeter, C. C., Whitfield, T. H., Owen, L., Rein, T., Karri, S. K., Yakhkind, A.,… Jensen, J. E. (2010). Efeitos da ioga versus caminhada no humor, ansiedade e níveis de GABA no cérebro: um estudo MRS controlado randomizado. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1089/acm.2010.0007
  • Ross, A., & Thomas, S. (2010). Os benefícios de saúde do Yoga e do exercício: uma revisão de estudos comparativos. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1089/acm.2009.0044