Percebemos o que temos quando o perdemos

Uma estrela não significa nada, até que eles a tirem de nós. É triste, mas é assim, é difícil para nós valorizar cada pequena coisa e cada presença. Não valorizamos as coisas do dia a dia e, como temos certeza de que as possuímos, não as consideramos naturais.

Quando menos queremos, somos forçados a olhar para trás, para aquela porta que acabou de fechar, na esperança de encontrá-lo meio aberto e ter tempo para recuperar o que está por trás dele. Muitas vezes, porém, é tarde demais e a dor da perda nos faz chorar e lamento amargamente o que acabou.

Se pararmos por um momento para pensar, às vezes somos incapazes de reconhecer o essencial do nosso próprio vida e o que realmente precisamos e queremos preservar.

Fixamos nossas mentes em uma ideia de permanência fictícia, por meio da qual tentamos justificar nossa negligência para com os outros.

Mas não, não somos feitos da mesma substância da eternidade e se alguém não valoriza a nossa presença, acabamos oferecendo-lhe a nossa ausência. Todos nós nos cansamos pelo menos uma vez de insistir ou ficar
menina e pássaro perdidos no céu

O silêncio vale mais do que palavras para quem sabe ouvi-lo

Os problemas não surgem da noite para o dia, mas são precedidos de silêncios, raiva e confrontos. Esses comportamentos nada mais são do que o reflexo exato de algo se afogando dentro de nós e que precisa respirar.

É difícil resolver as dificuldades quando consideramos brigas importantes de uma forma fria e distante, quando não há mais vontade de discutir, quando acreditamos que agora tudo está perdido e quando deixamos o amor e congelar.

principito lo esencial es invisible a los ojos

Ou seja, os problemas não se resolvem imediatamente, devemos nos empenhar em escutar tudo, até os silêncios aos quais submetemos nossas idéias e nossos sentimentos.

Uma discussão deve permitir que duas pessoas se confrontem e se reencontrem porque, se isso não acontecer, é inútil. Da mesma forma, os silêncios também devem fluir com o tempo, estranheza e mistério. Eles têm a função de focar na tomada de posições lentamente e com tranqüilidade ; não para que as partes envolvidas cedam, mas para deixar de lado o absurdo e recuperar o entendimento.

Silêncios e discussões nos aproximam se sabemos compreendê-los, se reconhecemos sua existência, sua raiva, sua hostilidade e todos os fatos que os constituem.

Enquanto os desentendimentos nos levam a nos encontrar, podemos ter o prazer de ver que as pessoas que iam se afastando agora se aproximam, sem sermos obrigados a nos despedir.
homem monta cegonha

Não diga adeus se ainda não acabou para você

Nunca diga adeus se ainda não acabou para você, nunca desista se você pode continuar lutando, nunca diga a alguém para não amá-lo mais se você não pode deixá-lo ir. Nunca se despedir assim, porque despedir-se é desaparecer e desaparecer é esquecer.

Nós temos o feio hábito não dar importância ao presente e apreciá-lo quando já é tarde demais. Quando nos atormentamos, porque deixamos uma boa parte de nossa vida ir embora.

Isso pode ocorrer no momento em que as coisas quebram ou quando é tarde demais, mas o que está claro é que a dor vai passar mais cedo ou mais tarde.

Não percebemos o que temos até que o perdemos e não percebemos o que estamos perdendo até que o encontremos. Lembre-se sempre de que o amor se faz todos os dias com detalhes, com atenção, com preocupações e até com raiva.
Bibliografia
  • Guzmán, M., & Contreras, P. (2012). Estilos de vínculo no relacionamento conjugal e sua associação com a satisfação conjugal. Psykhe (Santiago) , vinte e um (1), 69-82.
  • Rivera, D., Cruz, C., & Muñoz, C. (2011). Satisfação em relacionamentos de namoro na idade adulta emergente: o papel do apego, intimidade e depressão. Terapia psicológica , 29 (1), 77-83.
  • Sánchez Jiménez, V., Ortega Rivera, F., Ortega Ruiz, R., & Viejo Almanzor, C. (2008). Relações românticas na adolescência: satisfação, conflitos e violência. Escritos de Psicologia (Internet) , 2 (1), 97-109.