Dicas para melhorar a memória e concentração

Dicas para melhorar a memória e concentração

Há uns dias tentava lembrar uma receita que aprendi numa das minhas viagens, mas percebi que já tinha esquecido grande parte dos ingredientes. Minha memória, e provavelmente também minha concentração, já que me sentia um pouco estressada, me impediram de prepará-lo.

Esses pequenos deslizes muitas vezes podem acontecer conosco por causa do estresse a que estamos sujeitos todos os dias. Justamente por isso, exercitar a memória e a concentração torna-se importante para a realização de todas as atividades diárias.



Neste artigo queremos dar algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar e fortalecer essas duas habilidades da mente, fundamentais na vida de todos nós.



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'A memória é aumentada apenas usando e explorando.'



-Juan Luis Vives-

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Dicas para melhorar a memória

o memória é uma habilidade fundamental de nossa mente. Precisamos disso para organizar nossa vida e lembrar experiências e eventos importantes. É também uma das habilidades às quais precisamos prestar mais atenção, pois pode piorar com o tempo. Na verdade, à medida que envelhecemos, nossa memória requer um maior esforço de concentração para funcionar adequadamente. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a treinar e aumentar a capacidade de armazenamento :



  1. Durma e descanse adequadamente. Muitas vezes acreditamos que, mesmo que nós dormimos menos horas do que deveríamos , nossos cérebros continuarão a funcionar a 100%. Mas isso é um equívoco: é aconselhável dormir pelo menos 7 horas por dia se quisermos que o cérebro processe as informações corretamente e melhore nossa memória de longo prazo.
  2. Exercício . De acordo com a Universidade de Pittsburg, o esporte ajuda a aliviar a tensão e melhorar a memória espacial.

'Quanto mais usamos a memória, mais a guardamos.'

–Wagner Gattaz–

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menina pratica esportes
  1. Comer chocolate . Aqui está um prazer que também é aliado da memória e do aprendizado. De acordo com a revista espanhola Muito interessante , que trata da divulgação científica, um dos componentes do cacau promove a função cognitiva, como descobriu um estudo realizado em 2013.
  2. Associando um conceito a uma imagem . Além de ser um conselho, este é um dos principais exercícios que podemos realizar todos os dias, principalmente se estivermos em período de estudos e exames. Quando associamos um conceito a uma imagem concreta que o descreve, nossa memória retém com mais facilidade as informações que desejamos processar.
  3. Tire fotos mentais. Seguindo o mesmo princípio do ponto anterior, você pode praticar tirar 'imagens mentais' do que vê e deseja lembrar. Quase se aplica a qualquer Eu lembro que você deseja manter: você pode voltar quando quiser e analisar os detalhes.

Dicas para melhorar a concentração

Às vezes, temos problemas de memória porque nosso nível de concentração está muito baixo no momento. Estar focado é um requisito quase essencial se quisermos ter resultados positivos no que estamos fazendo. Para poder melhorar o seu nível de concentração e fazer o seu trabalho da melhor forma, o convidamos a seguir as seguintes dicas.

  1. Faça caminhadas com o único propósito de caminhar. Quando fazemos isso, nos sentimos mais livres e este exercício nos dá um tempo para refletir na solidão. Caminhar, observar a paisagem e esquecer um pouco as preocupações nos relaxa. E isto relaxamento é essencial aumentar a concentração.
  2. Escolha uma fonte elaborada. Este conselho é especialmente verdadeiro para aqueles que precisam se concentrar em um texto escrito. Está comprovado que a fonte que escolhemos para os textos ler ou estudar afeta a retenção do conteúdo. Se tornarmos a tarefa de processar a escrita mais difícil para o cérebro, ele permanecerá mais focado.

'Se você quer ter sucesso na vida, em qualquer área, a concentração é sua primeira arma.'

-Sri Chinmoy-

menina sentada em um banco em frente ao lago
  1. Sente-se por alguns minutos e relaxe . Assim como caminhar, sentar por dez minutos irá ajudá-lo remova as preocupações . Muitas vezes, temos muitos pensamentos que nos impedem de nos concentrar no que é realmente importante, e este exercício é uma grande ajuda para esclarecer ideias e liberar o estresse.
  2. Prepare o que precisamos e procure o lugar certo . Às vezes acontece que temos tantas coisas em que pensar ao mesmo tempo que não conseguimos nos concentrar em nenhuma delas. Em vez disso, é muito melhor focar em apenas uma atividade por vez, preparar o que precisamos para que aconteça e procurar o local mais adequado para fazê-lo.
  3. Defina metas de curto prazo . Lembre-se de que objetivos quase utópicos podem estressá-lo, então é muito melhor definir alguns destinos intermediários que você se sinta capaz de realizar. Você verá que assim melhorará a concentração que você coloca no que está fazendo, pois perceberá que está se aproximando da meta estabelecida.

Coloque o que realmente importa primeiro

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Cada dia é uma oportunidade de crescer e se sentir melhor consigo mesmo. Reordenar as prioridades ajuda você a entender o que realmente importa em sua vida.