O que há de especial nos sonhos das pessoas deprimidas?

Alguma coisa

Pessoas deprimidas geralmente sofrem de vários distúrbios do sono. No entanto, a ciência tem mostrado um fato curioso, que é que essas pessoas sonham até três vezes mais do que aquelas que não sofrem de depressão. Embora uma situação deste tipo frequentemente crie perturbações e fadiga , os sonhos de pessoas deprimidas na verdade desempenham uma função específica: regular seu mundo emocional.

Este é certamente um tópico novo e desconhecido para muitos de nós. Quando se trata de depressão, geralmente se dá atenção aos sintomas, aos fatores desencadeantes ou às várias abordagens terapêuticas existentes. A dimensão do sonho raramente é abordada tentando entender melhor o que acontece no cérebro da pessoa deprimida quando ela finalmente consegue adormecer.



Freud afirmou que sonhos são o caminho para o inconsciente . A esta afirmação, de facto, devemos acrescentar que este caminho, este caminho particular, pode ser uma estrada muito sinuosa e sinuosa, que não nos levará a lado nenhum durante muitas noites. Ele nos oferecerá, entretanto, algumas perspectivas espetaculares sobre o que realmente está acontecendo em nossa mente.



Os sonhos de pessoas deprimidas, por si só, não resolvem a depressão. Eles são simplesmente uma reencenação do problema, eles são como uma tela de Kandinsky tentando nos dizer algo , para dar forma ao que nos faz sofrer, que nos irrita, que nos assusta, que nos oprime. Os sonhos de pessoas deprimidas são um mecanismo de defesa do próprio cérebro, que tenta regular a emoção que o perturba.

Trabalho de Kandinski

A fase REM em pessoas que sofrem de depressão

O médico Rosalind D. Cartwright é uma famosa psicóloga da Cornell University que dedicou grande parte de sua vida ao estudo e compreensão do mundo dos sonhos. Em seu famoso livro The Twenty-Four Hour Mind , por exemplo, trata da interessante relação entre nossas emoções e o sono. É um trabalho esplêndido, resultado de anos e anos de pesquisas em que uma ideia se destaca: o cérebro tenta nos ajudar a controlar todas as nossas emoções negativas por meio dos sonhos.



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A maneira como ele faz isso é tão fascinante quanto estranho, porque na realidade o paciente não percebe que 'sonhar' está de alguma forma ajudando-o através de uma série de mecanismos, vamos vê-los abaixo.

Fase REM e sonhos de pessoas deprimidas

  • Pacientes que sofrem de depressão podem sentir, por exemplo, sonolência diurna e grave dificuldade de tomar dormir a noite.
  • Quando acordam, geralmente se sentem muito cansados. Isso ocorre porque o descanso noturno não os faz descansar, longe disso. Suas cabeças parecem 'mais cheias', sabem que sonharam muito, mas não se lembram exatamente o quê.
  • O que acontece é que os indivíduos deprimidos entram na fase REM muito mais cedo. Esta fase em que os sonhos aparecem, costuma durar 3 vezes mais. Na prática, as pessoas deprimidas sonham três vezes mais do que as não deprimidas. Também deve ser lembrado que o sono REM é chamado de 'sono paradoxal' porque na verdade não o faz descansar. Na verdade, é o momento em que geramos mais adrenalina.
  • Graças às novas evidências de imagem e diagnóstico, pudemos ver que o sistema límbico , relacionado às emoções, está mais ativo do que nunca durante a fase REM. O que só acontece em pacientes com depressão.
Cérebro com o sistema límbico iluminado

Dr. Cartwright explica que quando dormimos, o cérebro assume , entendendo que a coisa mais importante que ele pode fazer por nós naquele momento, ainda mais do que nos fazer ter um descanso físico regenerador, é nos “empurrar” para resolver nossos nós emocionais.



Às vezes ele o faz da pior maneira possível, por meio de pesadelos e sonhos desagradáveis, o que também acontece nos sonhos de pessoas deprimidas. Qualquer coisa que nos cause confusão, ansiedade ou desespero surgirá neste território surreal e desconhecido, como uma tentativa do cérebro de regular os movimentos negativos para 'desintoxicar' essa tensão confusa.

'A interpretação dos sonhos é o principal caminho para o conhecimento das atividades inconscientes da mente'

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-Gustav Jung-

Padrões de descanso em pessoas deprimidas

Temos consciência de que “sonhar” três vezes, ter pesadelos e abrir os olhos pela manhã sentindo cansaço não é muito útil no tratamento da depressão. Se essa informação pode nos ajudar em alguma coisa, é conhecer nosso inimigo um pouco melhor e sobretudo entender que o cérebro nos avisa da presença de um problema que devemos resolver.

Sabendo disso, portanto, é sempre útil aplicar algumas estratégias relacionadas ao repouso, aconselháveis ​​para melhorar o sono de pessoas deprimidas. Eles podem nos ajudar se estivermos passando por um estado desse tipo, seja uma depressão leve, uma distimia ou uma depressão mais grave:

  • Evitamos intensificar nossa carga emocional antes de ir para a cama . Ruminar os pensamentos certamente piorará nosso estado e prolongará a fase REM, privando-nos da oportunidade de desfrutar de um descanso físico regenerador.
  • Exercícios como o meditação ou qualquer outra técnica de relaxamento que saibamos usar, nos ajudará a ir para a cama com uma mente menos ativa.
  • Se assumirmos antidepressivos , será bom avaliar quais efeitos secundários podem ter no sono e alterá-los se forem excessivos.
  • É necessário regular seus ritmos circadianos . Procuramos respeitar um horário que seja bom, para começar e terminar o sono mais ou menos nos mesmos horários.
Mulher representando não dormir devido à depressão

À medida que progredimos no tratamento e na estratégia terapêutica, nosso sono REM vai melhorar, durar menos e nos permitir um descanso mais satisfatório, no qual o mundo dos sonhos deixará de ser tão convulsivo, enigmático e até assustador. O cérebro deixará de dar tanta importância às nossas emoções para cumprir suas funções noturnas habituais: classificar informações significativas, organizar experiências, enviar poucos dados úteis ao esquecimento ...

Nosso universo interior retornará ao equilíbrio normal, longe dos pesadelos, longe da sombra da depressão. Ela que abraça todas as áreas do nosso ser, incluindo o sono.

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