Durma bem e os benefícios importantes

A importância de dormir bem está diretamente relacionada aos benefícios do sono reparador , fisiológica e psicologicamente. O descanso inadequado pode ter consequências graves para o nosso corpo e cérebro.

Dorma bem é tão necessário quanto comer de forma saudável ou praticar exercícios regularmente. É uma função biológica essencial para a nossa organismo e, além disso, devemos considerar que passamos um terço de nossa vida dormindo.

o Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda dormir cerca de 8 horas por noite para cumprir nosso ciclo completo de sono . No entanto, esse número de horas é uma média estatística, pois algumas pessoas precisam de mais horas para se sentirem descansadas, enquanto outras se levantam completamente revigoradas com menos sono.

Durma bem e os benefícios que vêm com isso

Mulher loira dormindo relaxada

O sono, como apetite, instintos sexuais ou desempenho intelectual, é regulado por nosso relógio biológico, presente no hipotálamo. Quando ativado, esse relógio começa a secretar melatonina, o hormônio que prepara o corpo para iniciar a fase de sono.

las emociones afectan nuestra atención

“Somos feitos da mesma substância que os sonhos; e nossa curta vida está contida no espaço e no tempo de um sonho. '

-W. Shakespeare-

Se dormirmos o suficiente e o sono for restaurador, os benefícios para a nossa saúde serão múltiplos. Se mudarmos drasticamente nossas rotinas, é comum sentirmos cansaço, estresse e mau humor.

Melhora o humor

A falta de sono tem efeitos negativos no humor . Se não descansarmos o suficiente, nos sentiremos estressados, apáticos e mentalmente exaustos. Também podemos nos sentir tristes e incapazes de completar nossas tarefas.

Assim que retomamos nossa rotina de sono, recuperamos nosso potencial energético, melhorando assim o nosso humor. Vamos nos sentir de bom humor, alegres e com iniciativa para começar o dia.

Nós mantemos as informações melhor

O sono profundo ajuda a reter melhor as informações e promove a capacidade de memória . Um estudo publicado em Ciência Psicológica afirma que dormir bem ajuda a reter melhor as informações a longo prazo.

los símbolos de la escuela primaria faraón

Por outro lado, se o sono é leve ou interrompido durante a noite, nossa capacidade de consolidar memórias diminui , já que, enquanto dormimos, o cérebro trabalha e ordena o que processou durante o dia.

Homem dormindo com dois travesseiros

Parecer melhor

O sono regenera e tonifica a pele. Se descansarmos o suficiente, reduziremos a probabilidade de bolsas e olheiras e nossa aparência geral melhorará.

Previne doenças

O sistema imunológico usa as horas de sono para se regenerar, e isso nos permite combater eficazmente as toxinas e germes que nos ameaçamhabitualmente. Com um sistema imunológico fraco, no entanto, temos menos probabilidade de combater doenças com sucesso.

Luta contra a depressão

A produção de melanina e serotonina ocorre durante o sono . Esses hormônios neutralizam os efeitos dos hormônios do estresse (adrenalina e cortisol) e nos ajudam a nos sentir mais felizes e emocionalmente mais fortes.

Distúrbios do sono

Alguns fatores voluntários podem afetar o sono, como hábitos alimentares; mas também existem fatores involuntários, sobre os quais não temos controle, como a genética ou a idade, que afetam a qualidade do nosso sono. Vamos ver alguns deles:

• A idade . Os padrões de sono mudam com a idade. À medida que envelhecemos, torna-se cada vez mais difícil para nós dormir e dormir nós acordamos mais frequentemente durante a noite .

O estado de sono-vigília é mais abrupto com o passar dos anos e isso torna as fases do sono profundo mais leves.

Homem idoso passando a ferro
  • O genético . Estudos mostram um importante fator genético em relação a distúrbios do sono, que muitas vezes são semelhantes aos dos pais .

O ser humano se regula por ritmos circadianos de 24 horas, durante os quais se distribuem as fases de concentração, ócio e repouso. Respeitar esses ritmos aumenta a qualidade de nossa vida já que dedicamos um tempo para cada necessidade.

A proteína CLOCK (Circadian Locomotor Output Cycles Kaput) regula os ritmos circadianos que controlam, entre outros, os hormônios envolvidos no processo do sono. A alteração desta proteína tem um efeito negativo imediato sobre insônia , fadiga ou o famoso Fuso horário .

• Nutrição. Uma alimentação correta e equilibrada tornará o descanso mais fácil e de melhor qualidade.

A digestão é muito mais lenta durante o sono, por isso ir dormir imediatamente depois de comer a prejudica e causa dores de estômago e insônia.

el físico perfecto para ella

• Ambiente barulhento. o ruído reduz a qualidade do sono . Coloca o corpo em alerta, mesmo que continuemos a dormir. Se não pudermos controlar isso, sempre podemos usar protetores de ouvido.
Mulher colocando plugues nos ouvidos

Dicas para dormir bem

Agora que sabemos o quão importante é dormir bem e quais fatores estão envolvidos, precisamos nos lembrar alguns bons hábitos para que o dormir ambos de qualidade, como o seguinte:

• O quarto deve ficar no escuro a noite toda.
  • A temperatura ideal é entre 18 e 20 graus centígrados.
  • Evite hábitos prejudiciais, como álcool ou tabaco.
  • Tente estabelecer uma rotina de sono: vá para a cama e levante-se à mesma hora todos os dias.
  • Limite o tempo da sesta da tarde.
  • Elimine quaisquer dispositivos eletrônicos da câmara.
  • Reduza as bebidas com cafeína.
  • Exercício.

'Para os despertos existe um cosmos único e comum, mas cada um dos adormecidos está envolvido em um mundo próprio.'

-Heráclito-

Durma melhor com infusões naturais

Ter um bom descanso é um dos fatores mais importantes para nossa saúde física e mental. Então vamos ver como dormir melhor graças a alguns produtos naturais.