Efeitos da menopausa no desejo sexual

Efeitos da menopausa no desejo sexual

Os efeitos da menopausa sobre o desejo sexual são muito comuns. Ou seja, a menopausa pode reduzir a libido. Níveis mais baixos de estrogênio nesta fase da vida reduzem a excitação e tornam a relação sexual dolorosa.

Para mulheres na menopausa e na pós-menopausa, ficar excitada pode se tornar difícil e elas também experimentam uma perda de sensibilidade. Obviamente, isso pode levar a uma diminuição do interesse por sexo. A redução dos níveis de estrogênio também pode levar a menos fluxo sanguíneo para a vagina. E isso, por sua vez, produz menos lubrificação vaginal.

Neste artigo, veremos o efeitos da menopausa no desejo sexual da mulher e o que pode ser feito para melhorar a libido.

Menopausa e libido

Os efeitos da menopausa no desejo sexual podem ter um efeito negativo nos relacionamentos , pois causam mudanças físicas e emocionais que podem afetar a vida da mulher, principalmente a dela vida sexual .

Entre os sintomas mais comuns, encontramos ansiedade , problemas de incontinência, diminuição do desejo sexual, depressão, insônia e ganho de peso, para citar alguns.

Mulher na menopausa

É evidente que esses sintomas podem afetar a qualidade de vida da mulher e o relacionamento com seu parceiro, bem como seu relacionamento consigo mesma. Todas essas mudanças podem gerar problemas de autoestima.

É importante esclarecer que as mulheres nem sempre experimentam um declínio na libido e no desejo sexual após a menopausa. Há também uma pequena porcentagem que acontece até o contrário.

Entre muitos fatores, isso pode depender de um estado de maior relaxamento em relação à relação sexual, uma vez que o risco de uma possível gravidez é reduzido. Além disso, a menopausa muitas vezes coincide com o período em que as mães podem parar de cuidar dos filhos, que agora têm idade suficiente para cuidar de si mesmas; isso permite que as mulheres relaxem e tenham alguns momentos de intimidade com o parceiro.

dicen que en la vida tenemos dos grandes amores

Enfim, as causas que podem levar à queda da libido durante a menopausa são muitas. De acordo com um estúdio realizado em 2012 pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Geisinger Medical Center em Denville, o índice de mulheres com problemas sexuais na fase pós-menopausa varia entre 68 e 86,5%. Esta é uma porcentagem muito maior do que a das mulheres que ainda não chegaram à menopausa, variando de 23 a 63 por cento.

Quais são os efeitos da menopausa no desejo sexual?

Níveis mais baixos de estrogênio podem reduzir o suprimento de sangue para a vagina e conseqüentemente os tecidos, incluindo os lábios, podem afinar e se tornar menos sensíveis a estímulos.

A diminuição da perfusão também afeta a lubrificação vaginal e a excitação em geral. Consequentemente, o sexo pode se tornar menos intrigante e alcançar orgasmo fica mais difícil. A relação sexual pode se tornar desagradável ou mesmo dolorosa.

Eu níveis de hormônio flutuações no período antes da menopausa e durante a menopausa propriamente dita também podem ter repercussões na saúde mental da mulher, o que por sua vez pode levar a uma queda na libido.

O estresse também é um fator que pode afetar o desejo sexual durante a menopausa. É uma condição que costuma coincidir com circunstâncias pessoais e de trabalho que de alguma forma “complicam” o dia a dia da pessoa, como brigas com filhos adolescentes, responsabilidade de cuidar de um idoso, responsabilidades de trabalho aumentadas, etc ...

As mudanças hormonais que uma mulher pode experimentar durante a menopausa promovem irritabilidade e aumentam o risco de depressão, portanto, lutar contra o estresse diário pode se tornar ainda mais difícil.

De acordo com um artigo publicado em Journal of Women’s Health , as mulheres que mais sofrem com os efeitos colaterais da menopausa têm maior probabilidade de apresentar baixo desejo sexual. Entre esses efeitos encontramos: ondas de calor, depressão, ansiedade, problemas com insônia e fadiga.

Outros fatores que influenciam nessa condição são: presença de doenças crônicas, tabagismo e vida sedentária.

Como combater os efeitos da menopausa no desejo sexual

As ações que uma mulher pode realizar para aumentar sua libido são variadas, de tratamentos médicos a mudanças no estilo de vida e até remédios caseiros.

Se houver alterações no nível do tecido vaginal, por exemplo adelgaçamento ou ressecamento, é possível optar por um tratamento médico à base de estrogênio. 1 estúdio mostraram que mulheres que usam terapias hormonais têm maior desejo sexual do que mulheres que não usam.

Casal idoso

No entanto, o uso de estrogênio nem sempre é sinônimo de aumento do desejo sexual. Por outro lado, muitas mulheres podem se beneficiar com o uso de lubrificantes solúveis em água durante a relação sexual.

Outra opção poderia ser entrar em contato com um terapeuta especializado em disfunções sexuais. Em relação a essa possibilidade, é importante ressaltar que os efeitos dessas terapias são melhores quando se opta por um caminho de casal.

O aumento da atividade física diária pode ajudar a reduzir os sintomas relacionados à menopausa, incluindo a diminuição da desejo sexual . Seguir uma dieta saudável também pode aumentar a sensação geral de bem-estar, aumentando também a libido.

Também existem suplementos naturais no mercado para aumentar a libido. No entanto, é sempre melhor ter cuidado com esses suplementos e garantir que eles não interajam negativamente com outros medicamentos ou tratamentos e que não tenham efeitos colaterais e contra-indicações. Embora esses suplementos sejam 'naturais' (ou pelo menos passados ​​como tal), é importante entrar em contato com seu médico antes de iniciar qualquer terapia.

Como melhorar sua vida sexual com atenção plena

A atenção plena pode desempenhar um papel particularmente importante na melhoria da vida sexual e, conseqüentemente, do relacionamento.