Efeitos da nicotina no cérebro

A nicotina é uma substância que causa uma sensação induzida de bem-estar. Ao mesmo tempo, afeta o envelhecimento precoce do cérebro, desacelerando algumas habilidades intelectuais.

sexo para mujeres

Efeitos da nicotina no cérebro

Hoje a nicotina é conhecida por ser viciante. Mas por muito tempo esse aspecto foi totalmente ignorado. Seus níveis de dependência são comparáveis ​​aos de drogas pesadas, como cocaína ou anfetaminas. o efeitos da nicotina no cérebro, eles são muito poderosos.

Atacar as células cerebrais e através de mecanismos complexos modifica o chamado sistema de recompensa . Isso significa que promove uma sensação de prazer, na qual o cérebro começa a ficar viciado. Chega um ponto em que o corpo reivindica aquela substância, ou a química do cérebro experimenta uma sensação desagradável.

Os fumantes devem encontrar força e determinação para parar de fumar. É uma escolha difícil e envolve um longo, mas não impossível, processo de desintoxicação . Neste artigo você encontrará todas as informações sobre os efeitos da nicotina, uma substância perigosa que mantém milhões de pessoas em todo o mundo acorrentadas ao hábito de fumar.

Tenha cuidado com seu corpo. É o único lugar onde você deve morar.

Jim Rohn

Efeitos da nicotina no cérebro

Quando uma pessoa consome nicotina, os receptores colinérgicos presentes no cérebro são ativados. Isso causa a liberação de dopamina, um neurotransmissor ligado a sentimentos de motivação e prazer. Em conclusão, fumar produz uma sensação de bem-estar, motivada quimicamente pelo cérebro.

a donde vas cuando mueras

O corpo transporta a nicotina para o cérebro muito rapidamente. Estima-se que demore de 10 a 15 segundos para chegar dos pulmões e pela corrente sanguínea . Estudos indicam que qualquer substância fumada é potencialmente mais potente, justamente pela rapidez com que desencadeia a sensação de bem-estar.

O cérebro tem sua própria nicotina, que é a acetilcolina. Mas também tem sua própria maconha, morfina, heroína, etc. Isso significa que o cérebro pode replicar o efeito dessas substâncias sem ter que consumi-las. O mesmo acontece quando você tem experiências felizes, como obter o resultado desejado, rir, quebrar um recorde, etc. Mas se você ativa essas substâncias artificialmente, usando estimulação química, o espectro do vício toma forma.

Homem hippie fuma nicotina

Dependência de nicotina

Quando a nicotina ou uma droga semelhante é consumida, o cérebro atinge rapidamente um estado de bem-estar . Se isso acontecer com frequência, o órgão será cada vez menos capaz de gerar sensações de prazer não associadas ao consumo da substância. Em outras palavras, torna-se mais difícil conseguir o mesmo satisfação por meios naturais.

brintellix después de que surta efecto

Paralelamente a isso, ocorre uma reação que consiste no fato de o cérebro muitas vezes começar a 'desejar' esse estado de bem-estar. Não é apenas uma necessidade de sentir satisfação, mas uma tristeza muito irritante. Estado de inquietação, nervosismo e ansiedade, que leva a tentar novamente o consumo da nicotina.

Isso não acontece quando o cérebro obtém prazer naturalmente. Além disso, com o tempo, a satisfação com o estímulo direto do fumo não é mais obtida. O cérebro está condicionado e, portanto, antecipa essa sensação de bem-estar e exige isso . Isso leva ao consumo habitual e, infelizmente, irreprimível.

Os efeitos nocivos do consumo de nicotina

A produção de cigarros está nas mãos de grandes multinacionais, que não se contiveram em estudar o comportamento do consumidor e promover o vício. Eles regulam a quantidade de nicotina em cada cigarro para manter altos os níveis de dependência.

Pacotes de 20 são vendidos porque a ciência descobriu que mais cigarros por dia causariam arrependimento . Tudo é cuidadosamente planejado.

Cérebro em fumaça por

Os efeitos da nicotina são muito poderosos. Por exemplo, acelera o envelhecimento do cérebro, portanto, há uma redução na capacidade de resolver problemas, tomar decisões, aprender e controlar impulsos. Esta substância diminui o córtex orbitofrontal do cérebro . O consumo de cigarros está diretamente associado ao enfraquecimento dessa área. Além disso, o fumante torna-se potencialmente mais vulnerável a adquirir novos vícios.

Parar de fumar não é fácil, por todas as razões que vimos neste artigo. Para fazer isso, você não precisa apenas de uma forte vontade, mas também de uma forte vontade estratégia eficaz . É melhor abandonar esse mau hábito imediatamente e não gradualmente. Ao mesmo tempo, aconselhamos a criação de um sistema de estímulos e reforços que o ajudem a manter a abstenção.

5 passos para parar de fumar

Parar de fumar é uma decisão pessoal na qual todos os fumantes, pelo menos uma vez, já pensaram. Mas muitas vezes eles não são capazes

Bibliografia
  • Lborra, R. R., Pozo, M. C. C., & Pérez, V. M. S. (1994). Efeitos cognitivos da nicotina e do tabaco em seres humanos . Psicotema, 6 (1), 5-20.