Exercício e saúde mental

De acordo com um estudo, o exercício melhora muito a percepção da nossa saúde mental, o que pode ter uma influência direta no humor e nos comportamentos de cuidado pessoal, por exemplo.

Exercício e saúde mental

Exercício e saúde mental são dois fatores diretamente relacionados . De acordo com vários estudos, o exercício físico pode ajudar a controlar problemas de saúde mental ou aumentar o bem-estar pessoal. Por outro lado, um estudo recente confirma uma hipótese que deve servir de alerta: o excesso de exercícios pode comprometer a saúde mental.



Graças ao maior estudo observacional até agora sobre a relação entre exercício e saúde mental concluiu-se que pessoas que praticam esportes têm menos problemas de saúde mental . Dentro média, 1,5 dias a menos por mês.



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Além disso, descobriu-se que Esportes de equipe, como ciclismo, aeróbica e ir à academia, estão associados a um maior bem-estar. Este estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Yale em New Haven, Connecticut (Estados Unidos).



O objetivo é compreender melhor como os exercícios afetam a saúde mental de uma pessoa. Procurou-se também estabelecer as melhores atividades físicas para obter um impulso emocional. Os pesquisadores também se perguntam quando o exercício se torna excessivo. Na revista The Lancet Psychiatry foi publicado em artigo contendo esta e outras descobertas.

'O exercício está associado a uma melhor saúde mental das pessoas, independentemente da idade, raça, sexo, renda familiar e nível de educação', disse o Dr. Adam Chekround, principal autor do estudo. Chekround explica ainda: '[...] os detalhes da distribuição dos exercícios, bem como o tipo, duração e frequência, tiveram um papel importante nessa associação. Agora estamos construindo isso para tentar personalizar as recomendações de atividade física e unir as pessoas com um regime de exercícios específico que ajuda a melhorar a saúde mental. '

Ciclismo

Relação entre exercício e saúde mental

Os estudiosos descobriram que exercitar por 45 minutos, 3 a 5 vezes por semana, produz maiores benefícios. Refere-se a qualquer tipo de atividade física, como cuidar de crianças, fazer trabalhos domésticos , cortar a grama, pescar, andar de bicicleta, ir à academia, correr e esquiar.



Sabemos que o esporte reduz o risco de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, diabetes e, portanto, mortalidade. Mas a relação com a saúde mental ainda não está totalmente clara, na verdade os resultados obtidos são contraditórios.

Embora alguns testes sugiram que o exercício melhora a saúde mental, o oposto também é verdadeiro. Por exemplo, a inatividade pode ser um sintoma e um fator que contribui para a saúde mental deficiente, enquanto a atividade pode ser um sinal ou um fator que contribui para a resiliência. Os autores relatam que o estudo não pode estabelecer qual é a causa e qual é o efeito.

Os autores do estudo usaram dados de 1,2 milhão de adultos dos 50 estados dos Estados Unidos. Pessoas que participaram da investigação do Behavioral Risk Factors Surveillance System (do inglês, Sistema de vigilância de fator de risco comportamental ) em 2011, 2013 e 2015. Os dados utilizados foram dados demográficos, informações sobre saúde física e mental e comportamentos de saúde. O estudo não considerou outros problemas mentais além de depressão.

Os participantes foram convidados a calcular em quantos nos últimos 30 dias tiveram a sensação de doença mental relacionados ao estresse, depressão e outros problemas emocionais.

Além disso, foi questionado com que frequência se exercitaram nos últimos 30 dias fora do trabalho normal, quantas vezes por semana ou mês se exercitaram e por quanto tempo. Todos os resultados foram ajustados para idade, raça, sexo, estado civil, renda, nível educacional, situação profissional, índice de massa corporal, saúde física autorreferida e diagnóstico prévio de depressão.

Em média, os participantes tiveram 3,4 dias por mês de problemas de saúde mental. Em comparação com as pessoas que relataram não se exercitar, pessoas que o fizeram relataram 1,5 dias a menos de problemas de saúde mental a cada mês, uma redução de 43,2% (2 dias para as pessoas que fizeram exercício, em comparação com 3,4 dias para as que não o fizeram).

Menos dias de problemas de saúde mental foram mais frequentes para pessoas com diagnóstico prévio de depressão . Nesse caso, o exercício apresentou 3,75 dias a menos de saúde mental ruim, uma redução de 34,5% (7,1 dias para pessoas que se exercitaram antes dos 10,9 dias de que em vez disso tinha sido mais sedentário).

No geral, 75 atividades físicas foram registradas e agrupadas em oito categorias: exercícios aeróbicos e ginásticos, ciclismo, trabalho doméstico, esportes em grupo, recreação, corrida e corrida, caminhada e esportes aquáticos ou de inverno.

Todas essas atividades foram associadas a uma melhor saúde mental. Mas os pesquisadores eles observaram em esportes coletivos, portanto ciclismo, ae robica e ginástica, as associações mais fortes para todos os participantes. Uma redução dos dias de doença mental de 22,3%, 21,6% e 20,1% respectivamente. Completar as tarefas domésticas também resultou em uma melhora (cerca de 10% menos dias de saúde mental precária, ou cerca de meio dia a menos por mês).

A relação entre exercícios e melhor saúde mental era maior do que entre saúde mental e outros fatores sociais ou demográficos (uma redução de 43,2% na doença mental). Por exemplo, pessoas com educação superior tiveram 17,8% menos dias de boa saúde mental do que pessoas sem educação. Pessoas com índice de massa corporal normal tiveram 4% menos do que pessoas obesas. Além disso, pessoas com renda superior a US $ 50.000 apresentaram cerca de 17% menos do que pessoas com renda mais baixa.

Exercício e saúde mental: uma combinação que nem sempre é vitoriosa

A frequência e o tempo gasto com exercícios também são fatores importantes. Pessoas que se exercitaram de três a cinco vezes por semana afirmaram ter melhor saúde mental do que aquelas que se exercitaram menos ou mais durante a semana (o que está associado a cerca de 2,3 dias a menos de problemas de saúde mental do que pessoas que se exercitam apenas duas vezes por mês).

Praticar esportes por 30-60 minutos foi associada a uma maior redução nos dias de saúde mental deficiente (associada a cerca de 2,1 dias a menos de saúde mental deficiente do que em pessoas que não praticavam esportes). Pessoas que praticaram esportes por mais de 90 minutos por dia, em vez disso, mostraram reduções mínimas. Praticar exercícios mais de três horas por dia está associado a problemas de saúde mental.

Os autores relatam que pessoas que praticam esportes excessivamente podem ter características obsessivas. Essas características podem colocá-los em alto risco de problemas de saúde mental.

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Casal praticando esportes na praia

Conclusões

Os pesquisadores argumentam que os dados sobre o relação entre esportes coletivos e melhor saúde mental pode indicar que as atividades sociais promovem resiliência e reduzem a depressão com a consequente redução do isolamento social, dando aos esportes sociais uma vantagem sobre os outros.

Foi usada a autoavaliação das pessoas sobre sua saúde mental e níveis de exercício. Portanto, estamos falando sobre saúde mental percebida e não saúde mental objetiva. Além disso, a pesquisa pediu aos participantes apenas a forma principal de exercício. Pode haver, portanto, uma boa quantidade de variabilidade não controlada quando se considera as pessoas que realizam mais de uma atividade física.

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