Fase REM: o mais importante do sono

A fase REM ocupa quase 50% do ciclo do sono em crianças pequenas. Porém, à medida que envelhecemos, esta fase, tão necessária para consolidar as memórias, reduz-se drasticamente.

Fase REM: o mais importante do sono

A fase REM começa noventa minutos após o sono reconciliado: a respiração acelera, os movimentos clássicos dos olhos aparecem e até os sonhos mais vívidos surgem. Nesta fase, curiosamente, o cérebro mostra a mesma atividade de quando está acordado. O motivo? Está prestes a cumprir uma de suas funções mais importantes.



Deve-se dizer que a fase de sono dos movimentos oculares rápidos, ou fase REM do inglês r movimento rápido dos olhos, continua a esconder muitos quebra-cabeças. Por exemplo, os cientistas têm certeza de que é neste estágio de nosso descanso que o cérebro fixa novas memórias na memória de longo prazo.



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Também sabemos que ele atua como um verdadeiro escultor, descartando o que considera irrelevante ou de pouca utilidade para reter quaisquer dados que considere significativos. Nesse caminho, molda parte de nós, incentiva a aprendizagem, integra experiências e assim consegue lançar as bases do nosso amadurecimento e da nossa evolução cognitiva, sensorial e até emocional.



G os especialistas não sabem, no entanto, quais são os mecanismos que levam o cérebro a entrar repentinamente nesta fase tão incrível , hiperativo e cheio de possibilidades. Estudos como o publicado na revista Natureza e conduzido pelos neurologistas Jon Lu e David Sherman nos falam sobre uma espécie de 'switch' localizado no tronco cerebral.

Seria um conjunto de neurônios especializados que nos permitiriam cruzar, por assim dizer, esse umbral e passar para aquele mundo onde os sonhos são mais vívidos, algumas pessoas podem vir a ser sonâmbula e o cérebro reorganiza todas as memórias que codificou ao longo do dia.

Somos feitos da mesma matéria de que são feitos os sonhos.



-William Shakespeare-

Menina vestida de rosa dormindo levantada do chão

A fase REM e os fundamentos do sono

Quando  Sherlock Holmes ele disse ao Dr. Watson que o melhor remédio para todos os problemas era dormir, ele não estava errado. Quando nosso corpo descansa, recuperamos energia e saúde. Uma boa noite de sono é o mecanismo ideal para reduzir o estresse, ver a realidade de outra perspectiva e pensar de forma mais relaxada e sensata.

Dormir é uma necessidade biológica. Deixe nossos cérebros viajarem, aprofundar e ganhar controle sobre o A fase REM é essencial para a maioria dos seres vivos. Também sabemos que temos entre 4 e 9 ciclos de sono, cada um dividido em 5 fases. Estes últimos são território REM, o que permite ao cérebro realizar tarefas indispensáveis.

Sabe-se também que bebês, assim como crianças mais novas, passam a maior parte de seu ciclo de sono no sono REM; assim, integram melhor cada experiência naquela que é, sem dúvida, a fase mais importante de seu desenvolvimento. Porém, a partir dos 6 anos, essa fase é consideravelmente reduzida e tem a mesma duração de um adulto.

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Por outro lado, assim como os estudiosos nos explicamUm de Karni eBS Rubenstein em um estudo publicado na revista Sciencie , a fase REM desempenha um papel fundamental na nossa percepção e atenção, para responder a estímulos, aprender sobre o ambiente em que vivemos e nele sobrevivemos.

Da mesma forma, também sabemos que todos os mamíferos, bem como pássaros sonham e têm sua fase REM . Curiosamente, o mesmo não ocorre com peixes, lagartos e tartarugas.

Cachorrinho dormindo

O que acontece durante o sono REM em nosso cérebro e corpo?

O sono REM também recebe o nome de 'paradoxo', pela peculiaridade das ondas cerebrais que aparecem nesta fase de repouso: são assíncronas, muito rápidas e em baixa voltagem.

Por outro lado, a área do cérebro que, segundo especialistas, regula essa fase do sono é o tronco cerebral. Neurônios corticais e talâmicos são mais despolarizados nesta fase e os níveis de l ' acetilcolina eles são muito maiores do que o normal. Da mesma forma, esta fase do sono é caracterizada por:

  • Respiração acelerada.
  • Movimento dos olhos.
  • Relaxamento muscular.
  • Excitação sexual.
  • Aparecimento de sonhos vívidos.

Para entender melhor como o REM funciona e sua aparência, vamos agora ver quais são as várias fases do sono.

Fase 1

Os despertares são comuns nesta fase inicial, assim como a sensação de quedas repentinas . O tônus ​​muscular gradualmente relaxa e as ondas cerebrais alfa e teta predominam.

Fase 2

O sono fica mais profundo, a freqüência cardíaca diminui, assim como o temperatura corporal . Nesse ponto, o corpo se prepara para entrar nas fases mais importantes do descanso.

Fase 3 e 4

Nessas fases, o sono é profundo . As ondas delta são predominantes e podem já aparecer distúrbios do sono, como pesadelos e sonambulismo.

Durante esta fase do sono NÃO REM, o corpo recupera sua energia e os tecidos se regeneram. As células desnecessárias são eliminadas e o sistema imunológico é purificado. No caso das crianças, o crescimento dos ossos e músculos é estimulado.

Ondas conectadas ao cérebro

Fase REM

Já se passaram entre 90 e 100 minutos de sono e finalmente chegamos à fase REM . As ondas cerebrais exibem a mesma atividade de quando estamos acordados; nossos sonhos apresentam uma narrativa que faz mais sentido e o corpo perde o tônus ​​muscular. As ondas Theta predominam e o cérebro começa a integrar experiências vívidas à memória de longo prazo.

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Este ciclo descrito será repetido durante a noite entre 4 e 5 vezes. E, a cada ciclo, a fase REM vai durar mais, começando com 10 minutos até uma hora (duas horas se tivermos menos de 30 anos e meia hora se tivermos mais de 65 anos).

Manter adequado higiene do sono é crítico. Dormir bem e assim alcançar o sono REM é essencial para recuperar energia, mas também para proteger os processos cognitivos, a memória, a atenção, a percepção, a capacidade de reagir de forma mais eficaz aos estímulos da vida diária, etc.

Shakespeare disse uma vez que o homem que não se alimenta de seus sonhos envelhece rapidamente. Poderíamos acrescentar que quem não dorme nem sonha e quem vive sem sonhos não vive como merece.

Falta de sono e consequências

Falta de sono e consequências

Manter-se ativo ou comer bem é essencial para uma vida saudável. Além disso, os efeitos da falta de sono são frequentemente subestimados.


Bibliografia
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