Enquanto você estiver vivo, nunca é tarde demais

Existem muitos mitos sobre a idade que ainda sobrevivem hoje, mesmo que as evidências para dissipá-los sejam consideráveis ​​e claramente visíveis.

vive la vida al máximo

O primeiro é aquele que vê a idade como determinante de possibilidades. Hoje em dia, ninguém é muito jovem ou muito velho para alcançar aqueles sonhos que parecem ter passado ou para as quais, dizem, não é o momento certo . Vemos isso todos os dias, mas ainda não conseguimos nos convencer de que, enquanto você estiver vivo, nunca é tarde demais.

São os jovens que ganham mais, porque são eles que dissiparam o mito segundo o qual são necessárias décadas de experiência para alcançar o sucesso.

Steve Jobs , Bill Gates ou Mark Zuckerberg são prova disso. Assim como essas pessoas que, sem muitos anos sobre seus ombros, alcançaram objetivos que ninguém teria apostado, Não faltam casos de idosos que conseguiram realizar seu sonho.

“Envelhecer é como escalar uma grande montanha: durante a escalada as forças diminuem, mas o olhar é mais livre, a vida é mais ampla e serena”.

-Ingmar Bergman-

frases sobre la intromisión de las personas

Apesar disso, o anos , cabelos grisalhos e todas as características da velhice certamente não estão na moda. Por isso, normalmente, quem já viveu por mais de quatro décadas pensa que não tem mais idade para propor novos objetivos ou para perseguir aquelas esperanças que tocou nos momentos mais corajosos de sua vida. Não há nada mais errado. Enquanto você estiver vivo, nunca é tarde.

As novas oportunidades nada têm a ver com a idade, mas com três virtudes básicas: perseverança, concentração e paixão . Os dois primeiros quase sempre chegam com maturidade, mas a paixão é uma daquelas qualidades que se vai abandonando com o tempo.

Por isso, muitos idosos acham que não têm o direito de sonhar ou de buscar tudo o que sempre desejaram, mesmo que tenham o momento perfeito para isso. Vamos ver alguns exemplos famosos que devem ser suficientes para nos convencer.

Charles Darwin sabia que nunca é tarde demais

A publicação de A origem da espécie mudou completamente a história da ciência contemporânea. Ainda assim, você sabia que Charles Darwin ele tinha cinquenta anos quando conseguiu? Embora ele tenha embarcado em sua aventura de pesquisa aos 22 anos, levou quase 30 anos para concluir sua tarefa. Sua pesquisa foi a mais inovadora de sua época, embora ele já pudesse ver seus próprios cabelos grisalhos .

charles-darwin

Em sua autobiografia, Charles Darwin dedicou algumas frases para descrever perfeitamente sua ideia sobre o assunto:

madre envidiosa de la psicología de su hija

Meu sucesso como homem de ciência, qualquer que tenha sido, deve-se, parece-me, a diversas e complexas qualidades e condições intelectuais. Os mais importantes eram: amor pela ciência, infinita paciência em refletir longamente sobre cada tópico, grande diligência em observar e coletar dados factuais e uma certa dose de imaginação e bom senso. É realmente incrível que, com habilidades tão modestas, eu tenha sido capaz de influenciar as opiniões dos cientistas sobre alguns tópicos importantes de uma forma tão notável.

Escritores e gênios atrasados

Jose Saramago ele é, ainda hoje, um dos escritores mais lidos do mundo. Porém, o que muitos não sabem é que este escritor português alcançou o seu primeiro sucesso literário aos 58 anos, com o seu romance Uma terra chamada alentejo , sucesso que conseguiu consolidar nos anos seguintes com outros romances, o que o levou a ganhar o Prêmio Nobel em 1998.

jose-saramago

A escritora afro-americana Toni Morrison publicou seu primeiro livro aos 40 anos. Então, 22 anos depois, ele ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Da mesma forma, a grande escritora britânica Penelope Fitzgerald publicou seu primeiro livro pouco antes de completar 60 anos. Depois de muitos naufrágios pessoais e literários, ele finalmente conseguiu realizar seu sonho de publicar uma de suas obras e, alguns anos depois, ganhou o Prêmio Booker, um dos mais prestigiosos prêmios do Reino Unido.

Outro caso interessante é o de Winston Churchill, que só chegou ao poder aos 66 anos. Foi um dos políticos mais importantes de toda a história da Grã-Bretanha e, além disso, decidiu o destino da Segunda Guerra Mundial. Ele também ganhou o Prêmio Nobel de Literatura aos 76 anos.

Estes e muitos outros histórias , como o de Alexander Flemming, que descobriu a penicilina, Walt Disney, Raymond Chandler, Ang Lee e muitos outros são a prova de que a idade não tem nada a ver com a realização dos sonhos . É tarde demais quando desistimos de sonhar ou quando a morte vem nos reivindicar e, pelo que sabemos, nos rouba qualquer nova oportunidade.

árvore Saber como apreciar o que você tem antes que seja tarde demais

Saber como apreciar o que você tem antes que seja tarde demais

Saber valorizar o que você tem não é fácil em um mundo onde há uma busca constante por aquele 'algo mais'