Fobia social: quando a ansiedade e o medo controlam nossos relacionamentos

Fobia social: quando eu

O medo pode ter uma força enorme e às vezes é uma emoção necessária. O medo nos permite saber que há algo hostil ao nosso redor e reagir a isso. Uma zebra que não tem medo do predador que está perseguindo seria uma zebra com poucas chances de sobrevivência.

Às vezes, no entanto, esse medo torna-se um obstáculo, pois os mecanismos que o ativam são alterados . o ânsia é um deles. Vem acompanhada de um intenso sentimento de medo e preocupação que começa na presença de estímulos que não são ameaças, como é o caso das fobias.



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Aranhas, cobras, ambientes fechados, alturas ... são infinitos estímulos aos quais reagimos com medo irracional. Até relacionamentos com outras pessoas podem desencadear esse medo , uma dificuldade conhecida como fobia social. Vamos ver com mais detalhes.

'O medo é o que você mais precisa ter medo'



-Michel de Montaigne-

O que é fobia social?

A fobia social, ou ansiedade social, é um transtorno em que as pessoas sofrem intensos sintomas de ansiedade quando se encontram em situações sociais nas quais temem irracionalmente que se sentirão julgadas, humilhadas ou ridicularizadas.

Uma pessoa que sofre de fobia social não consegue se relacionar com a normalidade ou realizar atividades em grupo seja no trabalho, em uma festa ou nos esportes. Ele se esforça para agir na frente dos outros, mesmo que seja só falando ao telefone, pedindo a conta, comendo.



Podemos dizer que uma pessoa que sofre de fobia social tem um forte medo de se relacionar.

Zumbi

Apesar algumas pessoas pensam que é uma forma de timidez , a verdade é que a fobia social é bem diferente. Uma pessoa tímida sente vergonha, às vezes tem medo, mas de uma forma muito contida e isso é normal para a maioria das pessoas. Por outro lado, quando você sofre de fobia social, os sintomas de ansiedade e medo são desproporcionalmente intensos e debilitantes.

Os sintomas físicos experimentados por uma pessoa com fobia social podem ser vermelhidão, sudorese excessiva, mal-estar e tremor, até náuseas, distúrbios gastrointestinais, taquicardia e crises de ansiedade. Além disso, esses sintomas não se limitam ao momento de interação social, pois uma das características desse transtorno é uma antecipação exagerada que leva a pessoa em questão a viver em estados de ansiedade mesmo semanas antes do evento que terá que enfrentar.

O problema, como acontece com outras fobias, é que em muitos casos, a ansiedade leva a pessoa a evitar situações que a assustam criando um círculo vicioso em que o objetivo principal é evitar o relacionamento.

A fobia social empobrece a vida da pessoa que a sofre , torna difícil para ela encontrar trabalho, amigos, um parceiro e muitas outras experiências. Sempre que você evita uma situação que pode causar ansiedade, o medo cresce e se fortalece. Na verdade, a única maneira de superar o medo é enfrentá-lo.

Você consegue sair do círculo vicioso da fobia social?

Superar a fobia social é possível , mas como em outros problemas relacionados à ansiedade, o caminho é longo e exige força e comprometimento. Reconhecer e aceitar o problema é o primeiro passo, então na maioria das vezes será fundamental buscar a ajuda de um profissional.

Aqui estão alguns truques que podem ajudá-lo a lidar e gerenciar a fobia social:

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Esteja ciente do problema

Saber o que está acontecendo é o primeiro passo para poder trabalhar nisso . No entanto, é importante deixar claro que não somos o problema, mas temos um problema. Todos vivemos momentos de fraqueza e recuperação, de virtude e fragilidade. Todos nós temos o direito de estar nervosos ou de errar, o importante é seguir no caminho da recuperação.

Trabalhando em auto estima e a autoaceitação é fundamental para a superação da fobia social, pois nos coloca em contato com nossa essência e nos permite conhecer a nós mesmos. Isso tornará mais fácil aceitar o que acontece.

Homem com fobia social em uma poltrona no meio do mar

Lide com os medos gradualmente

Agir é outro passo fundamental. Para superar uma fobia, você tem que lidar com o que te assusta, mas faça isso aos poucos. Podemos começar a praticar em ambientes que não sejam muito hostis, como reuniões de família ou com amigos ou outros pequenos grupos.

Outra forma de progredir é enfrentar pequenos desafios. Se comer em público nos assusta, vamos tentar fazer um lanche conosco, até que um dia nos sintamos capazes de sentar no parque e comer. Se temos medo de intervir em sala de aula, vamos nos inscrever em cursos nos quais sabemos que há poucos inscritos para começarmos a interagir aos poucos. Se o que nos assusta é o confronto de opiniões, podemos começar a discutir algo com um familiar quieto.

O segredo é começar aos poucos, continuando nas situações que geram mais ansiedade. Manter algum tipo de arquivo de nossas realizações pode nos motivar muito.

Par de ombros

Aprenda a controlar a ansiedade

Será de grande ajuda descobrir sua própria maneira pessoal de controlar a ansiedade. Por exemplo, praticar esportes, meditar , aprenda técnicas de relaxamento ... Quanto menos ansiedade sentirmos, mais fácil será lidar com ela nos momentos mais difíceis.

“O medo mata a mente. O medo é a pequena morte que traz consigo o cancelamento total. Enfrentarei o meu medo. Vou permitir que você pise em mim e me atravesse, e quando isso acabar, não haverá mais nada, só serei eu '

-Frank Herbert-

Procure ajuda de um profissional

Se sentimos que não podemos fazer sozinhos ou que precisamos de apoio externo, não hesitamos em procurar a ajuda de um profissional. Está provado que o psicoterapia cognitivo-comportamental , em combinação com o desenvolvimento de habilidades sociais e com técnicas de controle da ansiedade, é eficaz na superação da fobia social.

Como vimos, a fobia social é um problema limitador que empobrece nossos relacionamentos, mas podemos superá-lo gradualmente se nos esforçarmos. Em primeiro lugar, devemos ter a coragem de tentar.

Qual é a inteligência que ajuda a proteger as relações sociais?

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