Pais que abandonam seus filhos: por quê?

O que leva um pai a abandonar seu filho? Bem sabemos que este gesto deixa feridas profundas na criança, mas é justo compreender o que está por trás desta difícil escolha.

dificultad para recordar los nombres de las cosas

Pais que abandonam seus filhos: por quê?

Existem pais que abandonam seus filhos, pais e mães que em algum momento falham em suas responsabilidades e eles decidem sair. Os casos de abandono de crianças são muitos, diferentes e únicos, tal como as pessoas envolvidas. Uma experiência semelhante representa um trauma para a criança, mas também é verdade que algumas situações podem ter motivos subjacentes.

A pobreza e os recursos escassos são frequentemente as principais razões para fazer esta difícil escolha. Em outros casos, é pais muito jovens que decidem dar os seus próprios crianças para adoção ou para confiar a eles aos membros da família. Nestes casos não podemos falar de abandono real, mas certamente a sociedade tende a julgá-los como tal.

Estamos perante uma dura realidade com mil facetas em termos de motivações, situações e realidades particulares. No entanto, não podemos subestimar a extensão dessas experiências em crianças. Crescer sem pai, chegar à adolescência sem a figura da mãe, marca e deixa lacunas.

Pais abandonando seus filhos e mural de Banksy.

Porque há pais que abandonam seus filhos

Em nossa vida diária, frequentemente encontramos histórias dramáticas que nunca deveriam acontecer. Apesar do avanço da sociedade, o abandono de crianças ainda é uma realidade.

Hoje de novo existem bebês que se encontram nos locais mais absurdos, muitas vezes acompanhando a triste realidade das mães que chegaram ao fundo do poço, onde os serviços sociais não conseguiram chegar.

O abandono de uma criança nunca é uma decisão temporária , não é uma escolha feita de um momento para o outro. Geralmente, portanto, é o resultado de uma longa meditação e reflexão após a qual, por qualquer motivo, se opta pela solução mais trágica. Vamos analisar os motivos mais comuns.

As dificuldades financeiras dos pais que abandonam seus filhos

A pobreza e a exclusão social são os principais motivos que levam os pais (ou ambos) a abandonar os filhos. É vital que a sociedade identifique e intervenha nestas situações extremas.

Abuso de drogas, alcoolismo

O abuso de drogas e a exclusão social geralmente andam de mãos dadas. No entanto, também pode ser o caso de um casal em que um dos pais é tornou-se um alcoólatra . Diz-se que os filhos de pais alcoólatras experimentam dois tipos de negligência.

A primeira acontece em casa, quando a falta de cuidado, a falta de afeto ou mesmo a violência podem funcionar como um prólogo do que vai acontecer em breve. Na verdade, o abandono final da família virá.

Gravidezes indesejadas

Ao perguntar por que há pais que abandonam seus filhos, é importante levar em consideração a gravidez indesejada. Nesse contexto, as situações mais díspares podem surgir. Casos de violência são um exemplo , bem como gravidezes de menores. São situações extremas, em que muitos jovens se sentem sozinhos e não sabem como agir.

Por outro lado, outras situações podem surgir, como casais que descobrem que estão esperando um filho. Enquanto um dos pais aceita com entusiasmo a notícia, o outro não a sente da mesma maneira. Mais cedo ou mais tarde ele poderia optar pelo abandono definitivo de sua casa.

Fuga de laços: pais imaturos

Existem pais imaturos e mães sem instinto maternal , pais que, a certa altura, decidem abandonar os filhos. Nem todos estão preparados para assumir tal responsabilidade e por mais que busquem voluntariamente um filho, a realidade mostra que estão sobrecarregados.

Em princípio, o abandono é mais comum no primeiro ano de vida, mas o pai ou a mãe imaturos podem tomar essa decisão a qualquer momento. Pouco importa que os filhos tenham três, cinco ou dez anos, a decisão já foi pensada e eles optam por fugir de qualquer vínculo.

Menina no cais com os pés balançando.

Problemas com o parceiro: o abandono como solução para recomeçar

Entre as várias razões pelas quais alguns pais abandonam os filhos, precisamos nos aprofundar nos problemas de relacionamento. Os desacordos, as separações, divórcios complicados , as dificuldades encontradas nas tentativas de se chegar a um acordo sobre a pensão alimentícia ou custódia dos filhos levam muitos pais à solução mais extrema: o abandono definitivo.

Essas realidades são particularmente difíceis para as crianças , que não só testemunham o distanciamento, brigas e tensões entre os pais. Em alguns casos, eles podem até se sentir culpados pela fuga dos pais.

Por outro lado, é comum o pai falecido começar uma nova vida com outra pessoa, com quem forma uma nova família. Nestes casos, não é certo que ocorra um novo abandono. É dramático, além de quase incompreensível, que as pessoas optem por não fazer mais parte da vida dos filhos por desentendimentos com o parceiro.

Para concluir, as razões pelas quais uma pessoa abandona o filho são, em muitos casos, tão complexas quanto condenáveis. Claramente existem situações que são compreensíveis, enquanto outras devem ser condenadas. De qualquer forma, você precisa fazer todo o possível para evitar que eles aconteçam.

A ausência de um pai deixa um vazio intransponível na vida de uma criança. Além disso, é uma ferida que não fecha na idade adulta. Vamos manter isso em mente.

Uma mãe sempre permanece, mesmo quando todo mundo vai embora

Mãe é aquela figura que sempre cuida de nós, mesmo quando somos adultos