Gerenciando pensamentos obsessivos: 3 estratégias

Gerenciar pensamentos obsessivos é uma tarefa muito difícil. Requer um vai e enorme disciplina. É uma luta implacável contra as fontes de nossa mente que muitas vezes não percebem. Somente aqueles que são vítimas dessas idéias sabem como pode ser difícil removê-las. Uma parte de nós gostaria de sair do círculo vicioso, mas outra parte se esforça para garantir que tudo continue igual.

Para gerenciar pensamentos obsessivos, o primeiro passo é entender em que consistem. Essas idéias intrusivas que tendem a se fixar na mente e, em muitos casos, tornam-se recorrentes, são batizadas com esse nome. Eles se apresentam de uma forma que percebemos como involuntária. Eles vêm de forma simples, interrompem outros fios de pensamento e não podemos nos livrar deles. Seu conteúdo é geralmente intimidante. Eles lidam com catástrofes ou danos. Eles causam medo.

Muitas dessas ideias surgem de conflitos não resolvidos, quase sempre relacionados a um culpa não sabe ou que, em qualquer caso, não foi abordado . A ideia repetida é uma forma de punição por algo que fizemos e que é considerado repreensível. No entanto, ele escapa da consciência. Em qualquer caso, é possível controlar os pensamentos obsessivos para que percam a força. A seguir, apresentaremos três estratégias para fazer isso.

‘A paixão é uma obsessão positiva, enquanto a obsessão é uma paixão negativa.’ -Paul Carvel-

Estratégias para gerenciar pensamentos obsessivos

1. A metáfora da areia movediça

Uma boa maneira de lidar com pensamentos obsessivos é começar a vê-los como uma armadilha de areia movediça . Vamos imaginar que alguém cai em tal terreno. Seus instintos o farão querer sair de lá o mais rápido possível. Porém, se ele tenta se mover, tentando levantar as pernas, a única coisa que consegue é ir ainda mais fundo.

O mesmo acontece com pensamentos obsessivos. Você só pode sair dessa armadilha de areia movediça se a pessoa permanecer calma e reconhecer que está em uma área onde todos os movimentos devem ser calculados. Se ele tentar se deitar e flutuar calmamente, é muito provável que gradualmente alcance a borda .

Para gerenciar pensamentos obsessivos, você precisa fazer a mesma coisa. Não se deve colidir diretamente com eles. Não devemos nos opor resistência . Dê ao seu pensamento obsessivo 15 ou 20 minutos do seu tempo . Deixe lá, observe, detalhe todo o seu conteúdo. Uma vez que esse tempo tenha decorrido, tente se dedicar a outra coisa por mais 15 ou 20 minutos. Repita o ciclo até se sentir melhor.

2. Aceitando suas emoções

Se você deseja controlar os pensamentos obsessivos de maneira adequada, faça um esforço para chegar a um acordo com suas emoções. Concordar em sentir angústia emocional por um tempo . Se você aceitar experimentar essas emoções, especialmente a ansiedade, elas se dissiparão gradualmente.

Deixe-os fluir até o fim. Essas emoções se exaurem se não interferirmos com elas. Para entender melhor tudo, imagine que você tem um espinha ou uma picada de mosquito que belisca muito. Você sente o desconforto, mas decide não se coçar. Claro, é muito chato, mas mais cedo ou mais tarde isso vai passar.

O desconforto vai durar até certo ponto. Então vai começar a diminuir . O segredo é não tentar encontrar alívio coçando diretamente. O mesmo deve ser feito com a ansiedade ou com qualquer outra emoção negativa que acompanha o pensamento obsessivo.

3. Exercícios recomendados

Lembre-se de que seu objetivo é controlar os pensamentos obsessivos, não impedir que eles apareçam. Obsessões não podem ser controladas com a mente, como qualquer coisa. Eles exigem um processo muito mais profundo e prolongado ao longo do tempo, geralmente por meio de psicoterapia. Dito isso, existem alguns pequenos exercícios que podem ajudá-lo:

• Por um minuto fale com alta voce de sua obsessão . Não fale com sua obsessão, mas fale sobre ela. Você tem que fazer isso o mais rápido possível. Não importa se você não inventa um discurso coerente. Consistência é a coisa menos importante. Na verdade, você só pode dizer uma ou algumas palavras. Por exemplo, se você fica obcecado com o fato de que ladrões podem entrar em sua casa, repita, “ladrões em ladrões”, rapidamente e sem interrupção por um minuto.
  • Cante sua obsessão . Pense em uma melodia que você goste e tente mudar a letra, fazendo com que ela fale da sua obsessão. Sempre que essas idéias intrusivas atingirem sua mente, comece a cantar. Altere o texto sempre que quiser.
  • Desenhe sua obsessão . Dê uma forma. Crie personagens, se necessário. Não faça qualquer design, mas o melhor que você puder. Preencha-o com cores, enfeites e tudo que você precisa.

Como dissemos no início deste artigo, gerenciar pensamentos obsessivos não é nada fácil. Contudo, se as estratégias para o sucesso forem aplicadas com diligência, certamente seremos capazes de minimizar o efeito e a frequência dessas intrusões. Para banir um pensamento obsessivo, um Socorro terapêutico. Não hesite em procurá-lo.

Pensamentos obsessivos limitam a vida

Existem alguns pensamentos que, em vez de nos ajudarem, nos bloqueiam e produzem sentimentos como ansiedade e cansaço. Vamos falar sobre pensamentos obsessivos.