Giordano Bruno: as melhores citações

Sua vida e legado são uma ode à liberdade de pensamento. É por isso que vale a pena abordar a filosofia deste grande pensador do Renascimento.

Giordano Bruno: as melhores citações

Giordano Bruno via o universo de maneira diferente de seus contemporâneos , e isso lhe custou a vida . A trágica história deste filósofo e poeta renascentista contém sabedoria, conhecimento, amor e, infelizmente, morte.

Nascido em Nápoles em 1549, ele entrou muito jovem Ordem dominicana . Admirador da teologia de São Tomás de Aquino e da filosofia aristotélica, desde muito cedo se distinguiu por seu pensamento lúcido e sua mente racional.

Giordano Bruno, uma vida trágica

Giordano Bruno teve que abandonar os estudos aos 17 anos, acusado de divergir do pensamento da doutrina católica. Embora tenha sido ordenado sacerdote em 1572, ele logo foi forçado a fugir para evitar ser condenado por suas idéias.

Depois de um longo exílio, que durou quase 20 anos, ele retornou à Itália em 1591. Sua filosofia, sua visão de vida e suas idéias de uma terra em um universo infinito cheio de sóis e planetas o trouxeram à mira da Santa Inquisição.

Após oito anos na prisão, Giordano Bruno ainda era fiel às suas idéias. Ele se recusou a retratar seus escritos e ele foi finalmente sentenciado à fogueira no ano de 1600.

As melhores frases de Giordano Bruno

Giordano Bruno morreu aos 51 anos, condenado por uma das instituições mais poderosas de sua época, senão a mais poderosa. Sua vida e seu legado são uma ode a liberdade de pensamento . É por isso que vale a pena abordar a filosofia deste grande pensador do Renascimento.

Luz da vida

“Cego, quem não vê o sol, tolo, quem não sabe, ingrato, quem não agradece, se a luz é tanto, tanto é o bem, tanto o benefício pelo qual brilha, pelo qual prima, pelo qual beneficia, mestre dos sentidos , pai das substâncias, autor da vida! '

Bruno tinha consciência da importância do sol na vida humana e da luz que é essencial . Hoje sabemos, por exemplo, que a luz solar é uma fonte valiosa de vitamina D e que nos torna menos vulneráveis ​​a ela depressão .

Depois da noite mais escura, a luz sempre retorna

“Eu, que estou de noite, espero o dia, e os que estão de dia, espero a noite; tudo o que existe está aqui ou ali, perto ou longe, ou agora ou mais tarde, ou mais cedo ou mais tarde. Aproveite, portanto, e se puder, mantenha-se saudável e ame aqueles que te amam ”.

Integridade e solidariedade desempenham um papel importante no pensamento de Giordano Bruno. Sua filosofia está imbuída de um espírito renascentista, um espírito mais otimista que deixa para trás o desespero terreno da Idade Média. O filósofo sente que o ser humano passa por momentos de escuridão em que você tem que lutar para não afundar, e então subir à superfície quando a luz voltar.

A complexidade do ser humano

'Em cada homem, em cada indivíduo, um mundo, um universo é contemplado.'

Homem da Renascença, mas também humanista à frente de seu tempo, Bruno via o ser humano como uma entidade complexa, um universo pequeno, único e particular. Hoje não temos dúvida disso e até desenvolvemos sua ideia, expandindo o conceito de inteligência para o teoria das inteligências múltiplas .

en contacto con la naturaleza

A passagem do tempo

“O tempo tira tudo e dá tudo; tudo muda, nada é aniquilado. '

Existe um equilíbrio universal? Segundo Bruno, parece que sim. As modas são mudanças efêmeras, mas no final ainda estamos aqui. É possível que nada morra? Talvez, já quatro séculos após sua morte, ainda nos lembremos das melhores frases de Giordano Bruno . Muita coisa mudou, mas seus ensinamentos não se perderam e ainda estão vivos.

A verdade no firmamento

'Onde, portanto, o Urso era, pela razão do lugar, ser a parte mais eminente do céu, a Verdade é proposta, que é mais elevada e digna de todas as coisas, na verdade a primeira, a última e meia.'

Giordano Bruno, que escreveu em metáforas, associa o Urso, a estrela mais brilhante do firmamento, com verdade , a virtude que demonstra a maior dignidade a que o ser humano pode aspirar.

Céu estrelado

As artes e as ciências segundo Giordano Bruno

'Onde você vê a Lira de nove cordas, monte a mãe Musa com suas nove filhas, Aritmética, Geometria, Música, Lógica, Poesia, Astrologia , Física, Metafísica, Ética. '

Concluímos com esta bela frase que contém as artes e ciências sob uma musa. Embora algumas filhas da musa tenham perdido importância, como metafísica ou ética, não deixa de ser uma associação maravilhosa.

As frases de Tácito para uma viagem à antiguidade

Ler as frases de Tácito é como fazer uma viagem à antiguidade clássica. Não se sabe muito sobre a vida desse homem romano.