As 5 etapas de Steve Jobs para treinar o cérebro

Recentemente parei para refletir sobre como poderia melhorar minha capacidade cerebral, porque gostaria de ser muito mais flexível ou mais rápido quando chegar a hora razão . Às vezes, eu me pergunto como “Estou usando meu cérebro da maneira certa? 'Ou “É verdade que sou lento quando tenho que pensar?”.

Depois de fazer muita pesquisa, percebi que até os gênios mais importantes às vezes se encontram na mesma situação. A esse respeito, hoje eu gostaria de usar como exemplo Steve Jobs , o gênio criativo que, como eu, sentiu a necessidade de se exercitar e fazer seu cérebro funcionar ainda melhor .

Em uma de suas entrevistas, Jobs explica a seu biógrafo Walter Isaacson os efeitos de meditação nesse caminho:

' Se nos sentarmos e simplesmente nos observarmos, veremos como nossa mente está inquieta. Quando tentamos acalmá-la, a situação só piora. Se depois de um tempo tivermos sucesso, as menores sutilezas se abrirão diante de nós. Nossa intuição se torna mais aguçada, nossa visão mais clara e estamos mais conscientes de nós mesmos ao longo do tempo, naquele momento específico, aqui e agora. Nossos pensamentos ficam mais lentos, nossa consciência se expande e vemos muito mais longe do que víamos antes ”.

cómo explicar las emociones a los niños

Entre todos os tipos de meditação que podemos praticar, Steve Jobs escolheu e usou a meditação de consciência plena, que surge de Budismo zen e do taoísmo. Em uma de suas últimas entrevistas, Jobs confessou a Isaacson que vinha praticando essa meditação há muitos anos, seguindo as 5 etapas listadas abaixo.

Primeiro passo

Sente-se no seu lugar favorito, tranquilo e confortável silencioso e adotar a posição da flor deles. Para evitar problemas de tensão nas costas, você pode sentar em um travesseiro. Agora, comece a respirar profundamente ...

Posição da flor de lótus

Segundo passo

Mantenha os olhos fechados e ouça os pensamentos que surgem nos seus mente; , eles são parte do que chamamos de 'mente de macaco'. Não se preocupe se esses pensamentos não permitirem que você se concentre totalmente. No momento, concentre sua atenção apenas em como sua mente se move de um pensamento para outro . Repita este exercício todos os dias por 5 minutos durante uma semana.

'Alguns estão dispostos a fazer qualquer coisa, exceto viver aqui e agora.'

-John Lennon-

en mis palabras lo que pienso. en mis silencios lo que siento sentido

Terceiro passo

Concentre-se no que eles chamam de 'mente do boi', a área de sua mente que pensa com calma e lentamente, direcionando sua atenção para o mundo ao seu redor. Esta mente tem o único propósito de observar, ouvir e sentir, sem julgar ou compreender os significados. A “mente de boi” permite que você seja tranquilo, paciente e preciso em seu trabalho.

Quarta etapa

Começar a tomar consciência de sua 'mente de boi' permitirá que você se pergunte para deixar a 'mente de macaco' para trás . Um exemplo perfeito é Jeffrey James, que utilizou esta técnica como auxiliar no seguinte exercício: imaginou um boi caminhando pacificamente e o macaco adormecendo nesse meio-tempo.

Não se preocupe se, de vez em quando, o macaco ' combina um dos seus ”, É normal e faz parte do processo ... Aos poucos vai desaparecendo, o que vai permitir que você foque muito mais no estado da“ mente do boi ”.

dente de leão

Quinto passo

Enquanto você consegue acalmar sua 'mente de macaco', tente se concentrar na 'mente do boi', ajudando você com sua respiração e tentando desacelerá-la . Seus sentidos se tornarão mais apurados e você terá mais contato com o ambiente ao seu redor, com as sensações . Se você abrir os olhos, verá como percebe o mundo ao seu redor de uma maneira diferente, talvez até um pouco estranha. Você está começando a viver 'aqui e agora', de forma autêntica e de acordo com a sua essência.

esmeralda gobbo di notre dame

Este último estado é o que queremos alcançar colocando este exercício em prática. No entanto, isso levará algum tempo. Gradualmente, você tem que aumentar a duração desse último sentimento de paz e plenitude que você alcançou, quase sem perceber o tempo que passa. E lembre-se: meditação de plena consciência permite que você :

• Liberte-se de estresse . Isso o ajudará a não ver as grandes dificuldades como grandes preocupações.
  • Superando e prevenindo a insônia .
  • Pense e reflita com mais clareza e avalie melhor o que está acontecendo em sua vida.

'O passado fugiu, o que você espera está ausente, mas o presente é seu'

-Provérbio árabe-

Os 5 'nunca' de Steve Jobs