Segredos de família podem nos bloquear

Muitas vezes, a razão de um mal-estar psicológico reside em um segredo de família, escondido por muito tempo pela culpa ou pela vergonha. Essas são transmitidas inconscientemente e acabam afetando o bem-estar emocional das pessoas.

a veces tienes que dejar ir a las personas que amas

Segredos de família podem nos bloquear

Os segredos de família são um fardo invisível. Sabemos que eles estão aí, mas justamente por serem secretos não podemos enfrentá-los e elaborá-los. Se estiverem lidando com fatos sérios ou perversos, o resultado pode ser depressão inexplicável, mania ou qualquer tipo de neurose ou psicose.

O caso de Jennifer Teege . A menina, que cresceu em um orfanato e foi adotada por uma família aos 3 anos, sabia que algo estava errado com ela. Ela começou a procurar sua mãe biológica para descobrir sobre seu passado, mas isso não foi suficiente para acalmar sua inquietação. Ele tinha a sensação de que sua existência estava envolta em um segredo obscuro. Ele sentiu a presença de algo maligno.

'Por que os adultos acreditam que as crianças toleram os segredos melhor do que a verdade?'

-Cornelia Caroline Funke-

el pórtico de un zenone

Com o tempo, ela descobriu que sua mãe havia escondido dela dados relevantes. Por exemplo, que seu avô tinha sido um comandante SS e se chamava O Açougueiro de Plaszóvia .

Ele continuou sua pesquisa em livros e documentos até descobrir todos os segredos de sua família . Como ela mesma disse, “só pude começar minha vida autêntica, com minha verdadeira identidade, depois de descobrir minha história familiar”.

A importância dos segredos de família

Os segredos de família existem enquanto existe a vergonha: fatos que estão escondidos por medo de serem descobertos . Eventos inaceitáveis, objetiva e subjetivamente.

Segundo os psicanalistas, os segredos de família são uma forma de repressão coletiva . Eles se relegam a uma área escura, convencidos de que, escondendo-os, mais cedo ou mais tarde irão desaparecer. Na verdade, esconder causa o efeito oposto: o segredo fica mais vivo do que nunca, mesmo que ninguém o veja.

Todas as coisas reprimidas voltam. Eles não ficam apenas trancados na gaveta, dormindo, mas ficam mais vivos do que nunca e sempre encontram um canal para ressurgir. O conteúdo oculto tem as mesmas propriedades da matéria: não é destruído, mas transformado . Em quê? Dentro neurose uma psicose.

Mulher chorando no peito de um homem

Sentimentos e emoções hereditários

A vergonha contida nos segredos de família vem sempre acompanhada de culpa . É um dos sentimentos mais tóxicos e nocivos que o ser humano se encontra. Isso nos leva a nos sentirmos indignos, a buscar maneiras de nos punir inconscientemente. A culpa é projetada continuamente, mesmo que não falemos sobre isso abertamente.

Desde que nascemos, recebemos uma série de mensagens implícitas e explícitas do mundo que nos rodeia. Por exemplo, podemos perceber que nossa mãe está muito nervosa e sombria ou que ela tem repulsões que parecem incompreensíveis para nós. Na base de comportamentos semelhantes que nos parecem estranhos, há certamente um conteúdo reprimido.

Tudo o que não é dito ou desconhecido penetra em nossa vida de maneira imprecisa, mas decisiva. Quando os segredos de família são muito sérios ou envoltos em culpa, eles deixam você doente. Mas o que é pior, são transmitidos implicitamente às gerações subsequentes que, embora não saibam exatamente o que aconteceu, sofrem dano à psique de alguém .

tabletas tavor para que sirve

Memória transgeracional

Cada um de nós é filho de uma história e de uma perspectiva de vida. Quando nascemos, somos apenas um novo capítulo que se soma ao que já aconteceu. Antes de nós, existem eventos e fatos que definem grande parte da nossa pessoa.

Portanto, é muito importante conhecer a memória transgeracional para nos compreender melhor e descobrir uma parte importante da nossa personalidade. Encontrar essas informações é essencial para nosso desenvolvimento e bem-estar. Conhecer e compreender nossa ancestralidade é uma maneira de interpretar nossos sentimentos , emoções e atitudes.

Ilustração infantil com engrenagens

Se não conhecermos os detalhes de nosso passado, eles continuarão a afetar nossas experiências. Lembre-se de que o eco daqueles que nos precederam vive em nós: somos inconscientemente condicionados pelos segredos de nossa família e pelas verdades que ignoramos. Para muitos, essa é a origem de um distúrbio emocional, mas também a maneira certa de superá-lo.

Câmara Secreta, o que é?

A câmara secreta é um espaço onde gradualmente guardamos coisas que fazem parte de nós, mas que incomodam ou não gostam do parceiro

Bibliografia
  • Rodríguez, C. & Espinoza, A. (2007). A memória enraizada, uma abordagem ao trauma transgeracional. Revista Reflexión, 33, 1-8.