As três peneiras de Sócrates para filtrar rumores

As três peneiras de Sócrates é uma anedota que nos convida a não permitir que informações ou mensagens falsas, inúteis ou prejudiciais cheguem até nós. É aplicado à fofoca, mas também pode ser estendido a todas as informações que circulam na rede ou na mídia.

A anedota do grande filósofo grego que chegou até nossos dias ainda é considerada uma grande lição de vida, particularmente adequada para situações em que a fofoca e os boatos dominam.

As três peneiras de Sócrates conta como um de seus discípulos uma vez se apresentou a Sócrates em um estado de grande agitação, dizendo que acabara de conheceu um amigo do filósofo e que ele pretendia falar mal dele.

“Para se encontrar, pense em você mesmo”.

-Sócrates-

Ao ouvir essas palavras, Sócrates pediu a seu discípulo que se acalmasse. Mais tarde, ela pediu que ele esperasse um minuto. Antes de ouvir o que tinha a dizer a ele, ele decidiu que a mensagem teve que passar por três peneiras. Se ele não os tivesse vencido, não valeria a pena ouvir a mensagem.

As três peneiras de Sócrates

Como era seu costume, o sábio filósofo fez a seguinte pergunta ao seu discípulo ansioso: 'Você está absolutamente certo de que o que está prestes a me dizer é verdade?' . O discípulo pensou por um momento. Na verdade, ele não tinha certeza de que o que ouvira poderia ser classificado como calúnia. Era basicamente uma questão de perspectiva . “Então você não sabe se é tudo verdade ou não”, concluiu Sócrates enquanto o discípulo só tinha de acenar com a cabeça.

Sócrates com discípulos

O mestre insistiu em fazer uma segunda pergunta: ' O que você vai me dizer é positivo ou não? ' O discípulo admitiu que não era uma informação positiva, muito pelo contrário. Ele teve que trazer de volta palavras que, em seu julgamento, lhe causariam desconforto e dor. Então Sócrates decidiu: 'Então você está prestes a me trazer uma notícia desagradável, mas você não tem certeza se corresponde à verdade'. E o discípulo admitiu que sim.

Finalmente, Sócrates fez uma terceira e última pergunta ao discípulo. ' O que você está prestes a me contar sobre meu amigo me ajudará de alguma forma? ' O discípulo hesitou. Na realidade, ele não estava convencido de que o episódio tivesse alguma utilidade para o filósofo. A notícia teria alienado Sócrates de seu amigo , mas como não tinha certeza da veracidade do que ouvira, talvez contá-lo não tivesse qualquer utilidade.

A verdade, a bondade e a utilidade

A anedota das três peneiras de Sócrates conta que, no final, o filósofo não quis ouvir o que o discípulo tinha a lhe dizer. “Se o que você quer me dizer não é verdade, nem positivo nem útil, por que eu iria querer ouvir ? ' .

Verdade, bondade e utilidade são as três peneiras de Sócrates . Segundo o filósofo grego, essas são as perguntas que todos deveriam se fazer antes de dizer qualquer coisa. A primeira: tenho certeza da veracidade do que vou contar? A segunda: o que estou prestes a dizer é uma informação positiva? E a terceira: é mesmo necessário dizer?

Árvore com perfil humano

Este filtro triplo é um excelente guia para o que queremos e o que queremos ouvir . Ele representa um parâmetro construído em torno do que um comunicação deve ser saudável e construtivo. Estas são as razões que tornam esta anedota ainda tão popular.

Como aplicar as três peneiras de Sócrates

Na vida cotidiana não é fácil definir o que é verdadeiro, bom e necessário . Esses são conceitos abstratos que às vezes são difíceis de aplicar. Para isso, existem algumas questões adicionais que ajudam a aplicar as três peneiras de Sócrates.

• Diante do fato verdadeiro: Tenho certeza? Eu posso tentar? Eu seria capaz de apoiá-lo na frente de alguém? Eu estaria disposto a apostar minha reputação por isso?
  • Diante do positivo: isso faz a outra pessoa se sentir melhor ou eu mesmo? Vai despertar Emoções positivas ? Vai melhorar a condição das pessoas envolvidas?
  • Diante de um fato necessário ou útil: saber da notícia, minha vida ou da pessoa em questão vai melhorar ? Essa pessoa será capaz de realizar alguma ação graças a este fato? O quanto a eventualidade de não aprender sobre isso afetaria a pessoa em questão?
rostos
Como mencionado no início do artigo, as três peneiras de Sócrates visam acima de tudo a fofocas e boatos. Aplicá-los será capaz de silenciar esses rumores prematuramente. Mas ainda, é também um processo válido para outros tipos de mensagens: as que recebemos através dos meios de comunicação ou i rede social . Muitas das informações que nos cercam hoje são frequentemente maliciosas e erradas. Fofoca: definição e consequências?

Fofoca: definição e consequências?

A fofoca, todos nós teremos ouvido os boatos e também teremos espalhado alguns deles. Em tempos mais conservadores, faziam estremecer famílias inteiras.

Bibliografia
  • Di Castro, E. (2000). Racionalidade e emoções . Racionalidade: linguagem, argumentação e ação, 1, 267.