O cérebro descansa de vez em quando?

Você já se perguntou se o cérebro está descansando? Os neurocientistas afirmam que essa máquina perfeita nunca para de funcionar. No entanto, em certos momentos pode alterar seus impulsos elétricos e as conexões entre os neurônios

O cérebro descansa de vez em quando?

O cérebro sempre descansa? Frequentemente somos aconselhados a 'desligar' o cérebro ou reduzir sua atividade. Porém, mesmo em condições de calma e tranquilidade, como no caso da meditação ou do descanso noturno, esse maravilhoso órgão nunca para de funcionar. Deve-se dizer, entretanto, que os impulsos elétricos e a maneira como ele estabelece as conexões entre os neurônios variam.

Todo organismo vivo está em funcionamento contínuo. As células realizam constantes mudanças metabólicas, portanto o termo 'repouso' certamente não pode ser associado a órgãos que realizam funções vitais . Se a atividade das células parar, elas morrem. Com base nessas premissas, é natural perguntar se o cérebro descansa as vezes.

Muitas vezes pensamos que temos controle absoluto sobre o cérebro. Como uma entidade que articula a nossa raciocínio e decisões e que contém desejos ou projetos, estamos convencidos de que podemos dominá-lo, quando na realidade não é assim.

Quando dormimos, o cérebro não dorme, é incrivelmente ativo . Em tempos de grande estresse e ansiedade, a desconexão que ele manifesta é maior porque ele não consegue lidar com muitos estímulos. É por isso que temos problemas de memória ou confusão. O cérebro é uma máquina perfeita que merece ser estudado exaustivamente.

El piensa solo en si mismo

Se nossos cérebros fossem simples o suficiente para entendê-lo, não seríamos inteligentes o suficiente para entendê-lo.

David Eagleman

Homem dormindo

O cérebro sempre descansa?

O cérebro tem uma função vital, como todas as células, tecidos, órgãos e sistemas vivos do corpo. Além das funções simples indispensáveis ​​à vida, relacionadas ao metabolismo, à produção de proteínas, ao consumo de oxigênio, o cérebro tem outros objetivos.

Abriga os centros de poder onde o conhecimento , consciência e todos os processos inconscientes que não podemos controlar . O cérebro está constantemente ocupado, tanto na fase de vigília quanto na fase de sono. Na verdade, na fase R.E.M., os impulsos elétricos do cérebro são muito intensos.

A energia obscurece o cérebro e a atividade inconsciente

Neurobiologistas como o Dr. Marcus E. Raichle, da Universidade Washington em Saint Louis, Missouri, chamaram de energia escura os processos e decisões que freqüentemente tomamos sem estar totalmente cientes deles. Por exemplo: estamos descansando e de repente uma mosca pousa em nosso nariz.

Em menos de um segundo nós somos capazes remova o inseto com um tapa. Não há necessidade de pensar nisso, a resposta é automática . O famoso David Eagleman, em seu livro Incógnito: a vida secreta da mente , nos convida a refletir sobre um aspecto simples para saber se o cérebro está descansando ou não: se realmente parasse, deixaríamos de ser tudo o que somos. Também somos obrigados a aceitar que existe de fato um lado negro deste órgão, uma dimensão velada sobre a qual não temos controle.

frases sobre la forma de ser

Como disse Sigmund Freud, o cérebro e a mente humanos são amplamente baseados em atividades e ações inconscientes , aqueles que não podemos controlar.

Menina com olhos fechados

O cérebro durante o sono e a compartimentação das sinapses

Sabemos que o cérebro não dorme à noite. Não importa se estamos imersos no mais profundo universo dos sonhos , nosso cérebro sempre permanece incrivelmente ativo . No entanto, funciona de maneira diferente e 'permite' o descanso de algumas células. Giulio Tonioni, um estudioso de consciência e distúrbios do sono da Universidade de Wisconsin-Madison, conduziu uma pesquisa interessante que levou aos seguintes resultados:

Dizer que o cérebro descansa à noite é meio erro . Não, na verdade tem uma atividade elétrica muito intensa. No entanto, ele envia ordens para que várias células e áreas do cérebro descansem.

Esta condição é conhecida como compartimentação: certas sinapses que não são úteis durante a noite saem . Pela manhã acordam de forma intensa e saudável.

fin de una relación de fase

A partir desse fenômeno, são ativadas outras áreas que facilitam a integração de informações, as mesmas que vão moldar, por exemplo, parte da nossa memória de longo prazo.

O cérebro não descansa, mas podemos ajudá-lo a funcionar melhor

Além da pergunta na abertura do artigo, muitos estão curiosos para saber se é possível tornar o cérebro mais eficiente. Nesse sentido, saiba que a hiperestimulação é um dos piores inimigos do cérebro. A pressão, o estresse, as preocupações constantes, o uso contínuo de dispositivos eletrônicos eles têm um impacto muito sério na saúde do cérebro .

Consequentemente, o ideal é estimular aquelas atividades que enriquecem o cérebro em condições de tranquilidade e harmonia. Alguns processos reequilibram suas funções, estimulam-na positivamente e aumentam sua eficácia. Eles são os seguintes:

• Meditação
  • Andar
  • Sonhando acordado
  • Descanse por 20 minutos
  • Envolvendo-se em atividades agradáveis: ler , desenhar, caminhar na natureza, ter conversas interessantes.

Concluindo, lembramos mais uma vez que o cérebro nunca descansa. Isso, porém, não significa que não devamos fazer: seguir uma rotina, cuidar das emoções e respeitar os ritmos do sono é fundamental para o nosso bem-estar e para o nosso cérebro.

Neurociência da felicidade: cérebro e emoções positivas

Quando falamos em neurociência da felicidade, queremos dizer a capacidade de alcançá-la por meio de um uso positivo do cérebro, com emoções e sentimentos.

• Eagleman, David (2015). O cérebro . Madrid: Anagrama