Cortisol: o hormônio do estresse

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O cortisol é um hormônio que atua como neurotransmissor no cérebro. É considerado pela comunidade científica como o hormônio do estresse, e é produzido pelo corpo em situações tensas, para nos ajudar a lidar com elas. A produção desse hormônio é controlada pelo hipotálamo, em resposta a situações estressantes e aos baixos níveis de glicocorticóides no sangue.

É uma emoção / estado emocional que gera tensão física. Pode ser desencadeado por qualquer situação ou pensamento que nos faça sentir frustrados, com raiva ou nervosos. Em pequenas doses, o estresse pode ser positivo, pois nos ajuda, por exemplo, a evitar o perigo ou a realizar nossos propósitos. No entanto, quando o estresse se torna recorrente, pode prejudicar o nosso saúde .



Pela maneira como pensamos, acreditamos e sentimos, podemos afetar nossos níveis de cortisol. A ciência mostra que, ao modificar nossos pensamentos, de certa forma modificamos a atividade bioquímica das células cerebrais.



Falta de humor, irritação constante, raiva forte, cansaço constante sem ter feito esforço e falta de apetite ou fome crônica são possíveis indicadores de níveis muito elevados de cortisol no corpo.

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Dependendo de nosso caráter e de como encaramos a vida, produziremos cortisol ou serotonina.

Cortisol: o hormônio do estresse e da insônia

Situações que interpretamos como estressantes aumentam nossos níveis de cortisol, afetando negativamente a qualidade e a duração do sono. O cortisol, mesmo que no parágrafo anterior tenhamos descrito sua ação negativa, deve ser preservado em um nível basal para nos manter acordados e ativos durante o dia, para depois diminuir à noite.

Os níveis de cortisol variam ao longo do dia: há pessoas que são mais ativas pela manhã e outras que não conseguem descansar bem mesmo depois de comer. No entanto, é normal que diminua gradualmente com o passar do dia, atingindo níveis mínimos na hora de parar. Mesmo assim, se os níveis de cortisol não diminuem durante a noite, porque a resposta ao estresse se mantém ativa, é normal que seja difícil dormir.



O cortisol desempenha um papel importante na nossa saúde e bem-estar, elevando os seus níveis sempre que identificamos um problema como uma possível ameaça. Quando os níveis de cortisol estão ótimos, nos sentimos mentalmente fortes, motivados e vemos as coisas com clareza. Quando os níveis de cortisol caem, nos sentimos confusos, apáticos e fatigados.

Regular o estresse é importante e, muitas vezes, simples. Em um corpo saudável, a resposta ao estresse ocorre e então permite que a resposta de relaxamento assuma o controle. Quando nossa resposta ao estresse é ativada com muita frequência, é mais difícil desligar e, portanto, é mais provável que crie um desequilíbrio. Além disso, quando o estresse permanece constante, acabamos adoecendo.

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'O momento certo para relaxar é quando você não tem tempo para isso.' -Sydney J. Harris-

O estresse causa muitas doenças

O estresse é o mecanismo usado pelo corpo para resolver problemas, mas quando a situação se torna recorrente, pode causar doenças como diabetes, depressão , resistência à insulina, hipertensão e outras doenças autoimunes. A resposta do corpo ao estresse é de natureza protetora e adaptativa. Por outro lado, a resposta ao estresse crônico produz um desequilíbrio bioquímico que, por sua vez, enfraquece o sistema imunológico contra certos vírus ou alterações.

Vários estudos têm mostrado que estresse recorrente ou muito intenso é um dos fatores que causam o desenvolvimento de somatizações, como consequência da falta de adaptabilidade à mudança. Existem muitas doenças psicossomáticas produzidas pelo estresse ou desencadeadas e agravadas por ele.

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Quando o estresse agudo é contínuo, nosso corpo pode produzir úlceras em diferentes partes do sistema digestivo, bem como problemas cardiovasculares. Mesmo no caso de pessoas com fatores de alto risco, pode causar ataques cardíacos ou derrames. Todas essas doenças progridem silenciosamente, somatizando-se de diferentes formas e em diferentes áreas do corpo, de acordo com certas características de quem as sofre.

“Sem saúde, vida não é vida; nada mais é que langor e simulacro de morte '-François Rabelais-

O apoio social reduz os níveis de cortisol

O suporte social e a oxitocina interagem em nosso corpo suprimindo as respostas subjetivas produzidas pelo estresse psicossocial. o o apoio social oferecido a nós por familiares e amigos é um dos fatores de proteção mais poderosos contra doenças relacionadas ao estresse, como os que falamos anteriormente.

Um estudo de psicologia biológica realizado na Universidade de Freiburg, Alemanha, dirigido por Markus Heinrichs, mostrou pela primeira vez que, em humanos, o hormônio oxitocina desempenha um papel importante tanto no controle do estresse quanto em seu efeito redutor. Além disso, a oxitocina também desempenha um papel muito importante em nosso comportamento social (fator modulador de estresse).

É complicado controlar os níveis de cortisol no sangue, mas existem certos fatores que são controlados mais facilmente e quem pode nos ajudar. Por exemplo, ter um bom suporte social (pessoas em quem você pode confiar) ou reduzir o consumo de certas substâncias, como álcool e tabaco, que aumentam indiretamente os níveis de cortisol.

Além disso, para reduzir os níveis desse hormônio, não podemos nos esquecer da importância de uma dieta com vários nutrientes, pois a redução da ingestão de calorias pode aumentar os níveis de cortisol. Ainda é, realizar alguns exercícios de relaxamento e meditação, que reduzem o risco de sofrer de estresse crônico, conforme confirmado por um estudo realizado pela Ohio State University.

De acordo com este estudo, a simples diferença entre aqueles que meditam e aqueles que não meditam é que pois uma mente meditativa, o pensamento entende, é uma testemunha, enquanto no caso de uma mente que não medita, o pensamento é produzido, ele comanda.

'Não há problemas que não possamos superar juntos ou que possamos resolver separadamente' -Lyndon Baines Johnson-