Orgulho: um grande produtor de conflitos

Como em todas as coisas da vida, não existem categorias definitivas ou definições absolutas. O mesmo acontece com o orgulho, que pode ser bem ou mal aproveitado. Em psicologia, dois tipos de orgulho foram definidos: positivo e negativo . O orgulho positivo é chamado de 'auto-estima', enquanto o orgulho negativo é chamado de 'arrogância'.

O primeiro é necessário para se sentir seguro e levar uma vida equilibrada, valorizar-nos no momento certo, encontrar o nosso lugar no mundo e ter orgulho dele; tudo isso é absolutamente saudável. O segundo orgulho, aquele que nos afasta e nos coloca acima do mundo, é o maior produtor de conflitos e é capaz de saturar nossa vida com eles.

O lado negativo do orgulho é definido como o excesso de autoestima e valorização dos próprios méritos, portanto o sujeito se considera superior aos outros. Esse tipo de orgulho nos impede de reconhecer nossos erros, de remediá-los e torna evidente a ausência de humildade.

A humildade, uma qualidade oposta ao orgulho, permite-nos adotar uma atitude aberta, flexível e receptiva para aprender tudo o que ainda não sabemos. Pessoas orgulhosas transmitem tédio mental por causa de seus ego desproporcional, reclamando de indivíduos, situações, o clima, seu país, etc. Isso inevitavelmente os fará pular de um conflito para outro.

“Se o orgulho não for moderado, será nosso maior castigo”

(Dante Alighieri)

Quando o orgulho se torna orgulho

O termo “orgulho” deriva da palavra latina do mesmo nome e descreve um sentimento que nos leva a nos avaliarmos acima dos outros, ocorre uma superestimação do próprio ego em relação aos outros. Esse sentimento de superioridade nos leva a nos gabar de nossas qualidades e idéias e a desprezar as dos outros. Podemos dizer que o orgulho pode degenerar em orgulho. Orgulho é uma atitude orgulhosa que encontra sua definição na audácia de quem se vangloria.

O orgulho, que nos leva a nos sentirmos superiores cada vez que nos comparamos a alguém, denota um complexo de inferioridade. É daí que vem a arrogância com que queremos provar que sempre temos razão. Também nos valemos da vaidade, alardeando nossos méritos, virtudes e nossos sucessos .

Essas pessoas podem ser ideologicamente muito intolerantes, agarrando-se a uma única posição e impedindo qualquer entrada externa . Sua capacidade de admitir é muito baixa e eles mostram uma forte resistência em pedir perdão e mudar: eles não pensam em mudar, porque acreditam que já estão fazendo tudo perfeitamente.

homem-e-mulher-por-trás

Eles têm endurecimento e distância emocional e dificilmente esquecem uma ofensa. Essas características limitam seus relacionamentos interpessoais.

'O orgulho nunca desce voluntariamente de seu pedestal alto, mas mais cedo ou mais tarde cairá dele.'

(Francisco de Quevedo)

5 gotas de lexotan son efectivas

Honestidade para derrotar nosso orgulho

A honestidade pode ser muito dolorosa no início, mas logo se torna uma fonte de liberação. Isso nos permite abordar o verdade sobre quem somos e como nos relacionamos com nosso mundo interior. É assim que iniciamos a jornada que nos conduz ao nosso bem-estar emocional; cultivar essa virtude tem muitos efeitos terapêuticos.

Primeiro, o medo de se conhecer e enfrentar nosso lado sombrio diminui. Também nos impede de continuar a usar uma máscara para agradar aos outros e ser aceitos por nosso ambiente social e de trabalho. Essa qualidade também nos impede de esconder nossos conflitos emocionais debaixo do tapete.

amigos rindo de braços dados

A honestidade nos dá força para nos questionarmos, identificando as falsidades e mentiras que nos ameaçam, como tentações, por dentro. À medida que a honestidade se integra à nossa essência, o nosso orgulho desaparecerá, pois não teremos mais que desempenhar papéis para dar uma imagem de nós que não corresponda à realidade.

“A honestidade é o primeiro capítulo do livro da sabedoria”.

(Thomas Jefferson)