A delicada arte de responder aos elogios

Responder aos elogios com elegância não é uma arte fácil de dominar. Às vezes, o medo de ser arrogante pode nos impedir, outras vezes não queremos exagerar para não parecer ingratos ou simplesmente por modéstia. O fato é que responder a um elogio não é tão simples quanto parece. Na verdade, é mais fácil parecer mal.

Mesmo a de elogiar é uma arte dominada por poucos, mas isso não justifica a falta de capacidade de agradecimento por parte de quem os recebe. Muitas vezes nos sentimos incomodados com os elogios ou elogios que recebemos e também temos vergonha de não saber como responder adequadamente, correndo o risco de parecer ridículo.

Se você pensar nisso, muitas vezes, para não nos dar muita importância ou não parecer arrogantes ou exagerados, acabamos denegrindo, rejeitando ou menosprezando o elogio, elogio ou presente recebido. Esquecemos o que os outros esperam gratidão da nossa parte, mais do que modéstia . Por outro lado, há casos em que, para nos mostrarmos gratos, passamos por modestos, bons ou exageramos mais do que o necessário. Vamos aprofundar o assunto.

Por que algumas pessoas ignoram ou enganam os elogios?

O elogio pode ser aceito, ignorado, enganado ou mesmo negado. Você também pode reagir com autocrítica, pode discutir e negociar . Mas por que achamos tão difícil aceitar um elogio? Como podemos colocar em prática mil estratégias para rejeitá-lo, ignorá-lo e nos rebaixar? Afinal, todos nós gostamos de receber crédito pelo que fazemos ou somos.

Existem várias maneiras de reagir a elogios ou elogios.

Algumas das razões pelas quais lutamos para aceitar um elogio são:

• Medo de parecer vaidoso . Esse é o motivo mais comum pelo qual as pessoas enganam ou ignoram um elogio. Parece que o problema de concordar com um elogio é ter o sentimento de auto-elogio, o que significaria ser presunçoso.
  • Precisa restaurar o equilíbrio . Visto que o elogio é um ato positivo, quem o recebe pode sentir a necessidade psicológica de reequilibrar seu humor, negando o elogio ou retribuindo imediatamente.
  • Desejo de evitar o sentimento de dívida . Essa preocupação ativa um mecanismo pelo qual se alguém faz ou diz algo bom para nós, temos que retribuir o favor, por isso nos sentimos em dívida. Ao negar o elogio, o sentimento de endividamento desaparece.
  • Pobre auto estima . Se alguém reserva para nós belas palavras que não compartilhamos, mostramo-nos incrédulos e às vezes corajosos o suficiente para negá-las. Não concordando com essa visão de nós mesmos, tentaremos de todas as maneiras confirmar que essa avaliação está errada e que o que eles nos disseram está errado.
  • Incapacidade de ser assertivo . A falta de assertividade impede-nos de aceitar elogios e, sobretudo, de responder de forma adequada. Portanto, é aconselhável treinar essa habilidade social para melhorar as relações pessoais.
  • Desconfiança . Se acreditarmos que existe um interesse por trás do elogio, nossa primeira reação será de rejeição. Essa desconfiança pode depender de uma visão imparcial das circunstâncias.
  • Desejo de dar uma imagem melhor de si mesmo . Às vezes, as pessoas usam a falsa modéstia para dar uma imagem melhor de si mesmas. Às vezes, portanto, não dão importância aos elogios por esse motivo.

Aceite os elogios

Antes de responder com gentileza e elegância aos elogios, é preciso aprender a aceitá-los com o coração. Um elogio pode esconder várias intenções e pode não ser sincero, mas na maioria das vezes é .

Em qualquer caso, as pessoas que fazem um elogio esperam que a outra pessoa o aceite. E sua resposta deve ser modesta (sem fingir falsa modéstia) e mostrar gratidão. Como já dissemos, o problema é que muitas vezes as pessoas ignoram ou enganam um elogio, o que implica que essa é uma prática normal.

No entanto, o fato de se tratar de uma reação comum não significa que seja a mais adequada, até porque denota grosseria, além de falta de inteligência. Na verdade, negar ou enganar um elogio significa contradizer ou mesmo ofender a outra pessoa .

Como responder aos elogios com gentileza e sem falsa modéstia

A arte de responder aos elogios consiste em saber dizer obrigado com sinceridade e autenticidade. Simplesmente isso . Não há necessidade de justificar ou acrescentar mais nada. Quem nos elogia espera apenas que o aceite e agradeça. Basta dizer 'obrigado'.

Não devemos esquecer a importância da linguagem não verbal, principalmente do olhar. Observar alguém agradecendo ou apertando sua mão é essencial. Às vezes, um abraço também pode estar lá. Esses gestos são muito mais significativos do que quaisquer palavras.

Se o elogio é fruto de um esforço colaborativo, não podemos esquecer a contribuição de ninguém, principalmente daqueles que costumam ficar nas sombras . Lembrar quem nos ajudou, quem nos inspirou e nos apoiou é uma ótima maneira de reconhecer o valor que essas pessoas têm para nós.

Em todo caso, devemos evitar fazer esclarecimentos que neguem o próprio elogio. Frases como “não é nada”, “não se preocupe”, “não é um problema” mostram falsa modéstia e podem ser interpretadas como rejeição pessoal. Se você precisa dizer mais do que um simples 'obrigado', você precisa procurar algo positivo .

Também é melhor evitar responder a um elogio com outro elogio. Muitos acreditam que é uma boa forma de agradecimento, mas é um pouco forçado e carece de sinceridade.

Concluindo, queridos leitores, se vocês trabalharam muito para chegar onde estão agora, se se esforçam todos os dias para melhorar, por que rejeitar o feedback positivo dos outros? Você merece isso!

11 hábitos de pessoas irresistíveis

Pessoas irresistíveis são aquelas que, independentemente dos fatores estéticos, como beleza ou estilo, conseguem encantar os outros.