Vício em redes sociais

O mundo está mudando e com a disseminação das redes sociais, novos comportamentos foram identificados nas sociedades e nos indivíduos que os compõem. No campo da saúde, fala-se de um novo tipo de 'vícios' . Os exemplos incluem o vício em redes sociais, sexo cibernético ou Internet em geral.

Em 2012, foram analisados ​​os diferentes comportamentos na utilização dos recursos online, de forma a considerar a sua inclusão na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais , o manual de referência para psiquiatras e psicólogos em sua prática clínica. No final das contas, o vício em internet foi descartado.

O vício em redes sociais é um problema que afeta particularmente nossos jovens

Vícios psicológicos

O termo vício normalmente se refere ao uso excessivo de produtos químicos e invasivos ao corpo. Portanto, o consumo excessivo de álcool, tabaco ou outras drogas corresponde ao termo “dependências químicas”. Mas também há vícios não químicos ou psicológicos associados a comportamentos relacionados a, por exemplo, brincar, comer, fazer sexo ou trabalhar , e que são praticados de forma atípica.

Cervello com rede social

Qualquer comportamento agradável corre o risco de se tornar um comportamento psicológico viciante. Na verdade, o uso anormal pode ser feito de comportamento dependendo da intensidade, frequência, grau de interferência nas relações familiares, sociais e de trabalho das pessoas envolvidas. Além disso, os componentes fundamentais dos transtornos aditivos em um nível psicológico se manifestam por meio da perda de controle e do vício .

A principal diferença entre um vício psicológico e um vício de substância é que o tratamento deste último envolve o abandono da substância , enquanto no primeiro não é necessário abandonar o comportamento viciante. A razão é que, para curar um vício psicológico, a pessoa deve aprender a controlar seus impulsos. Modere as horas dedicadas ao trabalho se houver dependência do trabalho, a quantidade de relação sexual se o vício for sexual, verifique as horas dedicadas ao uso da rede se o vício é proveniente da internet.

“O vício é talvez uma doença do espírito”.

-Osamu Dazai-

Vício em redes sociais e sua relação com baixa autoestima

Redes sociais como Twitter ou Facebook mudaram a forma como nos relacionamos e, em alguns casos, passaram a influenciar nosso comportamento. Cada pessoa usa as redes sociais com um propósito: divulgar seu trabalho, anunciar seu negócio, vender produtos e serviços, entrar em contato com antigos amigos . A forma como são usados, portanto, influencia o indivíduo.

Desde o seu início, muitos estudos foram realizados com o objetivo de saber como eles influenciam o nosso comportamento e a forma como nos avaliamos. Os resultados obtidos mostraram que o uso excessivo das redes sociais contribui, por um lado, para o aumento da estresse e sentimento de solidão, e por outro lado a diminuição do sentimento de felicidade.

Alguns estudos associam o vício às redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, com baixa autoestima . Resultados que foram apoiados pela presença de sintomas depressivos e pela falta de habilidades sociais. A razão reside no fato de que diante das numerosas publicações sobre a vida dos outros, o dependente faz constantes comparações e, por fim, chega à conclusão de que sua vida é enfadonha, triste e vazia. Sem perceber que está usando mal o tempo que poderia dedicar para enriquecê-la.

Por outro lado, a autoestima também é afetada negativamente quando, para impressionar os outros, você inventa uma vida que não tem para obter mais gostos ou comentários. Mesmo que experimente uma sensação intensa, mas breve e agradável, ao publicar algo, isso não fortalecerá sua avaliação pessoal, mas você pode se tornar um escravo das opiniões e julgamentos dos outros.

Redes sociais e a necessidade de estar conectado

As redes sociais costumam funcionar como uma vitrine para expor tudo relacionado à felicidade. Comportamentos que pontualmente não indicam nada , mas ajudam a criar um personagem ou um personagem real mascarar . Afinal, o vício em redes sociais indica uma necessidade que não é atendida. Um vazio que se preenche visitando outros perfis ou inventando uma vida.

Contudo, as redes sociais não são más nem perigosas em si mesmas. O uso que fazemos dele é . Portanto, é muito importante considerar até que ponto eles são uma prioridade em nossa vida. O que tem a ver com o exterior nunca nos dá a felicidade que realmente queremos e necessitamos, porque só é acessível a partir do interior.

O problema do vício em sexo

O vício em sexo, ou satiríase, em psicologia é considerado um transtorno de personalidade ou uma patologia. Falamos sobre isso abaixo