A lenda budista sobre gatos

Para o budismo, os gatos representam espiritualidade. Eles são seres iluminados que transmitem calma e harmonia; por isso, costuma-se dizer que quem não entra corretamente em conexão com seu eu interior nunca poderá compreender completamente com um gato, muito menos descobrir seus mistérios.

cómo tener éxito en el trabajo

Na verdade, é difícil ficar surpreso que a figura do gato esteja relacionada ao budismo . Na Tailândia existe uma lenda maravilhosa que foi transmitida ao longo do tempo, a ponto de tornar os gatos portadores da paz e união íntima em muitos templos de países asiáticos. Por isso, nas imagens do Buda que enfeitam jardins e santuários, é bastante comum ver um gato agachado ou adormecido aos pés dos mesmos.

Os gatos enxergam além de nossos sentidos, entre as horas de sono e os momentos de brincadeira e exploração, cavando em nossa alma com seu fino olfato. Eles aliviam o tristeza

Costuma-se dizer que qualquer pessoa que tem um cachorro gosta da companhia mais fiel que se pode ter. É verdade. Mesmo assim, aqueles que conhecem o caráter dos gatos sentem uma conexão íntima e profunda com eles e, por esta razão, muitos monges budistas, como Mestre Hsing Yun, falam do poder de cura desses animais. Descubra mais continuando a ler.

Buda e gato

Uma lenda budista sobre gatos originários da Tailândia

Em primeiro lugar, é importante saber que o budismo não se organiza por meio de uma hierarquia vertical, mas, como você já deve saber, a autoridade religiosa repousa sobre os textos sagrados e, por sua vez, há grande flexibilidade em suas abordagens. A lenda que contaremos a seguir tem suas raízes em uma escola específica: o Budismo Theravada.

como saber si no te ha olvidado

Foi na Tailândia e neste contexto que foi escrito “The Cat Poetry Book” ou Tamra Maew, atualmente guardado na Biblioteca Nacional de Bangkok como um autêntico tesouro a ser preservado. Nos antigos papiros que compõem este livro, você pode ler uma história maravilhosa que conta isso, quando uma pessoa alcançou os níveis mais elevados de espiritualidade e depois morreu, seu próprio anima ele se juntou ao corpo de um gato placidamente.

como reconocer a una hermana envidiosa

A vida poderia ser muito curta, correspondendo à longevidade felina, mas quando chegou ao fim, a alma ascendeu a uma dimensão iluminada. Por sua vez, o povo tailandês da época, conhecendo essa crença, adotou uma prática curiosa ...

imagem de Buda e gatinho

Quando um família morreu, foi enterrado em uma cripta com um gato vivo. A cripta possuía uma pequena fenda pela qual o animal poderia sair e, quando o fizesse, tinha certeza de que a alma dos entes queridos havia reencarnado no corpo do gato. Desta forma, eles alcançaram o liberdade e o caminho da calma e da espiritualidade capaz de preparar a alma para a jornada subsequente rumo à ascensão.

Gatos e espiritualidade

Dizem que os gatos são pequenos monges meditativos, capazes de trazer harmonia para o lar. De acordo com a ordem budista de Fo Guang Shan, por exemplo, eles são como pessoas que já alcançaram a iluminação.

• Os gatos são seres livres que bebem quando têm sede, comem quando têm fome, dormem quando estão com sono e fazem o que é necessário a todo o momento, sem sentir necessidade de agradar a ninguém.
  • Eles não se deixam levar pelo ego e um detalhe curioso desses animais, segundo o budismo, é que eles aprenderam a entender os humanos desde os tempos antigos, pelo contrário, as pessoas ainda não aprenderam a entender os gatos.
  • São leais, fiéis e afetuosos, suas demonstrações de afeto são íntimas e indiretas, mas, apesar disso, tremendamente profundas. Somente aqueles que são capazes de mergulhar em seu interior, com respeito e dedicação, desfrutarão de seu amor incomparável; mas as pessoas que são instáveis ​​ou que freqüentemente levantam a voz nunca serão apreciadas pelos gatos.
gatos e cesta de maças e tomates

Concluir, sabemos que não é necessário recorrer a textos budistas para entender que os gatos são especiais, que seus olhares nos transportam para um universo introspectivo, que com suas estranhas posições nos convidam a praticar ioga , que são um exemplo de elegância e Saldo ... Nós os amamos, os veneramos e, mesmo que eles próprios estejam convencidos de que são divindades autênticas, talvez em memória do Antigo Egito, permitimos que o façam com orgulho.

Cada um de nós tem uma história ligada a esses animais, momentos inesquecíveis que nos permitiram desfrutar de pequenos momentos cheios de magia e autenticidade. Aqueles que certamente foram úteis na tecelagem desta lenda maravilhosa, cheia de tinta, papiro e misticismo. O mesmo que gostaríamos de compartilhar com vocês hoje em nosso espaço.

“O tempo gasto com um gato nunca é Tempo
~ -Sigmund Freud- ~