A Meditação Transcendental funciona?

A Meditação Transcendental funciona?

A técnica da Meditação Transcendental (MT) é o tipo de meditação mais puro, simples e eficaz conhecido no mundo. É a técnica de transcendência automática, que traz nossa mente ao mais poderoso e simples estado de consciência, livre de qualquer controle da mente ou processo de pensamento.

A Meditação Transcendental é uma prática universal que vem da tradição oral de milhões de anos atrás e foi fundada por Maharishi Mahesh Yogi.



O que é Meditação Transcendental?

Em comparação com outras técnicas de meditação, eles exigem concentração o controle da mente, A MT não requer esforço e é praticada duas vezes ao dia, por 20 minutos, confortavelmente sentado em uma cadeira, com os olhos fechados. Pode ser praticado no trem, no avião, no carro (contanto que você não esteja dirigindo!). Não existe filosofia associada à MT e não está ligada a outras crenças de natureza religiosa. Também não envolve mudanças no estilo de vida.



Para entender como funciona, vamos recorrer a analogia do oceano. Imagine-se em um pequeno barco no meio do oceano e, de repente, surge uma tempestade com ondas de mais de 200 metros de altura. No entanto, se você pudesse dividi-lo horizontalmente, perceberia que o oceano está absolutamente calmo e silencioso lá no fundo. Ou seja, desencadeada na superfície e tranquila no fundo. Bem, é exatamente assim que o nosso funciona mente .

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Se pararmos apenas na superfície, nos cansaremos do 'dever' de nossa mente. Contudo, ao incluir a Meditação Transcendental em nossas vidas, estabeleceremos a calma e o equilíbrio que reinam naturalmente em nossa alma; alcançaremos o campo unificado ou transcendente de consciência puro que caracteriza todo ser humano.



O efeito da Meditação Transcendental

Os resultados de várias pesquisas mostram que durante a MT, a mente atinge um nível de descanso e relaxamento que, em muitos casos, é ainda mais profundo do que quando dormimos. e nos permite eliminar a tensão e a ansiedade.

Os estudos também mostram um impacto maior da amígdala, do lóbulo frontal e de ambos os hemisférios cerebrais. Há um reforço da conexão do lóbulo frontal e a parte posterior do cérebro , o que nos torna melhores processos de decisões, planos, julgamentos e raciocínios.

Graças à neuroplasticidade, as conexões cerebrais estimuladas durante a meditação duram o dia todo. E assim o cérebro evolui do caos para a coerência, integrando os sucessos do dia com mais clareza, notando um aumento das ondas alfa, que intervêm no “estado de calma e alerta”. Permite que nossa mente se acalme profundamente, além do pensamento, no nível mais silencioso e pacífico de consciência, de nosso eu mais profundo.



Benefícios da meditação

Em nível hormonal, o cortisol é segregado da glândula adrenal quando passamos por estados de ansiedade, chegando a um ponto que é continuamente auto-reforçador. No entanto, os níveis desse hormônio são reduzidos em até 30% quando meditamos, enquanto eles tendem a aumentar os níveis de serotonina e prolactina, ambos hormônios que afetam a sensação de bem-estar.

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A nível físico, a prática habitual da meditação repercute numa redução significativa da hipertensão, do colesterol, do risco de apoplexia, arteriosclerose, enfartes ... bem como numa vasta lista de doenças associadas.

O que é um mantra e como usá-lo para meditar?

Para que a atenção da mente se acalme sem esforço, os mantras são usados ​​na Meditação Transcendental, que são pessoais e confidenciais.

mantra

Um mantra é um som ou palavra que é usado em silêncio, que não tem significado e que sempre produz uma frequência positiva. Este mantra será fornecido a você por um professor de Meditação Transcendental. A técnica é ensinada por quatro dias consecutivos e durante o primeiro encontro o praticante fornecerá a você o mantra que servirá de guia para seguir em frente.

Como transcender?

O estado de calma da mente já existe dentro de nós, de forma inata, por isso não teremos que criá-lo, pois a mente sempre tende a optar pelo que mais lhe agrada.

Vejamos um exemplo: você está em uma festa e participa de uma conversa que não interessa a você; não muito longe, ouça uma pessoa conversando com um grupo de amigos sobre sua grande paixão. Para quem você vai voltar sua atenção? Este é um fenômeno espontâneo, o mesmo acontece com nossa mente que relaxa quando meditamos.

'Aquilo em que prestamos nossa atenção ficará mais forte em nossas vidas.' -Maharishi Mahesh Yogi-

Portanto, durante a MT, permita que sua mente flua naturalmente em direção à sua alma, e isso automaticamente se moverá em direção à calma, promovendo não apenas relaxamento psíquico, mas também físico.