Paralisia do sono: angustiante, mas inofensiva

Paralisia do sono: angustiante, mas inofensiva

A paralisia do sono é uma experiência que costuma causar uma sensação de angústia mais ou menos intensa. Ocorre principalmente quando estamos adormecendo ou acordando e nos torna incapazes de fazer qualquer movimento ou falar, mesmo que estejamos cientes do que está acontecendo ao nosso redor. Muitas vezes é acompanhada por alucinações acústicas, por exemplo, ouvir passos que se aproximam de nós e a sensação intensa de que há alguém ao nosso lado.

Embora seja uma experiência desagradável e angustiante, é, na realidade, totalmente inofensiva. Também pode acontecer com qualquer pessoa e não é um sintoma de qualquer doença ou enfermidade. Está associado a estados de ansiedade e estresse . Para que ocorra a paralisia do sono, a pessoa deve permanecer na fase de sono REM no momento em que acordar, o que faz com que algumas características desses dois estados se misturem.



A paralisia dura de um a três minutos e, mesmo que não possamos mover nenhum músculo voluntariamente, os respiratórios continuam a funcionar automaticamente. A paralisia do sono está incluída no grupo da parassonia e está associada à narcolepsia.



Diferentes tipos de paralisia do sono

Existem três tipos de paralisia do sono:

  • Tipo isolado . Pode aparecer em indivíduos saudáveis ​​que estão passando por um período de alto estresse, que sofrem de Jet-lag, ansiedade ou privação de sono . É provável que a pessoa que experimenta paralisia de um tipo isolado experimente essa experiência apenas uma vez na vida e nunca mais. Este tipo não requer a visita de um especialista para obter ajuda.
  • Tipo de família. Em alguns casos, esses episódios recorrem ao longo do tempo, mesmo que não sejam acompanhados por quaisquer outros sintomas, e também ocorrem em diferentes membros da mesma família. Este é um tipo muito raro.
  • Tipo associado a outra patologia . Doenças como a narcolepsia podem ser acompanhadas por episódios de paralisia do sono.
paralisia do sono

Características da fase REM e paralisia do sono

Durante o sono, passamos por vários estágios, incluindo o sono REM. Este acrônimo deriva da definição em inglês, Movimento rápido dos olhos , ou seja, 'movimento rápido dos olhos' . Esta fase do sono começa aproximadamente 70-100 minutos depois de adormecermos e é a fase em que sonhamos . É repetido cerca de 4 ou 5 vezes ao longo da noite.



Quando Nós sonhamos , o corpo toma algumas medidas para que a experiência do sonho não seja perigosa. Os músculos do nosso corpo ficam paralisados ​​para evitar movimentos perigosos. Por exemplo, poderíamos sonhar em fugir de alguma coisa ou em fazer movimentos que, se realmente reproduzíssemos enquanto dormíamos, poderiam ser perigosos para nós ou para quem dorme ao nosso lado. A atividade cerebral nesta fase é muito intensa.

Quando acordamos e estamos paralisados, significa que nosso cérebro permaneceu na fase REM e, portanto, mesmo que abramos os olhos, continuamos incapazes de nos mover. Além disso, os sonhos se misturam à realidade e causam alucinações que, mesmo que pareçam reais naquele momento, são apenas frutos da nossa imaginação .

Alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas

Como se não conseguir mover um único centímetro não fosse terrível o suficiente, a experiência torna-se ainda mais desagradável quando acompanhada de alucinações. As alucinações auditivas e visuais são as mais comuns. Muitas vezes, têm um caráter ameaçador . É comum ouvir passos se aproximando ou ver sombras movendo-se pela sala.



Além disso, a pessoa pode sentir uma presença, como se houvesse alguém próximo a ela. Ela pode sentir que alguém a está tocando ou pressionando seu peito, impedindo-a de respirar. Existem dois tipos de alucinações associadas à paralisia do sono, dependendo se ocorrem enquanto dormimos (hipnagógicas) ou quando acordamos (hipnopômpicas).

É importante estar ciente de que essas alucinações não são indícios de nenhum tipo de patologia com a qual devamos nos preocupar, pois é apenas um prolongamento do sono durante a vigília e pode acontecer com qualquer pessoa. A menos que seja acompanhado por um excesso sonolência diurna , por cataplexia ou outros sintomas desses tipos, não há razão para se preocupar.

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Dicas para evitar a ocorrência de paralisia do sono

A paralisia do sono não é perigosa e não corremos o risco de que algo de ruim aconteça conosco, então o melhor é tentar relaxar, dizer a si mesmo que nada vai acontecer e que vai durar apenas alguns minutos. Pouco podemos fazer para sair deste estado, mas é possível considerar alguns conselhos que tornarão seu aparecimento mais improvável.

Já que uma das causas mais comuns de paralisia é estresse , é bom tentar diminuir antes de dormir. Exercite-se, faça exercícios de relaxamento, tente dormir o suficiente todos os dias e, enfim, mantenha uma boa higiene do sono.

Compreender os mecanismos de nosso cérebro pode nos ajudar a ter menos medo de episódios como este. Na verdade, se não entendermos como nosso cérebro funciona, podemos atribuir a causa da paralisia do sono a doenças mentais ou mesmo a experiências 'paranormais' que nada têm a ver com a realidade.

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