O relacionamento parental afeta a escolha do parceiro?

O relacionamento dos pais realmente tem tanto impacto, como alguns argumentam, nos relacionamentos futuros dos filhos? A experiência nos diz que sim. A ciência nos diz que, se o relacionamento dos pais for positivo, os filhos têm maior probabilidade de ter relacionamentos saudáveis. O oposto não seria verdade. No entanto, estamos falando de médias e sempre pode haver exceções.

Devemos pensar que o primeiro modelo de relacionamento amoroso e de convivência com que os filhos entram em contato é o dos pais ou do casal com quem vivem. Neste sentido, o ambiente em que crescem tem grande influência sobre os mais pequenos da casa . O que eles veem também os afeta e pode afetar ou influenciar algumas de suas ações muitos anos depois.

Às vezes ouvimos frases como: “São muito pequenos, não percebem nada”. Mas este não é o caso. As crianças absorvem tudo, então a relação dos pais isso afetará seus relacionamentos futuros.

A relação parental está presente em nossos relacionamentos

A relação dos pais pode estar presente em suas histórias sentimentais sem perceber . Pode ser, por exemplo, uma das causas que nos faz sempre escolher como parceiros pessoas que não são boas para nós. O relacionamento de nossos pais pode ter sido dominado por altos e baixos, por isso tendemos a procurar uma pessoa que nos dê estabilidade, especialmente quando o que precisamos para nosso modo de ser é uma pessoa muito dinâmica.

siéntete bien contigo mismo psicología

cantando bajo la lluvia una naranja mecánica

Várias circunstâncias particularmente relevantes também podem ter surgido . Referimo-nos a uma grande desconfiança, a uma dependência muito marcada, a infidelidade abuso constante e até mesmo. Vejamos um exemplo para ter uma ideia do grau de influência do relacionamento dos pais na escolha do parceiro.

Filha com pais divorciados

Laura ainda não tinha 30 anos. Ele tinha vários relacionamentos atrás dele, mas nenhum tinha corrido bem. Ele não sabia o que estava acontecendo. Às vezes, seus parceiros foram infiéis a ela, outras vezes eles mostraram um apego incrível à sua mãe. Laura decidiu então procurar um psicólogo para lhe contar sua história. Este último pediu que ela falasse com ele sobre o relacionamento de seus pais, que na verdade foi dramático . O pai maltratava a mãe, manipulava-a e ao mesmo tempo tinha sido infiel em várias ocasiões ... A mãe permaneceu submissa, não conseguia expressar os seus sentimentos e resistia porque dizia sentir amor, mas na realidade sofria de vício emocional. A mãe ouviu muitas vezes sozinho e abandonado. Não apenas de seu parceiro, mas também de sua própria família, pressionando-a a resistir ao invés de terminar o relacionamento.

A história de Laura teve apenas dois caminhos possíveis: um era ser dependente e buscar um relacionamento desafiador, o outro era escapar de relacionamentos exigentes e ser muito independente. Laura, inconscientemente, cuidou do primeiro.

cuando presentar a sus hijos a una nueva pareja

Laura nunca foi uma mulher submissa, em seus relacionamentos nunca houve abuso. Ele fez tudo o que não tinha visto na relação dos pais: se comunicava muito com os companheiros, era respeitado, não ficava com quem tentava subjugar ... No entanto, seus parceiros às vezes eram submissos, mentiam e não se comunicavam abertamente.

A escolha do parceiro de Laura estava intimamente relacionada à sua mãe . Embora ele acreditasse que estava estabelecendo relações saudável, não como a de seus pais, a raiz do problema ainda não era visível para ela. Não demorou muito para ela descobrir.

Por trás dos relacionamentos de Laura estava a falta de compromisso : Ela estava com pessoas que realmente não se comprometeram com ela ou que foram infiéis a ela ou que eram muito apegadas às suas mães. Portanto, ela permaneceu em segundo lugar. Como havia acontecido com sua mãe.

definición de confianza en psicología

Escolher um parceiro sem ser condicionado

Depois de conhecer a história de Laura, a pergunta que nos preocupa é a seguinte: Podemos escolher um parceiro sem ser condicionados pelo relacionamento de nossos pais? A resposta é sim, mas para isso devemos entender o que está acontecendo, devemos observar o padrão que se repete com nossos parceiros.

Menina em terapia

Se acharmos difícil encontrar o motivo que pode estar envolvido em algum relacionamento, podemos consultar um psicólogo especializado em relacionamentos. Será de grande ajuda para nós , além de nos fornecer ferramentas para aumentar nosso auto estima e resolver certas inseguranças nos ajudará a ver a situação de uma perspectiva diferente. Desta forma, tentaremos nos enriquecer com a pessoa que escolhermos para a vida e não suprir nossas necessidades ou escapar de nossos fantasmas.

Mais importante ainda, um psicólogo nos ajudará a entender como começamos um relacionamento. porque neste aspecto residem os antigos padrões de comportamento. Tendemos a ter grandes expectativas? Ficamos cegos na fase de paixão? Nos iludimos muito rapidamente?

A chave para todos os nossos relacionamentos é como eles os iniciam. Precisamos prestar muita atenção a isso.

Depois de analisar a situação e refletir sobre esses pontos, uma vez que conheçamos a forma da pedra, será mais difícil tropeçar nela. Se abrirmos nossos olhos, vamos descartar relacionamentos que não são para nós desde o início, antes que nos prejudiquem. Ao mesmo tempo, identificar o que e como somos condicionados por modelos inconscientes (não apenas nos relacionamentos) nos dará a oportunidade de fazer escolhas mais livre e preciso.

Loop caminhando juntos em direção a l Pais divorciados: a reação dos filhos depende da idade

Pais divorciados: a reação dos filhos depende da idade

Muitos pais divorciados pensam que a separação diz respeito apenas a eles: isso não é verdade se houver filhos envolvidos. Os pequenos sofrem com isso.