A verdadeira história de John Nash, gênio atormentado

John Nash é mais conhecido por ganhar o Prêmio Nobel de Economia em 1994. O lindo filme Uma Mente Brilhante , com base no livro de mesmo nome, conta a extraordinária história desse gênio da matemática.

John Forbes Nash nasceu em 13 de junho de 1928 em Bluefield, uma pequena cidade da Virgínia, nos Estados Unidos. Desde muito jovem revelou um caráter introvertido e poucas habilidades sociais, tanto que passou a infância e a adolescência na solidão. Brincava pouco com as outras crianças, demonstrava grande curiosidade pelos livros. Sua mãe o encorajou a perseguir seus interesses intelectuais .

Ao contrário do que poderíamos pensar e do que é verdade para outras mentes brilhantes, John Nash não se destacou por seus méritos escolásticos. Ele era tão desajeitado em lidar com os outros que os professores duvidaram de suas habilidades cognitivas . Alguns até sugeriram uma forma leve de atraso. Apesar de tudo, Nash adorava fazer experimentos científicos sozinho em seu quarto.

As pessoas costumam espalhar a ideia de que quem tem doenças mentais está sofrendo. Acho que a loucura pode ser uma fuga. Se as coisas não parecem tão boas, você pode imaginar algo melhor.
~ Recomendamos que você também leia: 5 razões pelas quais o magnésio melhora as habilidades cognitivas ~

John Nash, um menino 'estranho'

Quando adolescente, John Nash começou a mostrar interesse em matemática e química em particular. Diz-se que ele esteve envolvido na fabricação de alguns explosivos que por engano detonaram causando a morte de uma pessoa em sua escola .

Em 1945, Nash recebeu uma bolsa para entrar no Instituto de Tecnologia para estudar engenharia química. No entanto, o diretor do departamento de matemática, John Synge, o convenceu a se dedicar aos números. Em 1948, ele se formou em matemática e ganhou uma bolsa de doutorado na Universidade de Princeton.

Em 1949, enquanto se preparava para o doutorado, escreveu o artigo que lhe valeu o Prêmio Nobel quase 50 anos depois . O título de sua tese foi 'Jogos não cooperativos'. Ele então começou a trabalhar para a RAND Corporation, uma empresa que se dedicava a estudos científicos aplicáveis ​​à Guerra Fria. Dois anos depois, ele começou a trabalhar como palestrante no Instituto de Tecnologia de Massachusetts .

John Nash e sua esposa

A sombra da esquizofrenia

Até este ponto, a história é semelhante à contada no filme Uma Mente Brilhante . Então, no entanto, ele se desenvolve de maneira diferente. John Nash teve um filho ilegítimo com Eleanor Stier, o que foi um grande escândalo para sua família. Pouco depois, seu pai morreu. Além disso, em 1954 Nash foi preso em uma batida contra homossexuais e por esta razão foi demitido .

Em 1957, Nash se casou com Alicia Larde, uma estudante sua de origem salvadorenha. Eles tiveram um filho, mas logo após seu nascimento os dois se divorciaram. Nash era esquizofrênico e Alicia não podia tolerar isso. A partir desse momento, Nash começou a viajar por toda a Europa a fim de obter o status de refugiado político.

Ele nunca teve alucinações visuais, mas sim auditivas. Ao mesmo tempo, ele temia uma conspiração organizada pela União Soviética e pelo Vaticano contra ele . “Comecei a ouvir em meu cérebro ligações de pessoas com ideias opostas às minhas”, declarou o próprio Nash.

Nash, um exemplo de tratamento para esquizofrenia

John Nash recuperou sua razão depois do que muitos consideraram um milagre. Após 8 internações em vários centros de saúde mental, a ingestão de altas doses de medicamentos e tratamentos agressivos, como eletrochoque, Nash a certa altura decidiu prestar atenção às vozes que ouvia .

O gênio da matemática parou de tomar os medicamentos que seus médicos prescreveram para ele. Em entrevista a Xavi Ayén, ele declarou que em algum momento os remédios fazem mais mal do que bem e que para parar de tomá-los é preciso ter muito cuidado, porque é uma decisão muito perigosa. Nash abandonou eu medicamentos e alguns anos depois ele curou .

John Nash e eu

A ex-esposa Alicia, com quem Nash voltou após sua doença, garante que a história de Nash não tem nada a ver com milagres . Ele disse: 'é só uma questão de levar uma vida tranquila'.

Em 1996, o presidente da Associação Mundial de Psiquiatria, Felice Lieh Mak, apresentou John Nash como 'um símbolo de esperança, um explorador de um universo sem limites, o de mente humana ' . O aspecto mais fascinante e às vezes desconcertante da história desse gênio matemático é que ela é a prova de que a esquizofrenia não precisa significar o fim da vida. Nash tem sido um exemplo para quem procura terapias mais eficazes.

Esquizofrenia infantil: um desafio atual para o futuro

A esquizofrenia infantil existe e as crianças também sofrem de alucinações e visões, que podem ser confundidas com os clássicos 'amigos imaginários'.