A vida passa enquanto nos preparamos para viver

Há sempre uma promoção a ser obtida, uma habilidade a ser aprimorada e uma obrigação a respeitar. Mas e quanto ao nosso tempo?

A vida passa enquanto nos preparamos para viver

Tudo o que fazemos é repetir que a vida certamente não vem com o manual de instruções. E assim, a maioria de nós acaba aderindo a um plano gradual que governa nossa existência. Sem perceber, gastamos nosso precioso tempo tentando alcançar objetivos, um após o outro. E enquanto isso a vida passa diante de nossos olhos.

Na maioria dos casos, infelizmente, é um plano que nem sequer definimos. Simplesmente internalizamos o que os outros consideram o caminho para o sucesso e a felicidade. Nós sempre nos esquecemos disso, como ele afirma Seligman , cada um é o criador de sua própria felicidade .

Nos preparamos para viver

Menina andando descalço na floresta.
Todos nós queremos ter sucesso, aproveite boas oportunidades , estabilidade financeira e emocional e geralmente levam uma vida próspera. Sabemos que nem sempre isso é fácil de conseguir e é por isso que nos preparamos cuidadosamente à medida que a vida passa.

Os pais, com o objetivo de que seus filhos tenham todas as habilidades e ferramentas necessárias para o futuro, começam a prepará-los desde a primeira infância. Eles escolhem as melhores escolas e fazem um esforço econômico para matricular seus filhos em uma ampla variedade de atividades extracurriculares. Inglês alemão , basquete, xadrez, natação, piano ... tudo parece importante, tudo parece necessário para enriquecer o currículo da vida.

À medida que crescemos, nos esforçamos para obter as melhores notas, ser admitidos nas universidades mais prestigiadas e frequentar os mestrados e pós-graduados mais requisitados. Renunciamos aos amigos, ao descanso e a todo tipo de diversão para estudar algo que nos garanta um salário no futuro.

Depois de conseguir um emprego, do qual podemos nem gostar, não hesitamos em trabalhar horas extras ou nos privar da viagem ou da peça de roupa que gostaríamos de comprar para economizar dinheiro, porque nunca se sabe o que pode acontecer. Sempre que pensamos em aproveite o presente , parece haver um futuro que requer nosso sacrifício : há sempre algo para fazer em nossa lista. Então, ao nos concentrarmos no amanhã, a vida continua.

A vida passa e a gente não percebe

Enquanto nos preparamos para viver, a vida passa. À medida que corremos de uma atividade para outra, o tempo para se dedicar ao jogo, à exploração, à descoberta, à imaginação flui e nunca mais volta. Tudo isso embora sabemos bem que o futuro requer seres humanos mais criativos e curiosos .

Conforme estudamos incansavelmente, a oportunidade de dançar, rir, conhecer novas pessoas e expandir nossos horizontes se perde. Nossos filhos crescem enquanto dedicamos nosso tempo a trabalhos que nos deixam infelizes. A oportunidade de praticar nossos hobbies, de estar com a família, de se divertir com os amigos, de viajar e ver o mundo passar diante de nossos olhos.

Em que ponto nos consideraremos suficientemente preparados para começar a viver? Talvez então não possamos mais fazer isso viagem para a tailândia que quisemos tanto ou a cobiçada peça de roupa terá saído de moda e nossos filhos já terão crescido.

Quantos Anos Você Tem? Seja qual for a resposta, você nunca será mais jovem do que é agora , você nunca terá toda a energia que tem agora. A vida está acontecendo agora, enquanto você lê este artigo. Você está satisfeito com o uso que fez do seu tempo até o momento?

Mulher olhando para um relógio.

Encontrando o equilíbrio

É claro que não podemos ignorar nossas responsabilidades e nos dedicarmos exclusivamente à diversão. Temos que estudar, ter um emprego e pensar no futuro. E em muitas ocasiões não podemos escolher. No entanto, existe um meio-termo saudável.

A sociedade só precisa do que gera produtividade. Mas, como seres humanos, é essencial para nós desfrutarmos boa saúde mental e emocional . Precisamos descansar, conversar, amar, ser criativos, rir e nos sentir realizados. Essas atividades podem não ser lucrativas, mas são essenciais. Quando esta fantástica aventura que é a vida chegar ao fim, só teremos as nossas experiências: achas que poderia haver um investimento melhor do que este?

Se você vai seguir um plano, certifique-se de que seja seu, de que seja feito sob medida para você. Treine pelo prazer de fazer, estude por curiosidade, leia para saber mais sobre o que te fascina. Tente encontrar um emprego que, de alguma forma, o enriqueça em um nível pessoal. Reserve um tempo para pintar, cantar, ler, brincar com seus filhos ou dar um passeio na praia. A vida passa e não volta mais, vamos curtir.

Quando você para de esperar, sua vida muda

Quando você para de esperar que tudo corra do seu jeito, a vida muda e ganha um significado maior

Bibliografia
  • Cusí, I. O futuro educacional: crianças mais criativas, menos entediadas e estressadas.
  • Seligman, M. E. (2017). Felicidade verdadeira . B DE BOOKS.