A alma existe? Aqui está o que a ciência diz

A ciência parece estar cada vez mais perto de dar uma explicação para a existência da alma. Um desafio fascinante que a humanidade tentou enfrentar ao longo de sua história. Falamos sobre isso neste artigo.

eu

Ao longo de nossa vida como seres humanos, muitas vezes nos perguntamos se a alma existe. É uma questão que gerou muita discussão e que diferentes disciplinas têm tentado responder de várias maneiras.

Neste artigo apresentaremos vários paradigmas científicos, teorias tradicionais e aquelas desenvolvidas em nossos dias. Também falaremos sobre a fascinante teoria do biocentrismo de Robert Lanza. Ao longo dos anos, várias tradições religiosas confirmaram a existência da alma, mas nossa análise irá além da dimensão espiritual.

Mas qual é a posição da ciência? Como você tenta responder às perguntas sobre a existência da alma hoje? Falaremos sobre isso neste artigo.

lo que no sale del corazón no se puede quitar de la cabeza

Mulher segurando uma borboleta azul na mão.

A alma existe? As várias crenças

A ideia de que a alma existe se deve à crença de que ela existe uma continuum , uma vida após a morte. Também se acredita que a alma é um guia que nos permite pensar e sentir, distinto do corpo.

Os conceitos sobre a alma variam de acordo com o contexto, as religiões e as disciplinas que tratam desse assunto. Ao longo dos anos, precisamente pela sua dimensão espiritual, foram as religiões que se encarregaram de explicar a sua existência.

Associado ou não à dimensão espiritual, podemos dizer que a existência da alma é comprovada pelos mistérios associados ao nascimento, morte e as várias estados de consciência , memória e imaginação. Neste sentido, acredita-se que a alma é uma espécie de força vital ou impulso.

O paradigma científico e a existência da alma

Segundo o filósofo e historiador da ciência Thomas Kuhn , um paradigma científico é um conjunto de resultados universalmente reconhecidos. Porém, além de gerar modelos de soluções e solucionar problemas na comunidade científica, os paradigmas não deixam de ter críticas.

O paradigma científico atual não reconhece a dimensão espiritual. Em vez disso, enfatiza que não há necessidade de uma alma e explica a vida para nós por meio de equações, a atividade do carbono, a atividade das proteínas, etc.

o religião Em vez disso, dá as respostas sobre a existência da alma de um ponto de vista espiritual, associando-a ao transcendente e ao incorpóreo. A ciência, por sua vez, associa-o à matéria. Em outras palavras, ele a entende como sinônimo de mente (do ponto de vista poético) ou a reduz ao conceito de cognição ou consciência.

Imagem do homem que projeta sua consciência.

Teorias científicas atuais e arrojadas

Apesar de neurociência fizeram grandes progressos na explicação do funcionamento de nosso sistema nervoso e experiências subjetivas, a existência da alma ainda permanece um mistério. O problema está relacionado à compreensão da natureza do Self.

Atualmente, várias teorias começam a desafiar o paradigma científico, principalmente o físico-químico. Um exemplo é a teoria do biocentrismo, que tenta responder às difíceis questões sobre a natureza humana. Questiona-se, por exemplo, se a alma existe ou se existe algo além do tempo.

Essa nova visão sobre os seres humanos, o cosmos ou realidade, afirma que a vida vai além dos átomos e partículas. Isso explicaria conceitos como o emaranhamento quântico e o princípio da incerteza de Heisenberg. Essas esquisitices quânticas ocorrem no mundo em escala humana, como argumentado por Gerlich e outros autores no artigo Interferência quântica de grandes moléculas orgânicas (2011).

Robert Lanza, um cientista norte-americano, sugeriu a teoria do biocentrismo segundo a qual a vida e a biologia são essenciais para o ser humano, a realidade e o cosmos. Além disso, ele afirma que o consciência ele cria o universo e não o contrário. Portanto, ele não ignora a abordagem físico-química para a explicação dos problemas relativos ao ser humano, mas dá maior importância ao aspecto biológico.

Para alguns ramos do conhecimento científico, espaço e tempo são ferramentas da mente que devem ser associadas à existência. Isso nos afasta da intuição clássica e sugere que uma parte da mente ou alma é imortal e existe fora dessas categorias.

A alma existe? Conclusões

Em suma, algumas ciências reconhecem a existência da alma porque a associam à visão poética ou a reduzem à cognição. Outros continuam a manter posições tradicionais sobre sua inexistência.

Graças a novas descobertas sobre a natureza de estar associado ao tempo e ao espaço, várias teorias atuais sugerem a existência real da alma.

O cérebro espiritual: é isso que a neurociência nos diz

O chamado cérebro espiritual está na origem de vários estudos. O objetivo é compreender como a espiritualidade afeta a mente e a saúde física e emocional

Bibliografia
  • Gerlich, S. Eibenberger, S., Tomandl, M., Nimmrichter, S., Horberger, K., Fagan, P.J., Tüxen, J., Mayor, M & Arndt, M. (2011). Interferência quântica de grandes moléculas orgânicas. Comunicações da natureza, 2 (1), 1-5. https://doi.org/10.1038/ncomms1263

• Lanza, R. A alma existe? A evidência diz 'Sim'. (2011). Psychology Today. Recuperado de: https://www.psychologytoday.com/us/blog/biocentrism/201112/does-the-soul-exist-evidence-says-yes

• Ruiz, F.A. (2009). Você realmente sabe o que é um paradigma? El Cid.