A autorregulação emocional pode ser treinada

A autorregulação de emoções e impulsos depende da interação entre o córtex pré-frontal e os centros emocionais, particularmente os circuitos que convergem na amígdala. Neste artigo, falamos sobre esse processo fascinante.

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Ninguém é livre se não for seu próprio mestre. Ao sermos donos de nós mesmos, a autorregulação emocional desempenha um papel fundamental. Epicteto disse essas palavras há 2.000 anos e é difícil entender por que a psicologia não deu a devida importância às emoções até 1995, ano em que foi publicada. Inteligencia emocional em Daniel Goleman



A neurociência contemporânea enfatiza o papel da amígdala nas reações emocionais impulsivas e ansiosas. Outra parte do cérebro, entretanto, preside a elaboração de uma resposta mais adequada (Goleman 1996). A regulação das respostas emocionais pode, portanto, ser treinada. Segundo Goleman , treinar nossas emoções pode nos ajudar:



  • Motivar .
  • Persevere no esforço, apesar das possíveis frustrações.
  • Verifique os pulsos (as emoções podem se manifestar em 4 níveis: corporal, cognitivo, emocional e impulso).
  • Adie recompensas.
  • Regule o humor.
  • Evite que a ansiedade interfira com nossas faculdades cognitivas.
  • Seja empático e confiar nos outros.

'Raiva, ressentimento e ciúme não mudam o coração dos outros, eles mudam apenas o seu.'

- Shannon L. Alder -



Mulher com os olhos fechados.

A causa evolutiva e a necessidade de treinar a autorregulação emocional

A capacidade de obter uma resposta rápida do corpo e ganhar milissegundos em situações perigosas deve ter sido vital para nossos ancestrais . Esta configuração ficou presa no cérebro de todos os protomammais, incluindo humanos.

O cérebro menor rudimentar dos mamíferos permite uma resposta emocional muito rápida. No entanto, é ao mesmo tempo uma resposta crua. As células envolvidas permitem um processamento rápido, mas também impreciso; esses estados rudimentares de caos emocional, baseados no sentimento ao invés do pensamento, são emoções precognitivas (Goleman, 1996).

esta parte de mi vida



No entanto, há um problema: a amígdala erros frequentes . Ele recebe informações sobre um único neurônio e apenas uma pequena fração dos sinais coletados pelos olhos ou ouvidos. A grande maioria dos sinais viaja para outras áreas do cérebro que demoram mais para analisar as informações ... e fazer uma leitura mais precisa (Goleman, 2015).

Auto-regulação e aprendizagem socioemocional

Todas as habilidades da inteligência emocional se desenvolvem com o aprendizado desde a infância. Os programas de aprendizagem socioemocional são projetados para dar às crianças o que elas precisam enquanto seus cérebros se desenvolvem; é por isso que se diz que eles estão adaptados ao desenvolvimento (Goleman, 2015).

O cérebro é o último órgão do corpo a atingir a maturidade anatômica . Se observarmos as mudanças que ocorrem a cada ano na maneira de pensar, se comportar e reagir da criança, que são as fases do desenvolvimento infantil, realmente veremos sua Desenvolvimento cerebral .

A ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal interfere na eficiência cognitiva e com Aprendendo . Quando nos concentramos nas preocupações, raiva, angústia ou qualquer outra emoção que causa altos níveis de estresse, teremos menos atenção. A autorregulação emocional ajuda a identificar esses mecanismos e adaptá-los ao contexto pessoal.

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Por outro lado, se conseguirmos controlar esses pequenos incidentes emocionais, aumenta a memória de trabalho, ou seja, melhora o tempo de atenção necessário para memorizar informações. O aprendizado socioemocional nos ensina a gerenciar essas emoções prejudiciais , que por sua vez promove o aprendizado.

Auto-regulação emocional, cabeça com cérebro e coração.

Como manter o aprendizado emocional?

A autorregulação emocional nos ajuda a nos adaptar a momentos de caos emocional. Se conseguirmos perseverar no aprendizado, novos circuitos são criados; os circuitos vão ganhando cada vez mais força, até que um dia o cérebro funcione bem sem pensar duas vezes. Quando essa mudança ocorre, o hábito correto torna-se normal (Goleman, 2015).

Claro, um adulto pode aplicar o mesmo conjunto de habilidades em seu ambiente de trabalho para melhorar seu desempenho . Nunca é tarde para melhorar nossas habilidades no campo da autorregulação emocional.

“Uma emoção não causa dor. A resistência ou supressão de uma emoção causa dor. '

- Frederick Dodson -

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Bibliografia