A armadura que usamos são armas de dois gumes

Quanto mais espessa a armadura, mais nos distanciamos dos outros, daqueles ao nosso redor e de nós mesmos.

A armadura que usamos são armas de dois gumes

Muitas vezes é difícil lidar com o que nos acontece na vida, porque o medo nos oprime, porque não sabemos como agir ou porque queremos evitar o sofrimento. E é por isso que tendemos a usar armaduras diferentes para nos proteger emocionalmente.

Ao fazer isso, mascaramos nossa essência, mostrando uma aparência que nada tem a ver com quem realmente somos. Também corremos o risco de nos apegar demais às imagens falsas que oferecemos ao mundo, tornando mais difícil nos livrarmos delas.

Às vezes, temos tanto medo de mostrar quem somos, que acabamos usando uma armadura grossa para nos proteger e evitar o sofrimento.

Quando usamos essas armaduras, paramos de viver experiências autênticas . É como se colocássemos à nossa frente uma barreira que, além de nos limitar, impede que os outros realmente nos conheçam. Nesse caminho, a armadura que usamos com o intuito de nos proteger, acabam atrapalhando a possibilidade de nos abrirmos para o universo.

Coração com fechadura

Armadura como mecanismo de proteção

Usamos essas armaduras para enfrentar a realidade e prevenir o sofrimento . Assim, evitamos adoecer e nos protegemos do que consideramos ameaças graves. Por exemplo:

• Relações com outros . Temos medo que os outros nos julguem, que pensem mal de nós ou que não apreciem o nosso jeito de ser. Então, escondemos nossa essência oferecendo a eles o que acreditamos que eles esperam.
  • O futuro. Antecipamos o que pode acontecer e pensamos em mil cenários possíveis por medo de perder o controle . Dessa forma, pensamos que estamos armados e protegidos, porque acreditamos que previmos o que pode acontecer. O problema é que, pelo que acreditamos, o controle é apenas uma ilusão.
  • Nós mesmos . Tememos nossas reações, nossos pensamentos e até nossas emoções. Para isso, usamos armadura.

Nós nos protegemos de possíveis ameaças também através de disfarces, diferentes formas de atuação, comumente conhecidas como mecanismos de defesa . Vamos ver alguns deles.

A armadura que usamos com mais frequência

• Isolamento. Esta armadura nos empurra para nos isole de nossos pensamentos e sentimentos. Isso nos força a nos desconectar para nos proteger, para suportar o que acontece sem sofrimento. O problema é que impede qualquer contato com nosso eu mais íntimo.
  • Repressão . Esta modalidade consiste em eliminar os aspectos dolorosos tornando-os inconscientes. Se os eliminarmos, eles não poderão mais nos prejudicar. Acontece, entretanto, que embora não estejam conscientes, podem se expressar em outros níveis.
  • Negação . Usamos a negação para bloquear de alguma forma o que pensamos e sentimos, porque é muito difícil para nós lidar com algo.
  • Tradução (Transferir). Acontece quando redirecionamos nossos pensamentos e sentimentos para outras pessoas, situações ou coisas.
  • Regressão . Às vezes, quando é difícil para nós gerenciar um problema, tendemos a repetir comportamentos típicos de idades diferentes da nossa. É uma forma imatura de lidar com o que nos acontece.
Mulher escolhendo máscara para usar

Como me livrar disso?

O primeiro passo para se livrar de uma armadura é conectar-se a si mesmo para se conhecer . Quando entendermos quem somos e, claro, nos aceitarmos, vamos nos mostrar aos outros em nossa autenticidade. É só ser sincero consigo mesmo, apenas para estar com os outros.

Uma vez que a profunda conexão consigo mesmo é estabelecida, o próximo passo é começar a estar ciente dos momentos em que a armadura é usada. Em que situações recorremos a eles? Nós os usamos com todos? Quando e com quem nos mostramos autênticos? Todas essas perguntas facilitarão o processo.

PARA alguns bons hábitos considerar:

• Amem-se uns aos outros. Quando você faz isso, o medo de ser você mesmo desaparece, porque você começa a dê a si mesmo mais valor .
  • Busque o apoio de quem te ama . É impossível eliminar completamente o medo, então quando ele vier sobre você e você não puder controlá-lo, compartilhe os sentimentos com Seus amados . Eles serão de grande apoio.
  • Esqueça aqueles que não o aceitam como você é. Não vale a pena insistir em ser aceito pelos outros. Nem todos devem ou podem se sentir confortáveis ​​conosco. O importante é cultivar relacionamentos com as pessoas com quem você se sente bem.
  • Elimine o preconceito . Se você evitar o preconceito, será mais fácil aceitar os outros e conhecê-los com sinceridade. Isso se refletirá em sua aparência.
  • Não tome nada como garantido. Suposições não são fatos, mas hipóteses. Tentar adivinhar o que vai acontecer ou como os outros vão agir é apenas uma perda de tempo.

Estar ciente desses aspectos tornará mais fácil para você livre-se dessas armaduras e gradualmente se descubra, valorize-se e comece a viver de verdade.

A força interior iluminará o seu caminho, liberte-se do que você não é.

Resistência: somos plástico, vidro ou aço?

Vamos ver quais são as três respostas mais comuns para controlar o estresse e os tipos de resistência que usamos em nossa vida diária.