Coisas boas demoram a chegar, o que vem fácil vai embora logo

É dito que o segredo do sucesso é saber esperar pela recompensa . Embora seja verdade que às vezes as coisas boas vêm até nós quase de repente e sem que o tivéssemos previsto, devemos compreender que nem sempre nossos triunfos dependem do destino, mas sim dos nossos esforços.

O sociólogo Zygmunt Bauman sempre fala conosco sobre essa empresa líquida do 'Eu quero -> eu entendo' , em que os laços são mais frágeis do que nunca e a necessidade de imediatismo, às vezes, nos impede de suportar frustrações ou mesmo adiar certas recompensas para obter maiores benefícios.

Estar preparado é sempre importante, saber aproveitar o momento é ainda mais importante, mas a nossa verdadeira virtude consistirá em saber esperar todas as coisas belas que eventualmente iremos obter graças ao nosso empenho.

Todos nós sabemos que não é fácil confiar que o nosso sonhos e nossas ambições se tornarão realidade. Bem, deve ficar claro que fatores como uma atitude positiva e realista, juntamente com estratégias de abordagem adequadas, podem fazer muito por nós . Convidamos você a refletir sobre este ponto.

menina-com-borboletas-nas-mãos

A arte de saber esperar

Passamos muito do nosso tempo esperando, fazendo fila, esperando a chegada do trem e ficando frustrados porque as oportunidades não batem à nossa porta. A arte de esperar guarda um segredo: ser um agente ativo que sabe construir sua própria realidade enquanto espera.

Na década de 60, a psicóloga Walter Mischel da Universidade de Stanford fez um estudo interessante , com o qual buscou descobrir quais habilidades costumam estar associadas ao alcance de metas e, consequentemente, ao sucesso.

A ideia fundamental do estudo de Mischel era ser capaz de isolar as técnicas básicas para treiná-las e fortalecer desde a infância. Para tanto, elaborou o seguinte experimento:

• Ele sentou um grupo de crianças de 4 anos em uma mesa em frente a uma caixa de doces. Os psicólogos avisaram os mais pequenos que, se esperassem 20 minutos, um adulto lhes traria uma recompensa muito maior.
  • Apenas uma em cada três crianças conseguiu resistir . Graças a isso, foi possível ver queas mesmas crianças que puderam resistir foram os alunos mais bem-sucedidos no nível escolar.
  • Aspectos como potencial de sucesso, tolerância para frustração , o controle emocional, a motivação e a capacidade de não ceder ao 'impulso imediato' determinaram o sucesso dessas crianças. São fatores que podem ser definidos igualmente em relação à idade adulta.
As coisas boas vêm quando você menos espera

Diz-se que as coisas boas acontecem quando menos esperamos e isso é certo

leão com borboleta

Coisas bonitas requerem comprometimento, dedicação e paixão

'O que vem fácil, vai embora facilmente' . Temos certeza de que você já ouviu essa frase antes. Às vezes, quando conhecemos alguém que busca apenas uma satisfação momentânea, o fato mais frequente é que se estabeleça uma relação tão frágil, egoísta e desinteressada que nos magoamos e desanimamos.

O que realmente vale a pena requer esforço, coragem e comprometimento . Devemos trilhar nosso caminho com amor próprio e esperança, para que essa expectativa termine com o alcance de seu objetivo: felicidade .

Se as coisas boas demoram a chegar, não devemos perder a esperança: o mesmo processo de luta diária pode, sem dúvida, enriquecer-nos por meio de novos papéis e habilidades de nós mesmos que iremos descobrir.

mão-com-folhas

eu sei é o mesmo processo de espera que deve se adaptar às habilidades Novo , para abordar seu desenvolvimento e atingir nosso objetivo,é importante refletir sobre os seguintes pontos:

• A necessidade de 'solidificar' o amor próprio. No início deste artigo, mencionamos a expressão companhia líquida , cunhado por Bauman. Se você sente que existe essa mesma fragilidade em seus relacionamentos, lembre-se de que somente com boa auto-estima você vai enfrentar o individualismo feroz que às vezes nos cerca.
  • Você não apenas 'se conecta' com a sua realidade, você tem que se 'relacionar' com ela . Não sejam agentes passivos, a sua realidade acontece a cada momento e nela se abrem múltiplas oportunidades. Não basta conectar-se para encontrar satisfação pontual e passageira, é preciso comprometer e investir tempo, esforço e esperança.
  • A importância da liberdade e da segurança. Você é livre para escolher o caminho que deseja seguir, ninguém tem que decidir por você . Você nem mesmo é obrigado a receber reconhecimento de outras pessoas para saber o quanto você vale. Boas coisas virão se você avançar com confiança, conhecendo seus valores, limitações e virtudes.
  • Aprenda a aceitar a incerteza. Indicamos a você a necessidade de suportar a frustração e saber administrar a recompensa imediata, também é necessário compreender quea própria vida é incerteza. Ninguém pode prever o que acontecerá amanhã ou se nossos projetos terão sucesso.

Sempre será melhor fazer previsões sem exagerar, aceitando que não temos controle absoluto sobre tudo ao nosso redor. Aceitar a incerteza não significa desistir, mas focar no que podemos realmente mudar dentro de nossa sala para manobrar para conseguir o que queremos.

Não se canse de esperar, tudo que vale a pena requer paciência, esperança e atitude combativa.

mulher com borboletas no rosto O poder da mudança está dentro de você

O poder da mudança está dentro de você

Às vezes, o caminho de vida que percorremos não é o mais positivo. Sentimo-nos frustrados, desanimados, nada está certo e não sabemos como fazer mudar.