As melhores citações de Goethe

A literatura alemã preservou frases memoráveis ​​e entre elas encontramos, sem dúvida, as máximas de Goethe. Este importante homem de letras não era apenas escritor, mas também poeta, dramaturgo e cientista. Seus conhecimentos iam da medicina à teologia, passando da física à poesia. Vamos descobrir juntos as melhores citações de Goethe.

Sua obra-prima é Fausto mas igualmente importante foi o romance epistolar polêmico As dores do jovem Werther . O sucesso deste trabalho foi tal que desencadeou uma onda de suicídios, daí a expressão Efeito Werther .

Werther - litografia

As melhores citações de Goethe

Se você quer viver feliz, não se preocupe com o passado

De acordo com Goethe, devemos deixar o passado para trás. Não basta não pensar nisso, devemos também agir de acordo com esta filosofia de vida. Ele próprio foi vítima de uma profunda depressão após a Revolução Francesa. Ele olhou com desconfiança para a violenta convulsão social e acima de tudo estava angustiado com o derramamento de sangue desnecessário para alcançá-la.

Fique atolado em passado é fonte de problemas e nos impede de desfrutar a felicidade do presente. Mais tempos cinzentos também podem vir, mas entretanto, agradecemos o que temos .

Todo mundo quer ser alguém; ninguém quer crescer

Cada um de nós gostaria de ser admirado e ser reconhecido pelos outros, mas poucas pessoas se preocupam com a autorreflexão. Quando a fama e o dinheiro chegam, muitos param de se aperfeiçoar e crescer. Eles estagnam e esquecem o crescimento pessoal, presos sob o peso da vaidade.

Se nos preocupássemos mais em crescer e menos em chegar lá, o mundo provavelmente seria um lugar melhor. Abandonar nosso potencial nos braços do conformismo é um grave erro.

O talento se alimenta melhor na solidão; personagem é formado nas tempestades do mundo

É significativo que esta máxima foi escrita por um dos principais expoentes da tempestade e estresse . Goethe tinha um caráter impetuoso, criativo, curioso e inquieto e a isso devemos parte de seu sucesso. Ao mesmo tempo, ele acreditava que a solidão e os momentos de isolamento eram indispensáveis ​​para o trabalho intelectual.

Para amadurecer intelectualmente, precisamos de tempo de qualidade para nos dedicarmos a nós mesmos e do equilíbrio certo entre atividade e estase. Sem ele, os melhores resultados não podem ser alcançados.

Goethe na Campagna romana-Wilhelm Tischbein

Se você tratar uma pessoa como ela é, ela permanecerá quem é, mas se você a tratar como se fosse quem deveria ser, ela se tornará quem deveria e poderia ser.

Entre as melhores citações de Goethe, lembramos esta que retoma o mito de Pigmalião e Galateia. No mito contado por Ovídio, Pigmalião, rei de Chipre, esculpe sua mulher ideal em mármore, apaixonando-se perdidamente por ela. A deusa Afrodite, protetora da ilha de Chipre, fica com pena dela e responde às orações de Pigmalião, transformando a estátua em mulher de carne e osso.

Este mito estabelece a base psicológica para o famoso Efeito pigmalião : se você tratar um indivíduo como um fracasso, por melhor que ele seja em seu trabalho, ele acabará fracassando. Se, ao contrário, você o encorajar e convencer de que ele pode fazer isso, todas as suas ações o levarão ao sucesso.

Um grande erro: acreditar em si mesmo mais do que você e se estimar menos do que aquilo que você vale

Mais uma vez, o escritor alemão acerta o alvo. Muitos pensam que são melhores do que outros, mas mais cedo ou mais tarde chega o momento da verdade. Aprender a nos amamos é importante, mas não devemos cair na arrogância.

As pessoas talentosas mais respeitadas e admiradas são geralmente humildes e não precisam de aprovação contínua. Quem tenta impressionar com decepção, exagero ou sempre elogiar a si mesmo, no final, não merece nem um mínimo de nossa inveja.

Isabel Allende: 5 frases inesquecíveis

As frases de Isabel Allende são cheias de paixão e compromisso, tal como os seus romances, como ela própria. Eles são um convite ao autoaperfeiçoamento, amor e resistência feroz