Falta de sono e ansiedade são prejudiciais à saúde

A falta de sono e a ansiedade estão relacionadas. Se dormirmos menos horas por dia, podemos desenvolver estados psicológicos de exaustão crônica severa, nos quais podem ocorrer distúrbios psicológicos, incluindo depressão.

Falta de sono e ansiedade são prejudiciais à saúde

De acordo com estudos recentes, a falta de sono e a ansiedade têm uma relação significativa. Não estamos falando apenas da insônia em si, mas também de dormir menos a cada dia, de um despertar constante, de acordar com a sensação de não ter descansado. Se esse estado se manifestar de forma perene, significa que nossa saúde será afetada.



A neurociência faz um grande progresso ao nos fornecer informações interessantes e valiosas. Por exemplo, recentemente foi demonstrado que descansar por menos de meia hora ajuda o cérebro a melhorar a memória de curto e longo prazo. Além disso, sabemos que o sono é essencial para eliminar toxinas e outros resíduos do tecido neural.



Os seres humanos, como a maioria dos animais, precisam dormir. Deixar de fazer isso corretamente coloca em risco sua saúde e bem-estar. Portanto, vários experimentos sobre a privação do sono mostraram quais são os riscos. Também foi demonstrado que dormir menos de seis horas aumenta o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas.

Segundo Sófocles, o sono é o único remédio emocional para tudo e ele certamente não se enganou com esse pensamento. Às vezes, negligenciamos sua importância e significado completamente. Dormir todos os dias por pelo menos 7 ou 8 horas nos faz ganhar saúde física e acima de tudo psicológica . Falta de sono e ansiedade na verdade, eles estão intimamente relacionados.



'Dormir não é uma arte pequena: enquanto isso, para dormir, é preciso ficar acordado o dia todo.'

como luchar contra la culpa

-Friedrich Nietzsche-



Cérebro iluminado

Falta de sono e ansiedade: uma relação importante

A relação entre falta de sono e ansiedade tem sido fonte de numerosos estudos nos últimos anos. Na conferência anual da Society for Neuroscience em San Diego, Califórnia, este tópico foi discutido na frente da comunidade de especialistas. Um dos principais especialistas na área, o Dr. Clifford Saper, membro da Sleep Research Society, explicou o seguinte.

Quando falamos sobre falta de sono, muitas vezes temos ideias erradas a respeito. Falta de sono não é insônia . Não é um mês sem dormir. Na realidade, é algo tão delicado e ao mesmo tempo comum que muitas vezes não lhe damos a devida importância.

A falta de sono significa cada vez menos sono. Significa ir para a cama à meia-noite e acordar às duas da manhã. Adormecer às três e acordar às cinco porque já não é possível adormecer. Também significa dormir cinco ou seis horas por dia e dizer a nós mesmos que isso é 'normal'.

O que prejudica seriamente a nossa saúde é não entrar no fase REM de dormir (Movimento rápido dos olhos), durante o qual o corpo descansa profundamente enquanto o cérebro está mais ativo do que nunca na realização de atividades indispensáveis.

Falta de dormir

Falta de sonho e amígdala

Vamos imaginar que dormimos em média cinco horas por dois ou três meses. Muitas vezes acordamos cansados, porém, somos capazes de realizar nossas atividades e deveres normalmente. Também dizemos a nós mesmos que, quando atingimos uma certa idade, o corpo muda e precisamos dormir menos.

Podemos nos convencer disso, mas nosso cérebro não concorda em tudo; o certo é que não desfrutamos de um descanso repousante. Nem sempre completamos todos os ciclos de sono REM e isso significa não encerrar processos que são importantes para a saúde do nosso cérebro.

A falta de sono e a ansiedade estão ligadas porque há uma estrutura que começa a ser ativada em excesso: a amígdala. A amígdala é a região do cérebro que é ativada quando detecta um risco. Ele libera uma série de hormônios que nos ativam para escapar de uma ameaça hipotética.

Para a amígdala, a falta de sono é uma ameaça. É um perigo que contrasta com o omeostasi cerebral, o equilíbrio orgânico essencial para o nosso bem-estar. A ativação da amígdala nos leva desesperadamente a um estado de ansiedade.

Distúrbios do sono afetam a saúde

A relação entre falta de sono e ansiedade às vezes pode ser um verdadeiro ciclo vicioso. Dormimos menos e ficamos mais ansiosos. Ao mesmo tempo, a mesma ansiedade intensifica o aparecimento do distúrbios do sono . E como se não bastasse, estudos como o realizado pela Universidade de Adelaide, na Austrália, mostram mais.

Problemas de sono não só aumentam o risco de sentir ansiedade, mas eles também representam um fator de risco para depressão. No entanto, o Dr. Eti Ben-Simon, Ph.D. da Universidade da Califórnia, Centro de Berkeley para o Estudo do Sono Humano, tem alguns pensamentos positivos sobre isso.

Recuerdo quien ya no esta

Existem terapias do sono muito eficazes. Quando o sujeito consegue melhorar seu descanso noturno, o bem-estar psicológico melhora em poucas semanas. Os processos cognitivos melhoram e o humor é bastante otimizado.

Métodos para tratar a falta de sono e ansiedade

Os especialistas em higiene do sono recomendam o uso de duas estratégias. Por outro lado, precisamos melhorar nossos hábitos de sono. Por outro lado, é essencial aprender técnicas adequadas para melhor administrá-lo estresse e ansiedade.

Vamos começar com um exame médico a fim de descartar outros problemas médicos que afetam os distúrbios noturnos do sono.

Então devemos consulte um especialista em terapia do sono. Hoje existem programas muito eficazes que não envolvem o consumo de drogas e que oferecem ao paciente um programa individual para melhorar seu descanso.

Além disso, vamos acompanhar nossos horários indo sempre para a cama no mesmo horário e seguindo os mesmos rituais. Em outras palavras, cuidaremos da nossa higiene do sono (nutrição, atividade física, ambiente para dormir ...).

Outras estratégias adequadas são, por exemplo, treinamento na intenção paradoxal e a biofeedback . Essas técnicas nos ajudam a entender o que fazer em caso de despertares noturnos.

Concluindo, considerando que existe uma relação clara entre falta de sono e ansiedade (inclusive depressão), é interessante cuidar do seu estilo de vida. Depois de tudo, mesmo que ninguém morra durante a noite por não dormir, a falta de sono tira um pouco da vida de cada vez, reduzindo nossa saúde sem que percebamos.

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Bibliografia