Meditação: quando o cérebro encontra paz

Meditação: quando o cérebro encontra paz

Recorrer à meditação para relaxar e se livrar do estresse é uma prática cada vez mais comum com múltiplos benefícios para a saúde mental. No entanto, a meditação consciente é aquela que vem obtendo cada vez mais sucesso, pois seus efeitos positivos vão muito além da eliminação do estresse. .

A meditação consciente parece ser de grande ajuda não só na solução de problemas psicológicos, mas também físicos, como hipertensão, dor crônica, distúrbios do sono, ansiedade e depressão . Esta prática também demonstrou estimular a função imunológica e ajudar a combater a fome ansiosa .



Além de todos esses benefícios, a meditação, especialmente a atenção plena ou plena, ajuda a melhorar a função cerebral.



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Estudos científicos sobre meditação e função cerebral

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia revelou que um dos efeitos da meditação é o aumento na conectividade do cérebro . Os pesquisadores compararam a atividade cerebral de alguns voluntários após um programa de redução do estresse de oito semanas baseado na atenção total ou plena atenção com a de outros voluntários que não haviam se submetido a esse tipo de prática.



Imagens de ressonância magnética revelaram conexões mais fortes em diferentes áreas do cérebro, especialmente aquelas relacionadas à atenção e processamento auditivo e visual .

Cérebro

Em um estudo subsequente no Massachusetts General Hospital, os pesquisadores usaram a ressonância magnética para documentar as mudanças na massa cinzenta do cérebro antes e depois da meditação. Os estudiosos descobriram que a meditação pode literalmente mudar o cérebro , fazendo-o crescer significativamente e melhorando todas as suas funções ao mesmo tempo .

Os pesquisadores explicam que encontraram diferenças no volume do cérebro após oito semanas de meditação em cinco regiões diferentes do cérebro dos voluntários que estavam envolvidos no estudo. O grupo que realizou a prática de meditação teve um cérebro dilatado em quatro áreas .



A principal diferença diz respeito ao córtex cingulado anterior, a área do cérebro que governa o pensamento e as emoções, e a auto-importância. Diferenças também foram encontradas no hipocampo esquerdo, que lida com aprendizagem, cognição, memória e equilíbrio emocional .

O córtex temporoparietal, associado à perspectiva, empatia e compaixão, também aumentou.

Finalmente, mudanças também foram encontradas na ponte Varolio (ou simplesmente ponte), uma área na base do cérebro onde uma grande quantidade de neurotransmissores reguladores é produzida.

Até mesmo a amígdala (a parte do cérebro de onde se originam as reações relacionadas à luta ou fuga e que governa o ânsia , medo e estresse) sofreu variações .

Essa área do cérebro encolheu em pacientes que passaram por práticas de redução do estresse baseadas na atenção total, um tipo de meditação consciente. A mudança na amígdala também levou a uma diminuição significativa nos níveis de estresse.

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Meditação e mudanças genéticas

No momento, os cientistas podem apenas especular sobre a relação entre as mudanças no cérebro e os benefícios para a saúde associados à meditação consciente. No entanto, essas pesquisas comprovam que as práticas de meditação podem alterar o corpo significativamente, mesmo no nível genético .

Nesse sentido, estamos estudando a resposta de relaxamento desencadeada pela meditação (ou outras práticas, como mindfulness ou ioga) e como o estado de relaxamento pode transformar um conjunto de genes em pessoas que os praticam regularmente. Os genes podem estar associados à forma como o corpo controla os radicais livres, processos de inflamação e morte celular.