Método Marie Kondo: ordenar a vida ordenando a casa

De acordo com o método de Marie Kondo, colocar a casa em ordem ajuda a colocar a vida em ordem. A desordem dos objetos é o reflexo de um certo caos interno. Ao mesmo tempo, esse labirinto externo gera uma sensação de desconforto. Ambos os aspectos estão fortemente relacionados entre si.

Marie Kondo, japonesa, é autora do livro 'O poder mágico de arrumar' . Ela se tornou uma verdadeira guru no assunto e em 2015 apareceu no Vezes entre as 100 pessoas mais influentes do mundo. Seus livros e vídeos estão entre os mais consultados.

Com a aproximação do início do ano, muitos começam a procurar a melhor maneira de arrumar nossa casa e nossa vida . É uma fase favorável para a aplicação do método Marie Kondo. Vamos ver em que consiste.

'A liberdade não é uma filha, mas uma mãe da ordem.'

-Pierre Joseph Proudhon-

O método Marie Kondo e o efeito bumerangue

Um dos conceitos importantes do método Marie Kondo é o efeito bumerangue . Ele começa a se manifestar quando as pessoas desejam classificar um espaço e selecionar tudo o que não usam. Muitas vezes, eles até fazem isso de maneira ordeira.

el sistema nervioso autónomo, en situaciones estresantes, no conduce a

Gavetas classificadas

Mais tarde, porém, eles procuram um canto para guardar tudo . Desta forma, armários, gavetas e qualquer espaço acabam sendo preenchidos com objetos não utilizados. Muitos também decidem que chegou a hora de comprar mais móveis para guardar os itens excedentes.

Eventualmente, os vários espaços ficam saturados. No método Marie Kondo, colocar em ordem não é sinônimo de acumular . Quando você opta pelo último, a desordem começa novamente. Uma vez que os espaços para guardar as coisas estão ocupados, a pessoa novamente espalha tudo em diferentes áreas da casa. É o efeito bumerangue.

Aprenda a jogar fora o que você não precisa

A maioria das pessoas não consegue jogar coisas fora. No entanto, o segredo da ordem está precisamente nisso. Marie Kondo relata isso para nós. Devemos aprender a jogar sem sentir compaixão. Este 'jogar' também implica 'doar' .

carta a una madre para agradecerle

Marie Kondo arrumando

De acordo com Marie Kondo, devemos manter apenas os objetos que nos fazem feliz . Cada objeto adquire um significado emocional. Alguns são viscerais. Outros, porém, são indiferentes a nós. Este último não deve ficar dentro de casa, pois sua única função é obstruir.

Se tivermos que pensar muito se devemos ou não jogar algo, a resposta é uma só: vamos jogar no lixo. Não temos dúvidas sobre os objetos que nos fazem felizes. Se surge a incerteza, é porque não estamos particularmente interessados ​​naquele objeto. O que atua nesses casos é a dificuldade neurótica de se livrar das coisas.

Antes de lançar um objeto, no entanto, você deve agradecê-lo pelo serviço prestado e despedir-se . Parece bobo, mas Marie Kondo diz que é um ótimo antídoto para os sentimentos de culpa que muitas vezes surgem quando você joga algo fora.

As etapas do método Marie Kondo

O método Marie Kondo compreende nove etapas. Cada um deles deve ser totalmente concluído antes de passar para o próximo. Kondo e seus seguidores garantem que realmente funcione. Requer apenas uma pequena decisão. As etapas a seguir são:

• Descartar . Jogando fora tudo o que nos deixa infelizes ou que realmente não importa para nós.
  • Ficar sozinho aquele que traz alegria para nossa vida.
  • Classificar por categorias , não por zona. Isso significa decidir colocar tudo em ordem roupas e não o quarto, por exemplo.
  • Sempre comece com roupas . Eles são mais fáceis de jogar fora porque sabemos o que vestimos e o que não vestimos.
  • Organize todas as roupas possíveis verticalmente . Forme pequenos retângulos com as roupas e pendure-os. O resultado final é uma espécie de biblioteca de roupas.
  • Não adie . O ideal é começar e terminar em cada categoria. Não atrase.
  • Dê valor a objetos que são preservados . Se eles não têm significado, não faz sentido mantê-los casa .
  • Fazendo as tarefas domésticas sozinho . Outros o dissuadirão de se livrar do que você tem que jogar fora.
  • Não compre móveis novos para armazenar itens. Você só precisa comprá-los se não tiver o suficiente. Caso contrário, os móveis que você já possui são mais que suficientes.

Aqueles que o aplicaram dizem que o método Marie Kondo é de grande ajuda, especialmente para o nostálgico e acumuladores compulsivos não patológicos. Se você está pensando em colocar tudo em ordem já no início do novo ano, considere este método.

Marie Kondo com uma gaveta Reorganizando ideias, reorganizando guarda-roupas

Reorganizando ideias, reorganizando guarda-roupas

Arrumar um quarto ou armário também é arrumar ideias, porque nosso subconsciente processa as memórias relacionadas a esses objetos ou roupas.