Neurociência da felicidade: cérebro e emoções positivas

Quando falamos em neurociência da felicidade, queremos dizer a capacidade de alcançar esta dimensão por meio de um uso positivo do cérebro

Neurociência da felicidade: cérebro e emoções positivas

Nos últimos anos, vários estudos surgiram relacionados à chamada neurociência da felicidade. Por relativamente poucos anos, neurocientistas e psicólogos começaram a estudar os estados mentais associados aos componentes da felicidade. E considerar sua relação com o bem-estar.



Durante anos, a pesquisa mostrou que nossas experiências ao longo do tempo remodelam o cérebro e podem mudar o sistema nervoso. Isso, é claro, se aplica tanto positiva quanto negativamente. Atualmente, pesquisadores da área de neurociência da felicidade eles estão se concentrando em aproveitar essa plasticidade mental para cultivar e manter emoções positivas.



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Emoções positivas, a chave para o bem-estar psicológico

A capacidade de manter uma emoção positiva é um componente-chave de Bem-estar psicológico. Os benefícios das emoções positivas estão bem documentados. Por exemplo, foi demonstrado que as emoções positivas melhoram a saúde física, alimentam a confiança e a compaixão e compensam e / ou aliviam os sintomas depressivos.



Também foi descoberto que eles ajudam a curar o estresse e podem até mesmo combater os efeitos do humor negativo. Além disso, as emoções positivas promovem uma melhor conexão social.

A incapacidade de mantê-los ao longo do tempo é uma marca registrada de depressão e outras psicopatologias. Os mecanismos que suportam a capacidade de sustentar respostas emocionais positivas foram compreendidos apenas recentemente.

Menina sorrindo em um campo de margaridas

Um estudo publicado no Journal of Neuroscience em julho de 2015 descobri que a ativação prolongada de uma área do cérebro chamada estriado ventral está diretamente relacionado com a manutenção de emoções e recompensas positivas .



A boa notícia é que podemos controlar a ativação do estriado ventral. O que significa que desfrutar das emoções mais positivas está em nossas mãos.

A neurociência da felicidade

De acordo com este estudo, pessoas com níveis de atividade mais elevados no estriado ventral desfrutam de maior bem-estar psicológico e têm baixos níveis de cortisol , o chamado hormônio do estresse.

Graças à pesquisa anterior ao estudo em questão, descobriu-se que desfrutar de momentos positivos, como um belo pôr do sol, pode melhorar o bem-estar. Para este novo estudo, os pesquisadores procuraram identificar como e por que algumas pessoas são capazes de manter vivos esses sentimentos positivos.

Ter identificado uma área específica do cérebro ligada à manutenção de emoções positivas nos leva a falar de uma 'troca' de emoções positivas. Em outras palavras, seria possível ativar essa região de forma consciente.

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Os pesquisadores estudaram a neurociência da felicidade aplicando-a ao mundo real por meio de dois experimentos . O primeiro consistia em imagens de ressonância magnética funcional de respostas de recompensa. O segundo em uma amostra de experiência que mede as respostas emocionais com base na recompensa obtida.

Examinar essas dinâmicas pode facilitar a compreensão das associações comportamentais subjacentes Emoções positivas e negativo. A esse respeito, deve-se destacar que, segundo os autores, é importante considerar não apenas a emoção sentida, mas também o tempo em que ela é mantida.

O mecanismo exato que permite prolongar ou não um determinado estado de espírito ainda permanece um mistério . Os resultados obtidos, no entanto, sugerem que a duração da atividade em circuitos cerebrais específicos, mesmo em períodos relativamente curtos, pode prever a persistência de emoções positivas mesmo minutos e horas depois.

Garota feliz sob o sol

Ativação do estriado ventral

Os resultados do estudo garantem um melhor entendimento de como alguns transtornos mentais, como a depressão, se manifestam no cérebro. O experimento também explica por que algumas pessoas são mais cínicas do que outras, porque algumas tendem a ver o copo sempre meio cheio em vez de meio vazio.

Práticas como gentileza e compaixão para com os outros mostraram aumentar a duração das emoções positivas.

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Por outro lado, as inovações metodológicas apresentadas neste estudo podem ser aplicadas para determinar se o impacto de formas simples de meditação pode aumentar as emoções positivas do mundo real. Bem como a ativação prolongada do estriado ventral através da tecnologia de neuroimagem funcional.

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