Nem todas as coisas ruins que acontecem conosco são terríveis

A vida muitas vezes envolve contratempos repentinos, momentos em que é difícil se levantar e voltar à rotina normal pelos mesmos motivos de antes. A demissão do trabalho, o desaparecimento de um familiar, a infidelidade do companheiro ... todos estes adversidade essas são obviamente circunstâncias negativas que nenhum de nós jamais gostaria de experimentar. Mas é precisamente aqui que chegamos ao cerne da questão a que se refere o título deste artigo: qualificar um acontecimento como mau não é o mesmo que qualificá-lo como negativo.

Algumas pessoas têm o hábito de fugir dos problemas porque são movidas pelo medo de experimentar a dor emocional que assumiriam.

Quando dizemos a nós mesmos que algo é terrível, plantamos a semente da dor. A interpretação que damos aos acontecimentos é responsável pelo nosso sofrimento ou, pelo contrário, pelo nosso bem-estar. O cérebro não pode distinguir a priori entre o que é negativo, positivo ou neutro. Nós é que temos que decidir e cabe a nós sermos mais ou menos precisos na hora de filtrar essas informações.

Se nos esforçarmos, provavelmente seremos capazes de mudar isso diálogo destrutivo interno e começar a limpar os cacos quebrados. O objetivo é colocar em movimento um processo realista das informações que nossa mente acessa e, dessa forma, poder aceitá-las.

la vida cotidiana

Por que existem poucas situações terríveis?

O ser humano, por natureza, tem muito medo de mudar, de perder a estabilidade. Cada novo movimento que é criado em nossa vida é interpretado como negativo. Ficamos emocionalmente desestabilizados, portanto, e para recuperar essa estabilidade, corremos o risco de ter que recorrer a ações potencialmente prejudiciais a nós mesmos.

É difícil usar o bom senso e ser racional quando o infortúnio nos atinge, mas devemos pelo menos tentar. Amo desarmar, rir para minimizar

Quando pensamos que o que aconteceu conosco é terrível, na verdade dizemos a nós mesmos que é a pior coisa que poderia ter acontecido conosco, o fim do mundo, mesmo que essa afirmação certamente não seja verdadeira. O que quer que estejamos tentando, já tentamos ou vamos tentar, pode ser muito pior do que é. Nada pode ser cem por cento negativo, nem mesmo a morte.

Morrer, adoecer, ficar decepcionado com alguém são fatos normais que a vida reserva para todos pelo simples fato de serem eventos completamente naturais e, portanto, um esforço mental deve ser feito para aceitá-los e não se opor a eles. o dor e as tristezas que esses momentos trazem são processos necessários, que devem ser vividos sem serem batizados de terríveis. Devemos tentar eliminar a palavra 'terrível' e todos os seus sinônimos - horrível, assustador, dramático ... - de nosso vocabulário.

É a sucessão natural de coisas, positivas e negativas, e nada é tão terrível quanto acreditamos.

prueba descubre tu enfermedad mental

Esquecer da perfeição, de como as coisas sempre devem ser, do que deve ou não acontecer é essencial para parar terribilizzare e, portanto, ser capaz de enfrentar a vida mais otimismo e acima de tudo, com maior aceitação. Abraçar as coisas como elas vêm, sem desistir ou nos resignar com elas, é um antídoto muito poderoso para o sofrimento.

Aprenda a dar o peso certo às coisas

Depois de entender que nada é tão ruim quanto às vezes acreditamos, é hora de aprender a chamar as coisas pelo nome verdadeiro. E para fazer isso, uma estratégia muito útil usada em psicologia é a avaliação racional das circunstâncias.

Ao se deparar com um problema vital, pegue um pedaço de papel e uma caneta e desenhe uma linha reta. Na extremidade direita desta linha, que servirá como parâmetro de medição, anote a palavra Maravilhoso , e no lado oposto a palavra Terrível .

el lobo estepario hermann hesse

Como você pode ver, entre o que é maravilhoso e o que é terrível, há uma infinidade de nuances, como acontece em qualquer regra de mediação. Veremos que também pode haver nuances como 'um pouco ruim', 'muito ruim', 'bom', 'muito bom', etc ...

Agora escreva o que aconteceu com você no papel, sem exagerar seu julgamento e avaliação. Você deve tentar ser objetivo, como se fosse um mero espectador do que aconteceu com você.

Por exemplo, se você foi demitido após dez anos de trabalho, você escreverá na folha: despedimento . Não acrescente avaliações subjetivas como: 'depois de tantos anos de luta por eles, me despedem sem um mínimo de consideração'.

O fato objetivo é que você foi demitido. Depois de escrever isso em sua folha de papel, coloque-o em uma das duas pontas da linha. Você provavelmente vai decidir colocá-lo ao extremo Terrível . Subseqüentemente, force-se a pensar em muitas coisas, quer tenham acontecido a você ou a outras pessoas, que podem ser muito piores do que isso. Trata-se de fazer uma avaliação.

frases sobre el amor a la vida

Embora a avaliação muitas vezes nos indique para ficar na defensiva, não devemos ser guiados pelo nosso ego e devemos perceber que sempre há situações piores do que as nossas.

Você tem algo para comer apesar de ter sido despedido? Existem pessoas no mundo agora que, ao contrário de você, nem mesmo têm um prato quente disponível? A resposta a essas perguntas é: sim. Como você avalia o fato de haver alguém que, ao contrário de você, não tem o que comer todos os dias? Se você colocar este fato na categoria Terrível , você será forçado a mover a avaliação anterior de sua demissão: você terá que movê-la de Terrível para Bruto .

E assim por diante, até perceber que sua primeira avaliação foi exagerada. Se você começar a se sentir emocionalmente mais calmo, terá feito o exercício corretamente.

Amo desarmar, rir para minimizar

Adoro desarmar, rir para minimizar: dois ingredientes fundamentais para melhorar o relacionamento com os outros e ser mais feliz em geral