Omega 3: o melhor neuroprotetor

Omega 3: o melhor neuroprotetor

Os ácidos graxos ômega 3 são neuroprotetores poderosos. Eles melhoram nossas funções cognitivas, previnem a depressão e nos protegem do dano oxidativo e da inflamação. É importante saber, porque esses nutrientes essenciais muitas vezes faltam em nossa dieta.

Um fato interessante de saber é que quase 8% do cérebro é composto por esse ácido docosahexaenóico (DHA), que desempenha funções vitais em estruturas neuronais. Além disso, foi demonstrado que o ômega 3 é essencial para o desenvolvimento ideal do feto. Seguir uma dieta rica nesta substância durante a gravidez tem consequências positivas no que diz respeito a inteligência e bom desempenho cognitivo .



A deficiência de ômega 3 durante o desenvolvimento fetal está associada a má maturação cerebral e disfunção neurocognitiva.

Não é à toa que nosso cérebro precisa desse tipo de ácido graxo poliinsaturado. Sabe-se, por exemplo, que o maior 'salto' evolutivo no desenvolvimento do cérebro data de 200 mil anos atrás, quando, como mostram várias descobertas, nossos ancestrais começaram a viver perto de rios ou mares para pescar. Uma dieta rica em peixes, crustáceos e anfíbios fornecia mais energia e nutrientes para otimizar o desenvolvimento do cérebro .



Os especialistas dizem que devemos tomar Omega 3 desde o nascimento e pelo resto de nossas vidas. Avós sábias nunca param de dizer que você precisa comer mais peixe. E eles não estão errados, não há dúvida, mas há uma coisa que talvez eles não saibam.

O nível de poluição dos mares está cada vez mais alto. O peixe azul, antes muito saudável, agora contém excesso de mercúrio e dioxinas . A boa notícia, porém, é que o ômega 3 está presente em muitos outros alimentos, como sementes, nozes e vegetais. Aumentar o consumo desses ingredientes melhorará muito a saúde do cérebro.



Alimentos ricos em ômega 3

Omega 3 mantém o cérebro ágil e forte

Os estudos realizados até agora sobre o impacto do ômega 3 são positivos. Por exemplo, descobriu-se que cobaias que tomam suplementos de ômega 3 apresentam maior plasticidade cerebral, maior nível de sinapses entre as células nervosas e maior conectividade. Outra pesquisa interessante mostra que Os ácidos graxos ômega 3 reduzem os sintomas depressivos e a perda de memória .

Este nutriente era conhecido principalmente por promover uma boa saúde cardiovascular. Como resultado, vários suplementos dietéticos se espalharam no mercado que prometem prevenir doenças como a doença isquêmica do coração. Hoje, os nutricionistas defendem a importância de uma alimentação correta e natural.

A dieta certa traz uma série de benefícios que vale a pena conhecer.



  • Comer uma dieta rica em ômega 3 não é bom apenas para o coração. Foi descoberto, por exemplo, que embora este nutriente não beneficie os pacientes de Alzheimer, ele ajuda os pacientes com deficiência cognitiva leve.
  • Em outras palavras, o Omega 3 tem um efeito neuroprotetor. Não é 'curativo', mas se tomado ao longo da vida permite chegar a uma idade avançada com um cérebro mais ágil e resistente.
Idoso com Alzheimer
  • Omega 3 melhora a memória de curto prazo, a memória verbal, a atenção e a velocidade de processamento de informações.
  • Outro aspecto interessante diz respeito ao estado de espírito. Se o ômega 3 pode reduzir (não curar) os sintomas associados à depressão, isso se deve a um motivo muito específico: esses ácidos graxos facilitam o transporte de serotonina . Não terá o mesmo princípio de ação da fluoxetina (Prozac), mas estabelece os processos químicos e conectivos úteis para melhorar nosso bem-estar.

Curiosidade: relações sociais e nutritivas para um cérebro mais saudável

Ter um cérebro saudável, ágil, com boa memória e sempre receptivo a novas informações depende de muitos fatores. Não basta aprender línguas, tocar um instrumento ou aumentar a quantidade de livros para ler. Uma boa gestão do estresse e relacionamentos sociais satisfatórios e significativos são essenciais .

Então, caros leitores, se vocês já prestam atenção nesses aspectos, só precisam cuidar da alimentação. O estilo de vida que você adota, as safras que produzem frutas, vegetais ou óleo que você compra no supermercado nem sempre são saudáveis. Coma bem requer compromisso, vontade e um pouco de sabedoria .

Não basta, por exemplo, suprir a deficiência de ômega 3 com suplementos comprados na farmácia. O ideal é usar os alimentos de forma direta, melhor ainda se forem provenientes de culturas orgânicas.
Sementes ricas em Omega 3

Vamos agora ver alguns exemplos de ingredientes ricos em Omega 3:

  • Óleo de linhaça;
  • Sementes de chia;
  • Semente de linho;
  • Sementes de abóbora;
  • Óleo de krill;
  • Azeite;
  • Salmão;
  • Ostras;
  • Caranguejo;
  • Sardinha;
  • Bacalhau;
  • Noites;
  • Brócolis ;
  • Espinafre;
  • Tofu.

Em conclusão, lembre-se que uma boa saúde cerebral, uma boa memória e um bom humor não dependem apenas de seus hábitos, seus pensamentos ou pelo raciocínio, mas também pela maneira como você se cuida e pela dieta que segue. Invista um pouco mais em si mesmo para ganhar saúde e bem-estar .

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