Onicofagia: 7 dicas para parar de roer as unhas

Onicofagia: 7 dicas para parar de roer as unhas

Um exame, uma reunião de família, uma consulta, a espera do médico ... todas essas situações têm algo em comum. Em todos eles, a ansiedade, a preocupação ou a timidez podem nos invadir. Essas emoções ou esses pensamentos podem ser externalizados com palavras, com movimentos ou com alguns gestos. As mãos são um importante elemento comunicativo . Com eles nos acariciamos, nos tocamos e nos expressamos. Com eles também manifestamos inquietação, tédio, vontade de encerrar um encontro ou mesmo grosseria.

Na expressão através do uso das mãos, unhas ou xixi pode estar o reflexo de nossas emoções ou pensamentos. Para muitas pessoas, é uma ferramenta para canalizar emoções, embora sem saber. Esta condição é conhecida como roer as unhas. A palavra vem de dois termos gregos: ônix ('Prego') e fago ('comer').

Geralmente, roer as unhas é considerado uma compulsão, ou seja, é feito para gerenciar sentimentos de ansiedade, pensamentos intrusivos e sentimentos de inquietação. Isso danifica seriamente o seu próprio saúde bucal, imagem social e autoestima nos casos mais graves . Apesar das dificuldades, mudar esse hábito não é impossível. Se não é um caso clínico, basta um pouco de vontade, consciência e motivação .



Roer as unhas: um problema não resolvido

A verdade é que a tendência de roer as unhas, ou onicofagia, ainda continua sendo um mistério para o mundo da psicologia, da medicina ou da psiquiatria. Em 2015 no Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry foi publicado um artigo que afirmava que a onicofagia não era um sintoma de nervosismo ou ansiedade como se pensava anteriormente, mas um sinal de perfeccionismo . Esta atividade pode ajudar as pessoas a controlar sua insatisfação ou irritação.

Outros estudos mostram que um terço das pessoas com roer as unhas vivem em um ambiente familiar onde algum outro membro do grupo sofre do mesmo problema. Neste caso, estamos falando de imitação de crianças em famílias em que um pai ou irmão morde as unhas. Outros estudos simplificam a equação e relacionam roer unhas com prazer: roer unhas geraria sensações agradáveis.

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Inizia volotariamente?

Parece um clichê. Will ... diz-se que é uma questão de vontade de parar de fazer algo ou de ir em direção a um objetivo. 'Se você não quiser, significa que você realmente não quer.' Um lugar-comum cheio de confirmações, mas também de negações. Certamente nos fornece uma visão simplista da realidade, mas isso não significa que vontade e motivação são o motor e a força para começar (em qualquer circunstância). Sem eles, nem mesmo seríamos capazes de nos posicionar na casa inicial. No entanto, tome cuidado, porque querer muitas vezes não é poder.

“Se você começar a prometer o que ainda não tem, vai acabar perdendo a vontade de conseguir” - Paulo Coelho -

Will não move montanhas, mas é importante começar. Não importa se erramos, se erramos ou se passamos um verão inteiro sem roer as unhas e retomamos o hábito de voltar ao trabalhos . Todos os finais são novos começos. Se uma fórmula não funcionar, tente outra. Se você não quiser alterar o quê, será necessário alterar o como.

O que fizemos de errado da última vez? Qual foi o erro? Vamos lembrar a sensação de sucesso e começar de novo. Quando tomamos a decisão, escrevemos uma mensagem positiva para nós, algo que tem significado, e colocamos em um lugar visível. Isso nos ajudará quando surgirem tentações.

Seja consciente

Para corrigir erros, nada é tão importante quanto tomar consciência deles. No trabalho, na relação de casal, na comunicação e em qualquer atividade que queiramos aprimorar. Lutar contra roer unhas é uma corrida cross-country. Uma boa maneira de começar é fazer autorregistros para anotar quando roemos as unhas. Onde estamos? O que estamos fazendo?

Gravá-lo nos ajuda a perceber quais atividades ou pessoas cercam essa atitude. As horas, os lugares ... ao dirigir, nos semáforos, no final do dia ... cada momento é importante, pois nos dará uma ideia dos estímulos mais associados à ação em questão.

“Saber o que é certo e não o fazer é covardia”

-Confunção-

Isso prepara o cérebro e o treina para identificar momentos de perigo. Em primeiro lugar, registramos os momentos em que roemos as unhas; quando já dominamos este ponto, marcamos as vezes que carregamos o mãos à boca (sem roer as unhas). No final, o exercício consistirá apenas em perceber quando planejamos fazê-lo. São técnicas para interromper automatismos.

Um pequeno passo

Pequenos passos levam a grandes sucessos. Gols impossíveis são o pior inimigo da motivação . Talvez você tenha um evento ou uma entrevista de emprego e decida não roer as unhas. É paradoxal, porque no momento de maior ansiedade você deixa de lado sua arma para combatê-la. Certamente em algum momento você vai esquecer o objetivo e comer suas unhas, aparecendo assim uma sensação de fracasso e incapacidade.

Isso pressupõe muita pressão para eliminar um hábito como a onicofagia, que provavelmente carregamos há anos. Certamente tem gente que conseguiu imediatamente, tem sempre a pessoa que fala do último cigarro. Mas para quem não funciona?

Tentar não ser muito duro consigo mesmo é ideal quando a tentação mina a sua vontade . Experimente com um dedo ou dois, ou defina uma meta menor, o fim de semana ou o feriados . A soma dos objetivos simples e mais fáceis nos permitirá atingir grandes objetivos. Cada etapa tem seu valor e, assim como devemos registrar a conduta que queremos mudar, é importante registrar os sucessos alcançados.

'Metas só podem ser alcançadas medindo o progresso'

- Guy Kawasaki -

Prepare-se para a tentação

Após identificar as situações, pessoas ou horários do dia em que ocorre a onicofagia, o próximo passo é evitar as tentações. No entanto, não podemos fugir deles ou evitá-los constantemente.

Uma das estratégias é usar nossa mente para lidar com eles. Antecipar a situação e como sair dela sem roer as unhas significa visualizar um momento de sucesso para se fortalecer . Procure pensamentos alternativos para se concentrar e mensagens positivas para se apoiar.

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Outro recurso é o treinamento corporal em termos de respiração e relaxamento para combater situações que o deixam nervoso.

“Quem evita a tentação, evita o pecado”

-Ignacio de Loyola-

Assim como é possível treinar o corpo e a mente, também podemos aprender a 'controlar' o comportamento. Alguns exercícios práticos consistem em levar a mão à boca e pará-la a 5 cm dela resistindo às sensações ou morder um dedo e resistir por 20 segundos. Se for feito com consciência e a título de treino, aos poucos vamos habituando-nos e será mais fácil identificar as sensações que antecedem o acto que queremos evitar, nomeadamente roer unhas.

Procure alternativas (para a boca e para as mãos)

Qualquer pessoa que lutou contra um mau hábito (mais ou menos inofensivo) sabe como é difícil. Além disso, são frequentes os mal-entendidos por parte das pessoas que cercam o indivíduo que deseja abandonar esse hábito, chegando mesmo a dirigir-lhe comentários que aludem à sua fragilidade mental.

Para virar o visualização , vontade ou mentalização não são suficientes. Portanto, encontrar alternativas pode ser uma solução. Não vamos esquecer que uma opção é válida para uma pessoa e não para outra. O importante é lembrar que você pode atuar em dois aspectos: a boca e as mãos.

Diante da necessidade de ter algo na boca para acalmar os nervos, agitação ou tédio, podemos recorrer à goma de mascar, gengibre ou alcaçuz, bala, etc. Desta forma, não há necessidade de ocupar este espaço com a mão.

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Outro ponto em que podemos agir são os dedos. Lavar as mãos com frequência, usar luvas, colocar adesivos ou mesmo aparelhos para dentes invisíveis evitará a ação. No mínimo, pode servir como um lembrete direto do objetivo definido. Também podemos optar por outras distrações, por exemplo, um chaveiro, uma bola, uma caneta, etc. qualquer coisa com que você possa brincar e manter as mãos ocupadas.

Quem busca encontra

É uma tentação ... Chega um momento em que as unhas começam a crescer e surge uma sensação estranha.

Nós involuntariamente tocamos nossos dedos, olhamos para eles ou acariciamos nossas unhas. Outro hábito comum é passar a ponta dos dedos nas unhas ou tentar esfregá-las na roupa. Evitar esses gestos será essencial. Depois de treinarmos nossa atenção para estarmos cientes do que estamos fazendo, será fácil evitar cair em tentação.

Um truque simples é levar sempre consigo uma lima, se houver irregularidades na unha ou se esta partir. Evitaremos assim usar os dentes para 'lixar' as unhas. Se nos descobrirmos realizando essa atividade, podemos resolver “recolhendo” nossas mãos, ou seja, se estivermos em pé, fechamos os punhos e procuramos alguém com quem conversar; se estamos sentados, colocamos as mãos nos bolsos ou embaixo das coxas.

Se estivermos fazendo certo, vamos enfrentá-lo

Neste parágrafo, queremos apontar a dificuldade comum em reconhecer os próprios méritos. Muitas vezes, pela formação recebida ou por medo de dar uma imagem diferente daquela que queremos projetar, deixamos de valorizar os pequenos sucessos que alcançamos. Isso prejudica a construção da imagem. Se alcançamos uma meta, devemos nos recompensar. Isso não nos tornará menos humildes, nem nos acreditaremos superiores aos outros.

Mesmo que as pessoas ao nosso redor as considerem ações de pouca importância, se nos propusemos uma meta e a alcançamos, será positivo aumentar a satisfação que é liberada de sucesso . Vamos nos definir pequenas recompensas se conseguirmos, por exemplo, não roer as unhas por uma semana. Mesmo assim, buscar a cumplicidade de quem nos rodeia certamente pode nos ajudar nesse processo . Ao compreender a situação e ter empatia, eles serão um apoio fundamental.

Por outro lado, se a onicofagia se tornar um problema de saúde, a ponto de causar sangramento, deformação dos dedos ou se estiver associada a um transtorno obsessivo-compulsivo, depressão ou ansiedade crônica, será imprescindível o contato de um especialista que possa aconselhar, orientar e analisar o hábito e todas as suas consequências.