Por que precisamos dormir?

Por que precisamos dormir?

Todos nós precisamos dormir. Há pessoas que precisam de pelo menos 8 horas de sono, outras que, por outro lado, precisam de 4 ou 5 horas para se sentirem descansadas. Em qualquer caso, a coisa certa é que não é possível viver sem dormir . É uma das necessidades básicas do ser humano e, por isso, a privação do sono pode ter efeitos negativos em nosso corpo - até mesmo os morte .

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Nos dias em que não dormimos nem uma hora, o corpo é gravemente afetado. Mesmo quando dormimos apenas duas ou três horas, sentimos os efeitos negativos . O risco é causar problemas relacionados à esfera emocional, física e cognitiva. Além disso, as horas de sono perdidas não são recuperadas; se dormirmos apenas três horas por noite na esperança de recuperar algumas horas de sono com um cochilo à tarde, ainda sentiremos os efeitos da falta de sono. Na verdade, talvez não consigamos dormir nem mesmo durante o cochilo.



Que o sono é absolutamente necessário, está claro. Mas por que? O que acontece com nosso cérebro enquanto dormimos? O que aconteceria se parássemos de dormir? A ciência tentou responder a todas essas questões tentando simular as condições naturais do sono em diferentes laboratórios. Embora ainda haja muito a ser descoberto, aqui estão alguns dos desenvolvimentos nesta área.

O que acontece com o cérebro quando dormimos?

Antes de serem realizados estudos que pudessem esclarecer o que acontece durante o sono, fomos levados a crer que durante as horas de repouso nosso cérebro se 'desconectava', dando origem a uma espécie de repouso em que a atividade neurológica ficava completamente inativa. No entanto, está provado que este não é o caso e que algumas partes do cérebro continuam a funcionar mesmo à noite.



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Durante as diferentes fases do sono, a atividade cerebral muda. A fase REM é aquela em que a atividade cerebral mais intensa é identificada . Atividade que é registrada graças à observação de ondas cerebrais e depois comparada com a oscilação daquelas registradas em uma pessoa acordada. Por outro lado, durante a fase de sono lento, foi constatada a ativação simultânea de grupos de neurônios a cada 4 segundos, demonstrando que, mesmo nessa circunstância, o cérebro permanece operacional.

Também foi descoberto que uma das funções mais importantes do sono é consolidar o Aprendendo . A informação que aprendemos durante o dia são processados ​​enquanto dormimos . Enquanto todas as informações consideradas inúteis e irrelevantes são eliminadas, aquelas consideradas importantes são classificadas e aprimoradas.



Efeitos da privação de sono

Existem poucas pessoas que nunca sofreram de problemas insônia , periodicamente ou com menos frequência. Quando não conseguimos dormir à noite, no dia seguinte somos assaltados por um grande número de sintomas, psicológicos e físicos, que fazem do nosso dia um teste contínuo de sobrevivência. Os principais problemas são:

  • Irritabilidade
  • Fadiga
  • Falta de concentração
  • mau humor
  • Enxaqueca
  • Perda de memória

Esses e outros podem ser os efeitos colaterais de uma noite sem dormir. Mas quanto tempo podemos ficar sem dormir? Quando a insônia pode se tornar perigosa? O recorde é detido por um certo Randy Gardner, que, submetido a uma experiência em que teve de ficar acordado o maior tempo possível, estabeleceu o recorde de 264 horas (11 dias).

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Já desde as primeiras horas começou a apresentar mau humor e problemas de concentração. Quatro dias após o início do experimento, surgiram as primeiras alucinações visuais (ele chegou a acreditar que era um jogador de futebol famoso). No entanto, uma vez que o experimento foi concluído, não houve danos permanentes. De acordo com os dados obtidos em experimentos em cobaias e humanos com insônia, o limite máximo seria entre 3 e 4 semanas sem dormir.

Insônia familiar fatal (IFF)

É uma doença genética autossômica dominante e potencialmente perigosa. A doença, hereditária, gerado devido à mutação no cromossomo 20 causa excesso de produção de um determinado prione . Esse acúmulo anormal produz degeneração cerebral que afeta principalmente a parte do cérebro conhecida como tálamo.

A degeneração cerebral causada por esta patologia produz um estado de insônia persistente, bem como memória prejudicada, dificuldades motoras, mioclonia, perda de peso e outros sintomas. Essa dificuldade para dormir pode durar dias e até semanas. Os que sofrem podem ficar acordados por tanto tempo que correm o risco de entrar em coma.

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Isso mesmo, a doença pode complicar-se e levar ao coma. A degeneração do tálamo faz com que a pessoa fique sempre alerta e alerta, tornando inútil qualquer tratamento normalmente utilizado por quem sofre de insônia. Mesmo que seja um doença rara , na Itália, foram identificados casos em duas famílias distintas. Atualmente, não há cura para esse distúrbio.

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A importância de dormir bem

Os especialistas recomendam dormir entre 7 e 8 horas todas as noites. No entanto, o número de horas pode variar de acordo com a idade ou o estado de saúde. Por exemplo, os bebês precisam de muito mais horas de sono, pois estão em um momento crítico de sua desenvolvimento cognitivo e eles precisam consolidar o que aprenderam. As mulheres grávidas também precisam aumentar o número de horas de sono.

O importante não é apenas dormir, mas que o sono seja regenerador. Por esse motivo, é essencial que os 4 estágios do sono não REM e REM sejam satisfatórios. Foi descoberto que durante o estágio 4, o metabolismo e o fluxo sanguíneo do cérebro são reduzidos em 75% em comparação com quando acordado. O motivo disso é a eliminação de radicais livres o que pode danificar o cérebro.

O sono leve é ​​atribuído a funções como economia de energia, recuperação física e neurológica . Por outro lado, ao sono durante a fase REM é atribuída a função de fortalecer o memória .

Como você pode ver, as funções do sono são diferentes e todas extremamente importantes. Dormir bem não só nos faz sentir melhor, mas é uma necessidade real definida pelo nosso relógio biológico.

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