Pilates para iniciantes: 5 exercícios

Pilates para iniciantes: 5 exercícios

No mundo estressante e ultra conectado em que vivemos, o esporte é essencial. Ajuda a relaxar, permite-nos conhecer outras pessoas e produzir adrenalina. Exercícios de Pilates para iniciantes são os mais indicados neste caso, porque dão paz total ao corpo.

Este esporte nasceu no início do século XX graças a Joseph Hubertus Pilates, um treinador alemão. No começo era chamado Crontologia e definido como 'a ciência e a arte do desenvolvimento coordenado do corpo, mente e espírito por meio de movimentos naturais executados sob estrito controle da consciência'. Para este treinador, o uso da mente no controle dos movimentos do corpo foi fundamental. Neste artigo, veremos uma introdução a este esporte com alguns exercícios pilates para iniciantes .



Os múltiplos benefícios que este esporte oferece não são comparáveis ​​aos de ioga , mesmo que no nível físico, eles os superam. O Pilates permite uma coordenação perfeita da respiração, promovendo o relaxamento do corpo e da mente.



Se você nunca fez pilates, não se desespere! Os exercícios de Pilates para iniciantes são muito simples e permitirão que você entre rapidamente neste mundo. Com o treinamento, você perceberá em poucos dias que não pode ficar sem ele. Bem-vindo a esta experiência incrível!

5 exercícios de pilates para iniciantes

A seguir, mostraremos os exercícios mais adequados para iniciantes.



A sega

Este exercício é perfeito para fortalecer a área da cintura. Você deve se sentar no chão (ou em uma esteira) com as pernas e os braços estendidos. Inspire ao girar o tronco, tentando tocar o pé esquerdo com o braço direito. Repita com o braço e perna opostos.

Faça 4 ou 5 repetições e depois descanse. Tente manter as costas retas, sem forçar muito. Se você não tomar cuidado, você pode se machucar!

Mulher fazendo pilates

Exercício de enrolar

O roll up é um dos exercícios mais simples de pilates para iniciantes. Você tem que se sentar no tapete com as pernas estendidas; em seguida, tente tocar seus tornozelos com as mãos. Você deve manter a posição por 10 a 15 segundos antes de relaxar.



Como acontece na posição anterior, tenha cuidado para não se esforçar muito. Se você notar dor ou dilaceração muscular, respire fundo e passe para outra hora.

“A mudança é determinada pelo movimento e o movimento é a cura”.

-Joseph Pilates-

As tesouras

Deite-se no tapete estique as pernas o máximo que puder e, em seguida, forme um ângulo reto. Traga uma das pernas até o peito e abrace-a; repita o movimento com a outra perna. Alterne os dois membros e repita por 10 ou 15 vezes.

Desta forma, você contribuirá para tonificar as pernas, mas também fortalecer a coluna vertebral. Tente fazer isso em uma superfície lisa para evitar lesões na fáscia lombar .

Mulher fazendo exercício de tesoura

Cadeira de balanço ou cadeira de balanço

O rolar é realizado deitando-se sobre uma esteira com as pernas recolhidas ao peito. Balance suavemente como quando você era criança e brincava. Durante este exercício, você precisa ter total controle de sua respiração , inspirando e expirando, pois nos faz sentir melhor.

Isso significa inspirar quando as costas tocarem o chão e expirar quando voltarmos à posição inicial. Podemos fazer este exercício em qualquer lugar; não só no ginásio, mas também em Câmera o nosso, ou no campo ou na praia, são também locais ideais!

Exercício de equilíbrio

Um dos exercícios de pilates para iniciantes que se concentra no equilíbrio. Deite-se de bruços com os braços e as pernas retos. Mantenha as pernas dobradas a 90 graus e, ao mesmo tempo, impulsione a pélvis.

Pilates para iniciantes

A cabeça deve ser fixada ao peito e a respiração deve ocorrer quando o corpo está na posição vertical. Novamente, prestamos atenção aos movimentos das costas e das articulações.

Um dos elementos fundamentais do pilates é respirar ; o elemento distintivo deste esporte. Sem respiração, os exercícios não funcionariam ou funcionariam apenas como exercícios de alongamento.

dormir 3 horas o no dormir

O Pilates é baseado em 7 princípios fundamentais:

  • Precisão.
  • A fluidez dos movimentos.
  • Ao controle.
  • Respiração.
  • Centralização.
  • Alienação.
  • o concentração .

Para obter bons resultados, precisamos ter esses fatores em mente. Se um está faltando, os outros também falham. Por esta razão é altamente recomendável começar a fazer pilates sob o conselho de um especialista , quem saberá como orientá-lo.

Depois de alcançar uma certa independência e entrar no maravilhoso mundo do pilates, você não precisará mais de ajuda externa. Pilates não está sozinho esporte : é um estilo de vida. Suas raízes ancestrais residem na busca pela paz interior, saúde e serenidade.

Dê uma chance a essa disciplina completa e divertida, você verá que só tem a ganhar. Junte-se à grande família de amantes do pilates!

Benefícios psicológicos do pilates

Benefícios psicológicos do pilates

Mesmo que existam esportes para todos os gostos, ultimamente uma disciplina está em voga: nada se compara à intensidade dos benefícios psicológicos do Pilates.


Bibliografia
  • Hernández-García, R., Rodríguez-Díaz, L., Molina-Torres, G., & Torres-Luque, G. (2018). Efeitos de um programa de atividade física com o método Pilates na funcionalidade de gestantes. Estudo piloto. Revista Ibero-americana de Atividade Física e Ciências do Esporte , 7 (2), 40-52.
  • Vaquero-Cristóbal, R., Alacid, F., Esparza-Ros, F., Muyor, J. M., & López-Miñarro, P. Á. (2015). Efeitos de um programa de esteira de Pilates de 16 semanas sobre as variáveis ​​antropométricas e a composição corporal em mulheres adultas ativas após um curto processo de destreinamento. Nutrição Hospitalar , 31 (4), 1738-1747.
  • Vilella, S. B., Zarceño, E. L., & Rosa, M. Á. S. (2017). Saúde psicossocial em trabalhadores que praticam Pilates: um estudo descritivo-comparativo. Cultura, Ciência e Esportes , 12 (34), 27-37.