Provérbios filipinos de grande valor

Os provérbios filipinos são o resultado do multiculturalismo que caracteriza o país. Existem mais de 80 grupos étnicos nas Filipinas, cada um com sua própria língua e cultura.

Provérbios filipinos de grande valor

Os provérbios filipinos são fruto do multiculturalismo que caracteriza a nação . Não podemos esquecer que nas Filipinas existem mais de 80 grupos étnicos, cada um com sua própria língua e cultura. Isso tem favorecido o nascimento de uma cultura nacional variada, na qual, no entanto, também existem elementos comuns.

As Filipinas foram influenciadas por empresas externas muito diferentes, como Espanha, China, Estados Unidos e Malásia. Dessa forma, a diversidade das culturas locais foi somada à contribuição de outras latitudes. A Provérbios filipinos eles refletem totalmente essas influências múltiplas.

'Uma vassoura é resistente quando as cerdas estão bem amarradas.'

-Filipino provérbio-

A família e a mulher como centro de tudo são dois dos grandes valores da sociedade filipina . Este é um elemento comum a todas as subculturas. O respeito pelas tradições e o valor do bem também ocupam um papel de destaque. Abaixo, propomos 5 provérbios que nos aproximam da cultura filipina.

5 belos provérbios filipinos

1. Adaptação

Um dos mais antigos provérbios filipinos diz: ' Se o cobertor for curto, aprenda a enrolar ' Isso significa que temos que nos adaptar às circunstâncias, pois certamente não se adaptarão a nós.

Uma das maiores virtudes da vida é precisamente a capacidade adaptação . Uma vez que nada é feito sob medida para nós, devemos sempre dar algo de nós mesmos para nos adaptarmos à realidade circundante.

Flor entre as rochas

2. Só fumo e nada de assado

Muitos provérbios filipinos e de outras partes do mundo apontam para o fato de que os charlatães estão sempre em busca de visibilidade. A verdade sabedoria ela é discreta e não se pavoneia para ser notada.

É exatamente a isso que este lindo provérbio filipino alude: 'O jarro que não contém nada é o mais barulhento' . Isso significa que muitas vezes o que chama a atenção ou é mais visível nem sempre tem mais valor. A essência é silenciosa, enquanto a aparência é barulhenta. É um convite a não se deixar seduzir pelo canto da sereia.

3. Muitos caminhos levam ao mesmo ponto

Embora nossa sociedade seja obcecada por velocidade, existem processos de vida que exigem Tempo . Não é possível reduzir sua duração, pois cada realidade tem sua dinâmica. Às vezes ficamos desesperados, queremos que tudo aconteça imediatamente. No entanto, vamos esquecer que de uma forma ou de outra, tudo acontece na hora certa.

Labirinto

Um dos provérbios filipinos nos lembra: 'Não importa a duração da procissão, ela ainda terminará na igreja' . Isso significa que às vezes os caminhos são longos, mas se forem direcionados a um ponto específico, eles vão nos levar até lá. É um convite para perseverança .

4. As árvores que dão frutos

Este belo provérbio filipino é uma metáfora magnífica de grande profundidade. ' Subimos com mais frequência na árvore que produz frutos ' É semelhante a um provérbio ocidental que diz: “Só se atira pedras à árvore que dá fruto”. O sentido é praticamente o mesmo.

cómo superar una decepción en la amistad

Esta afirmação nos sugere que as pessoas ou realidades que realmente trazem significado são muitas vezes o objeto de críticas ou assaltos. Geralmente acontece que quem toma a iniciativa ou exibe algo inovador recebe uma pergunta como primeira resposta. Isso também significa que os mais produtivos são também os mais procurados.

5. As cascas amargas

Abundância e escassez geram reações reveladoras. Curiosamente, quando há abundância, as pessoas se tornam mais exigentes e difíceis de agradar. Quando a necessidade prevalece, há uma tendência a reconhecer um valor maior nas coisas simples .

Mãos de um monge

Esse conceito é lembrado por um dos provérbios filipinos. ' Nenhuma casca é amarga para uma pessoa faminta ' Em condições precárias, no caso da fome no sentido simbólico, não há crítica de que ela possa trazer um benefício mínimo. É uma lição de humildade e simplicidade.

Todos esses provérbios filipinos nos mostram como diferentes culturas populares compartilham a mesma maneira valores mais importante. Mesmo as sociedades mais diversas são frequentemente próximas em termos éticos.

Provérbios japoneses para pensar

Os provérbios japoneses são conhecidos em todo o mundo. No Japão, eles são princípios orientadores reais na vida cotidiana