Relação entre ioga e depressão

Relação entre ioga e depressão

A relação entre ioga e depressão pode ser difícil de entender, especialmente considerando que um dos principais sintomas desse transtorno é a apatia em relação a quase todos os tipos de atividades. No entanto, a prática dessa disciplina oferece vários benefícios para aqueles que sofrem de depressão.

Após o diagnóstico desse transtorno, geralmente é prescrita uma combinação de tratamentos psicológicos e medicamentosos. A alta comorbidade com outros transtornos e possíveis efeitos colaterais de alguns medicamentos antidepressivos levaram a um aumento nas terapias complementares, como ioga.



O que é depressão?

A depressão é um transtorno do humor que ocorre com sintomas predominantemente afetivos . Também se caracteriza pela presença de outras alterações cognitivas e somáticas. É, portanto, um transtorno que afeta psíquica e fisicamente, ainda que afete principalmente a esfera emocional.



Mulher com depressão olhando pela janela

Os sintomas da depressão maior, dependendo do nível em que ocorrem, podem ser:

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  • Afetivo : anedonia, irritabilidade, sensação subjetiva de mal-estar, desespero, sensação de inutilidade ou culpa, diminuição do interesse ou prazer na maioria das atividades e pensamentos recorrentes de morte.
  • Cognitivo : diminuição da capacidade de prestar atenção e de tomar decisões.
  • Somático : perda ou ganho de peso sem dieta ou insônia hipersonia , agitação psicomotora ou abrandamento e fadiga ou perda de energia.

O distúrbio pode variar de acordo com a intensidade, a frequência com que os sintomas ocorrem e seu impacto na esfera social, profissional ou familiar do sujeito . A depressão também pode ser temporária ou permanente e causar incapacidade parcial ou total.

Como a depressão afeta nossos cérebros em um nível químico?

Como você pode ver, o organismo de uma pessoa deprimida é alterado em um nível global . Não só se reflete em baixa autoestima ou fadiga crônica, mas também pode levar ao suicídio.

Quimicamente, esta doença grave altera muitos neurotransmissores (células que ajudam os neurônios a se comunicarem):



  • Norepinefrina : é um hormônio que responde ao estresse, ou seja, prepara o corpo para enfrentar uma situação ameaçadora. Estar constantemente em uma atitude de luta causa o enfraquecimento do sistema imunológico, o que aumenta o risco de sofrer de Câncer e que existem perturbações no humor.
  • Dopamina : seu déficit está ligado à apatia, fadiga, alterações de humor e tédio crônico. Também reduz a sensação de satisfação e prazer.
  • Serotonina : sua diminuição neste hormônio pode levar à depressão. Causa desconforto, perda de apetite e insônia, mudanças bruscas de temperatura e comportamento social.

Qual é a relação entre ioga e depressão?

Agora que sabemos como a depressão funciona, apreciaremos melhor os benefícios da ioga em relação a esse distúrbio. A prática dele é muito mais do que exercício físico, pois envolve também o estado mental e espiritual . Na verdade, ele deriva da palavra 'yuj', que em sânscrito significa jugo ou união: a harmonia entre corpo, mente e espírito. Você já entende a relação entre ioga e depressão?

Praticar ioga ajuda-nos a conhecer-nos melhor, a nível mental e corporal . Permite-nos explorar os recantos mais profundos do nosso ser. Tudo isso através do aprendizado de posições (asanas), respiração e mantra (sons e palavras).

“Minha felicidade está dentro de mim, não está fora. Só eu tenho o poder a qualquer momento ”.

-Tantra Yoga-

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Mulher praticando ioga

As pessoas são multidimensionais. Não somos apenas sintomas ou pensamentos, mas o resultado de sua interação. Esta disciplina nos ensina a harmonizar ideias, comportamentos, humores, memória e sistemas corporais. Podemos viver em paz quando essas dimensões se conectam . É por isso que esse equilíbrio orgânico é o ponto de encontro entre ioga e depressão.

Ioga e depressão: os benefícios

Vejamos agora os benefícios da relação entre ioga e depressão.

Em um nível químico, esta prática se origina da Índia estimula a produção de proteínas, substâncias responsáveis ​​pelo reparo neuronal . Aumente o neuroplasticità , ou a capacidade do cérebro de formar e modificar conexões neurais com base nas experiências que vivemos e aprendemos.

A ioga regula os níveis de serotonina e dopamina, aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e libera endorfinas. Tudo isso melhora o humor de forma natural.

Os diferentes 'asanas' fortalecem nosso sistema motor . Aumentam a flexibilidade dos músculos e os tornam mais fortes, o mesmo se aplica aos ligamentos, tendões e bandas .

Praticar ioga promove um estado de relaxamento que nos permite dormir melhor e mais profundamente.

Relação entre ioga e depressão: melhora dos sintomas

Como já dissemos, os sintomas predominantes desse transtorno são de natureza afetiva. A boa notícia é que a ioga pode agir diretamente sobre eles. Diminui sua intensidade e produz um efeito imediato.

  • Promove um estado de relaxamento e tranquilidade : a execução de alguns asana transfere uma agradável sensação de bem-estar ao corpo. Estimula diferentes partes do corpo e ajuda a melhorar o humor.
  • Combate o estresse e a ansiedade : A respiração lenta e profunda destes exercícios ajuda a alcançar a paz mental e emocional. A meditação e a concentração em diferentes partes do corpo permitem reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Isso, por sua vez, reduz a inflamação e fortalece o sistema imunológico.
  • Facilita a conexão com nosso interior : a ioga permite-nos trocar os pensamentos negativos por mais positivos e controlar as emoções mais difíceis e complexas. Desse modo, diminui a irritabilidade, assim como o sentimento de desespero e apatia.
Posição de ioga

Estas são algumas das razões pelas quais a ioga se tornou uma prática verdadeiramente abrangente contra a depressão e outras doenças . Embora, como vimos, haja muitos benefícios, é preciso ter cuidado e não depender apenas da ioga para melhorar ou tratar a depressão. Essa disciplina, de fato, não pode substituir os tratamentos farmacológicos ou psicológicos. O Yoga funciona como um complemento de ambos.

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